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Cartão Fidelidade: como pode ajudar no seu negócio?

Sabia que o Cartão Fidelidade é uma estratégia de marketing para fidelizar os clientes? Esse processo ocorre de forma silenciosa, mas eficiente. Leia o artigo para descobrir como!

Artigo escrito por Isabela Matsura em 29 de Julho de 2022

O cartão fidelidade é um recurso utilizado por empreendedores para conseguir realizar mais vendas e conseguir mais clientes, que se motivam por meio de uma recompensa.

O cartão não tem esse nome à toa, mas tem porque o principal objetivo dele é fidelizar os clientes, não apenas atrair.

Quer saber como ele funciona e como é bom para o seu negócio? Então confira as informações seguir.

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O que é o Cartão Fidelidade

O cartão fidelidade é baseado em um programa de benefícios ligado ao consumo frequente, e vale tanto para a loja física quanto a on-line.

Tem como objetivo influenciar o comportamento de compra, agregar valor ao seu negócio e fidelizar o cliente.

Ao oferecer vantagens aos clientes assíduos, e também a novos clientes, o empreendedor estreita as suas relações com o consumidor e criam uma conexão maior.

Essas vantagens variam de acordo com o tipo do seu negócio e com a imagem que quer passar. Podem ser, por exemplo brindes e descontos na próxima compra.

Cada empresa aproveita o cartão fidelidade oferecendo como prêmio o que comercializam.

A oferta de vantagens é o que mais estimula que os clientes voltem e comprem sempre mais dos produtos.

No entanto, dessa vez, não é só pelo desconto ou brinde que pode receber, mas também pela experiência de compra que nasce do cartão fidelidade.

Imagem de duas mão dadas representando a fidelidade.
O cartão fidelidade tem várias vantagens para o seu negócio.

Vantagens do Cartão Fidelidade para o seu negócio

Sabemos que o cartão fidelidade traz benefícios para o cliente. No geral, os brasileiros gostam de se associar a programas de benefícios por gostarem da sensação de serem recompensados.

Com programas assim, a satisfação do cliente aumenta por ser um “sistema de recompensa”. Isso gera um sentimento de prazer e felicidade ao realizar essa ação.

As compras já tem grande importância emocional, mas quando tem benefícios inclusos, essa ação se torna ainda mais vantajosa e maior sensação positiva.

No entanto, os clientes não são os únicos beneficiados. O cartão fidelidade também resulta em vantagens para os empreendedores que fazem uso do cartão fidelidade. Os benefícios, são:

Fidelização de clientes

Mais importante do que atrair os potenciais clientes para que se tornarem clientes efetivos ao realizar uma compra, é a fidelização deles.

Ela, além de ser mais em conta, também faz com a credibilidade do seu negócio cresça. Além disso, ter clientes fieis mostra que está no caminho certo, pois entre toda concorrência o cliente o escolheu.

Mas, o Cartão Fidelidade não funciona à toa. Ele ativa alguns gatilhos psicológicos, como:

  • Sensação de pertencimento;
  • Sensação de progresso e
  • Sensação de recompensa.

A sensação de pertencimento acontece porque os clientes sentem que se tornaram parte de um grupo, que tem direito à experiências exclusivas um tratamento especial.

Já a de progresso e recompensa, são uma mistura de razão e emoção. O cliente se sente inteligente ao participar de algo que irá lhe trazer algum retorno, e também tem a sensação de que aquilo precisa ser feito e finalizado.

Desse modo, ele se esforça para alcançar a meta que estabeleceu. Consequentemente, rende mais lucro para o empreendimento.

Incentivo ao consumo

De modo indireto, mas efetivo, o cartão fidelidade acaba incentivando que o cliente escolha um determinado estabelecimento no lugar do outro.

O raciocínio funciona de forma que, já que irá gastar, é melhor gastar dinheiro em um comércio que gera algum benefício para ele.

Assim, o lugar que oferece benefícios, avança um lugar no pódio, pois percebem que é melhor se associar com essa marca.

Dessa forma, os clientes acabam por consumir os produtos em maior demanda, o que é bom para a economia do seu negócio.

Ganhar novos clientes

A fidelização de clientes é o que mais estreita a relação entre o consumidor e o empreendedor. Essa relação faz os consumidores sentirem que tem que ser fiéis à sua marca.

Assim, eles passam a compartilhar suas experiências com seus contatos. Dessa forma, eles se tornam influenciadores, e através deles mais interessados no seu produto irão à sua procura.

Muitas empresas também usam esse recurso para fazer propagandas do seu trabalho com mais ênfase.

Isso acontece tanto na loja presencial, por poder mostrar outros produtos e/ou serviços, como nas mídias on e off por ter um motivo que justifique a compra.

Por conta dessas vantagens, o cartão fidelidade serve como uma estratégia de marketing. Isso porque mesmo que o cliente não se interesse naquele momento no produto, a recompensa é o bastante para captar o seu desejo.

