Pode enviar foto de cartão? Conheça os riscos!
As informações de um cartão de crédito podem ser muitos prejudiciais quando caem nas mãos erradas. Confira o artigo para entender os riscos de enviar foto de cartão!
Artigo escrito por Isabela Matsura em 02 de Agosto de 2022
Cartões de crédito e débito são sinônimo de praticidade, e muitos criminosos aproveitam essa praticidade para cometer crimes cibernéticos. Golpes e tentativas de fraude de cartão são muito comuns, e o envio de foto de cartão facilita esse processo.
Deve evitar de todas as formar enviar fotos que contenham dados pela internet, seja redes sociais, e-mail, ou em outras plataformas para qualquer pessoa, por mais confiável que seja.
É preciso ser cuidadoso até mesmo com fotos, para que não vaze nenhum dado do cartão. Essas informações podem ser compartilhadas com outras pessoas e chegar à mão de criminosos, facilitando a sua ação.
Quais riscos existem em enviar foto de cartão?
Tirar foto de cartão e publicar na internet, ou enviar por algum meio, ajuda os criminosos a fraudarem esse cartão, uma vez que os dados estarão registrados na mídia.
As fotos revelam informações do cartão essenciais para a realização de fraudes, clonagem e compras on-line. Por isso, o ideal é que ninguém tenha esses dados além do titular do cartão, de forma digital ou física.
As informações também podem ser compartilhadas se o aparelho onde está for hackeado, furtado ou roubado. Além disso, as pessoas também pode encaminhar mensagem e e-mails. Assim, o titular do cartão estará à mercê de diversos crimes e prejuízos financeiros.
O compartilhamentos de dados pode impactar muito na vida financeira. Os criminosos cibernéticos podem usar as informações para fazer compras exorbitantes e pedir empréstimos em grande quantia, fazendo o usuário entrar em dívidas difíceis de sair.
Dessa forma, é essencial que não deixe que ninguém ter acesso ao seu cartão, e que mantenha-o sempre com você.
Outros cuidados para evitar crimes cibernéticos
- Não entregue o seu cartão à funcionários de loja. Mas, peça sempre que a maquininha seja levada até você;
- Na hora do pagamento, ao realizar uma compra física, cubra o código de segurança e o número do cartão para que outras pessoas não vejam essas informações;
- Não deixe salvo qualquer foto de cartão em nenhum lugar;
- Não registre os dados em qualquer local, principalmente o código de segurança;
- Para compras na internet, use cartão virtual;
- Não salve os dados da sua conta em estabelecimentos virtuais;
- Monitore o uso do seu cartão.
Seguindo esses passos, incluindo não enviar foto de cartão para ninguém em nenhum momento, o seu cartão e as suas finanças pessoais estarão mais seguros em relação a crimes cibernéticos. Tenha muita atenção ao uso de cartões, principalmente de crédito.
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo
Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.