Desacordo comercial: entenda o conceito e veja quando acontece
Se em algum momento você fez uma compra ou contratou um serviço e ele não foi feito de forma correta, descubra o que é um desacordo comercial e o que fazer!

Você muito provavelmente já teve algum problema com um produto ou serviço adquirido. Podemos chamar esse transtorno de desacordo comercial.
O desacordo comercial acontece quando o consumidor tem problemas em qualquer situação onde ele não recebeu aquilo que lhe foi proposto.
Inclusive, esse desacordo pode ser visto de diversas maneiras – principalmente quando se deseja cancelar uma compra ou resolver um problema para o qual a empresa não oferece solução.
Para entender melhor, continue lendo este artigo!
Entenda o conceito de desacordo comercial
O próprio nome do termo “desacordo comercial” já diz muita coisa e pode ser resumido em algo que foi proposto e não cumprido, seja serviço ou produto.
Em tese, é o cliente realizar uma compra e ter problemas com ela, seja:
- uma compra não recebida;
- um produto não entregue;
- um serviço incompleto;
- um produto com defeito;
- um serviço errado ou não feito;
- um produto ou serviço diferente do anúncio da compra.
Mas, você sabe o que fazer em caso esse problema aconteça?
Passei por um desacordo comercial. E agora?
Quem vivenciou alguma das situações acima e acha que está em um desacordo comercial, deve ficar tranquilo. Há respaldo legal para não se ter prejuízos.
A primeira coisa que a fazer, antes de mais nada, é procurar a empresa ou fornecedor responsável pelo produto ou serviço em desacordo comercial.
Explique a situação e tente resolver o problema de maneira amigável.
É possível fazer isso presencialmente, online ou até mesmo entrando em contato por algum canal de atendimento.
Mas, e se não houver um acordo?
Você precisa identificar qual foi o meio de pagamento para realizar outras medidas. Entre elas, ação judicial ou um chargeback.
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O que é o chargeback?
O chargeback acontece toda vez que ocorre um desacordo comercial em compras realizadas por cartão de crédito.
O termo chargeback significa, na sua tradução, “estorno” ou “reversão de pagamento”. É nada mais do que a contestação do cliente.
Se você fez uma compra no crédito ou no débito em qualquer local, e houve desacordo comercial, seja online ou não, ocorre o chargeback.
Vale mencionar que, além do desacordo comercial, o chargeback também pode acontecer em caso de:
- Fraude;
- Crédito não processado;
- Erro de processamento.
Como empresas podem evitar desacordo comercial e chargeback
Para empresas, acontecer um desacordo comercial e, consequentemente um chargeback, não é nada agradável. Por isso, é importantíssimo seguir políticas organizacionais que evitem chegar nesse ponto.
O ideal é prestar sempre um bom atendimento, além de uma boa comunicação.
Essa boa comunicação começa sempre por um bom trabalho de divulgação e informações verídicas. Evite propagandas enganosas ou sensacionalistas.
Além disso, tenha definidas as suas políticas de reembolso e troca, deixando as informações aparentes para acesso do cliente.
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Escrito por Equipe Mobills Redator Web
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