Imagem representa pessoa em dúvida de como fazer um cartão fidelidade.
Aprenda a fazer o cartão fidelidade.

Como fazer o Cartão Fidelidade

  1. Estude o perfil do seu público
  2. Crie metas e apresente as regras com clareza
  3. Ofereça recompensas valiosas e relevantes
  4. Elabore um conteúdo de acordo com a imagem do seu negócio
  5. Não esqueça das informações básicas
  6. Invista na divulgação
  7. Mantenha o padrão de entrega

Estude o perfil do seu público

Antes de dar início a qualquer passo, é preciso estudar o perfil do seu público para traçar uma boa estratégia para criar o cartão fidelidade.

Tente perceber quais são os produtos mais comprados, o valor médio das vendas e os principais hábitos de consumo para ser mais fácil esse processo.

O cartão fidelidade não será atrativo se a vantagem for menor que o valor médio das vendas, por exemplo.

Crie metas e apresente as regras com clareza

É importante ter uma marcação que mostre o progresso do cliente, algo que o incentive a fazer mais, seja por estar longe da vantagem ou por estar quase chegando no objetivo.

O cartão fidelidade não tem uma regra exata para todos os cartões criados, mas cada empresa deve decidir a sua. Por isso, é preciso que as regras estejam bem claras para que não hajam erros ou confusões.

Essas regras devem estar escritas no cartão. Podem ser, por exemplo:

  • A cada 5 compras, ganhe um açaí;
  • Complete a tabela e ganha 50% de desconto;
  • Nas compras acima de R$15,00 ganhe um carimbo. Ao final da cartela, ganhe uma T-shirt.

Ofereça recompensas valiosas e relevantes

É preciso lembrar que o cartão de fidelidade não deve ser criado pensando apenas na sua loja, mas no que o cliente quer.

Por isso, é preciso criar as estratégias no cartão com base nas necessidades, problemas e desejos que você percebeu ao analisar o perfil do seu público antes.

A escolha das recompensas deve ser pensada como capricho, pois também serve como forma de divulgação.

Elabore um conteúdo de acordo com a imagem do seu negócio

O visual do cartão fidelidade contribui muito para despertar a razão e a emoção dos seus clientes.

Portanto, organize as suas ideias e estimule a sua criatividade, mas mantenha a identidade do seu negócio para que assim que os clientes vejam, já remetam à sua marca.

Um design irreverente e moderno podem ser boas opções de destacar o seu cartão entre outros. No entanto, não fuja da proposta de um cartão fidelidade, ou corre o risco de não ser funcional.

O conteúdo não precisa conter um longo texto persuasivo, basta ser curto e direto, pois mensagens assim são mais eficientes, principalmente considerando o tamanho do cartão. Lembre-se de não deixar de lado os elementos chamativos.

Imagem representa cartão fidelidade.
Exemplo de Cartão Fidelidade fornecido pelo Canva

Não esqueça das informações básicas

Não existem muitas regras para criar um cartão fidelidade, mas há coisas que podem ajudar a performance do cartão.

Além de ter um tamanho correto (não ser maior do que o tamanho do espaço da carteira, por exemplo), é recomendado que o cartão tenha algumas informações presentes.

Essas informações, são:

  • Dados da empresa: logotipo, telefone, endereço;
  • Espaço para preencher cada vez que uma compra for realizada;
  • As regras para ter a recompensa;
  • Contatos da loja;
  • Prazo de validade do cartão;
  • Condições para fazer o resgate do prêmio;
  • Frases chamativas sobre os benefícios do cartão.

Invista na divulgação

Para o cartão fidelidade ter um alcance e uma performance que chegue ao objetivo desse recurso, uma boa estratégia é investir na divulgação.

Dessa forma, mais clientes podem ser atraídos. Criar uma campanha que agregue a todo o serviço feito é um ponto extra para o estabelecimento.

Mantenha o padrão de entrega

O fato do produto ou serviço da recompensa sair para o cliente mais barato ou de graça, não deve provocar uma queda na quantidade do produto ou qualidade do atendimento.

Se o prêmio não for bom quanto os produtos vendidos, toda a estratégia do cartão fidelidade terá ido por água abaixo.

Por que ter um cartão fidelidade?

De fato, um cartão fidelidade é um recurso e investimento que pode agregar muito em uma empresa e pequenos empreendimentos. Afinal, eles fazem as vendas disparar e geram muito lucro para quem o utiliza.

No entanto, para que isso funcione o cliente deva ver a recompensa prometida como um valor agregado, em que quem sai ganhando é ele. Caso contrário, a estratégia vira armadilha e você sai perdendo.

Portanto, se quer criar um cartão fidelidade para o seu negócio, estude as estratégias antes para que esse recurso seja funcional e traga os benefícios que você almejou.



Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

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