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Desacordo comercial: entenda o conceito e veja quando acontece

Se em algum momento você fez uma compra ou contratou um serviço e ele não foi feito de forma correta, descubra o que é um desacordo comercial e o que fazer!

Artigo escrito por Equipe Mobills
em 03 de Outubro de 2023 3 min de leitura

Você muito provavelmente já teve algum problema com um produto ou serviço adquirido. Podemos chamar esse transtorno de desacordo comercial.

O desacordo comercial acontece quando o consumidor tem problemas em qualquer situação onde ele não recebeu aquilo que lhe foi proposto.

Inclusive, esse desacordo pode ser visto de diversas maneiras – principalmente quando se deseja cancelar uma compra ou resolver um problema para o qual a empresa não oferece solução.

Para entender melhor, continue lendo este artigo!

Entenda o conceito de desacordo comercial

O próprio nome do termo “desacordo comercial” já diz muita coisa e pode ser resumido em algo que foi proposto e não cumprido, seja serviço ou produto.

Em tese, é o cliente realizar uma compra e ter problemas com ela, seja:

  • uma compra não recebida;
  • um produto não entregue;
  • um serviço incompleto;
  • um produto com defeito;
  • um serviço errado ou não feito;
  • um produto ou serviço diferente do anúncio da compra.

Mas, você sabe o que fazer em caso esse problema aconteça?

Passei por um desacordo comercial. E agora?

Quem vivenciou alguma das situações acima e acha que está em um desacordo comercial, deve ficar tranquilo. Há respaldo legal para não se ter prejuízos.

A primeira coisa que a fazer, antes de mais nada, é procurar a empresa ou fornecedor responsável pelo produto ou serviço em desacordo comercial.

Explique a situação e tente resolver o problema de maneira amigável.

É possível fazer isso presencialmente, online ou até mesmo entrando em contato por algum canal de atendimento.

Mas, e se não houver um acordo? 

Você precisa identificar qual foi o meio de pagamento para realizar outras medidas. Entre elas, ação judicial ou um chargeback.

LEIA TAMBÉM: Como evitar compras por impulso? Veja agora!

O que é o chargeback?

O chargeback acontece toda vez que ocorre um desacordo comercial em compras realizadas por cartão de crédito.

O termo chargeback significa, na sua tradução, “estorno” ou “reversão de pagamento”. É nada mais do que a contestação do cliente.

Se você fez uma compra no crédito ou no débito em qualquer local, e houve desacordo comercial, seja online ou não, ocorre o chargeback. 

Vale mencionar que, além do desacordo comercial, o chargeback também pode acontecer em caso de:

  • Fraude;
  • Crédito não processado;
  • Erro de processamento.

Como empresas podem evitar desacordo comercial e chargeback

Para empresas, acontecer um desacordo comercial e, consequentemente um chargeback, não é nada agradável. Por isso, é importantíssimo seguir políticas organizacionais que evitem chegar nesse ponto.

O ideal é prestar sempre um bom atendimento, além de uma boa comunicação.

Essa boa comunicação começa sempre por um bom trabalho de divulgação e informações verídicas. Evite propagandas enganosas ou sensacionalistas.

Além disso, tenha definidas as suas políticas de reembolso e troca, deixando as informações aparentes para acesso do cliente.

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Escrito por Equipe Mobills Redator Web

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