Como funciona o PIX parcelado? Veja quando é bom parcelar!
Parcelar o Pix é mais nova forma de pagamento disponível em alguns bancos. Entenda como funciona essa linha de crédito e quando vale a pena.
Artigo escrito por Jennifer Figueiredo em 07 de Março de 2023
Cerca de 71% da população brasileira utiliza o Pix, de acordo com o Banco Central, devido a sua praticidade e ausência de taxas à vista. Mas, como funciona o Pix parcelado? Entenda neste conteúdo!
Com o avanço do uso desse sistema de pagamentos entre pessoas físicas e empresas, já existem mais de 478 milhões de chaves Pix criados. Mas, desde seu lançamento em novembro de 2020, o BACEN tem lançado melhorias e expandindo as formas de uso do PIX.
Dessa forma, o Pix parcelado é uma dessas novidades disponíveis e que pode ser bom para você. Portanto, entenda o que é esse novo recurso e quando vale a pena parcelar o Pix!
VEJA TAMBÉM: Confira as Melhores Dicas de Educação Financeira!
O que é Pix parcelado?
O Pix parcelado é uma forma de pagamentos em que é possível parcelar um Pix, ou seja, o valor total da transação não sairá da conta do pagador naquele momento. Por outro lado, quem recebe o Pix terá o valor integral da transação, na hora.
Ou seja, o parcelamento do Pix funciona como uma linha de crédito com juros e pagamento dentro do prazo estipulado pela instituição. Mas, apesar de alguns bancos permitirem dividir o Pix, este método ainda não é oficializado pelo Banco Central do Brasil.
Até que a ideia de Pix parcelado surgisse e se popularizasse, algumas instituições permitiam usar parte do limite do cartão de crédito para fazer Pix.
O que é o Pix Garantido?
O Pix garantido é uma iniciativa oficial do BCB que ainda entrará em vigor, onde o usuário poderá agendar pagamentos em Pix independente de ter saldo disponível na conta bancária ou não. Desta forma, a transação tem garantia pela instituição financeira.
Neste sentido, o Pix como pagamento parcelado foi uma antecipação por parte dos bancos em disponibilizar essa linha de crédito aos seus clientes, enquanto a operação está sendo regulamentada pelo BACEN.
Pix parcelado: como funciona?
O Pix parcelado funciona de formas diferentes, porém semelhantes, em cada instituição. Por isso, ao parcelar um Pix o usuário passa pelos seguintes processos:
- Realize uma compra e escolha o Pix parcelado como forma de pagamento;
- Determine em quantas parcelas vai dividir o Pix e data de vencimento (caso seja um parcelamento de Pix no cartão, o vencimento é junto com sua fatura. Mas, se for parcelar de outra forma, a data limite para o pagamento pode mudar);
- A pessoa física ou empresa destinatária receberá o valor total do Pix na hora;
- Depois, você fica responsável por manter o saldo das parcelas disponível na conta, pois será descontado automaticamente na data prevista.
Vale lembrar que nem todas as instituições oferecem o Pix Parcelado. Portanto, verifique a disponibilidade do seu banco.
Contudo, se você tiver o cartão Santander, por exemplo, é possível fazer um PIX parcelado através de uma instituição de pagamento (como o PicPay), pois o Santander ainda não oferece essa função.
VEJA TAMBÉM: Como Cancelar um Pix?
Quem pode fazer parcelamento do Pix?
Atualmente, pode fazer um Pix parcelado pessoas correntistas de uma conta bancária. Afinal, é preciso ser cliente de uma instituição que vai garantir o pagamento das parcelas do Pix.
Além disso, é preciso ter mais de 18 anos, pois o Pix dividido funciona como uma contratação de crédito, portanto só é permitido à maiores de idade ou emancipados.
É importante entender que o parcelamento do Pix compromete uma parte da sua renda nos meses seguintes e requer organização financeira para quitar todas as parcelas dentro do prazo, lembrando que o débito do valor é feito de forma automática.
Portanto, caso não tenha o saldo disponível para efetivar o Pix como pagamento parcelado, você entrará automaticamente no Cheque Especial, onde será cobrados juros e encargos adicionais.
Vale a pena parcelar Pix?
As linhas de crédito como o Pix parcelado estão sujeita à juros e IOF, por isso deve-se verificar o Custo Efetivo Total da operação, antes de fazê-la.
Além disso, a operação também pode passar por uma análise de crédito, para estabelecer as condições de parcelamento do Pix.
Por um lado, o Pix parcelado pode valer a pena quando você não tem um cartão de crédito com limite e precisa dividir o valor da sua compra em parcelas.
Mas, caso você tenha outra alternativa de pagamentos com juros menores, sempre opte pela melhor opção para seu momento.
Dúvidas frequentes sobre o assunto
Qual banco faz Pix parcelado
Atualmente, apenas alguns bancos fazem Pix parcelado com débito na conta. O Santander é uma dessas intuições que disponibilizam a operação, onde é possível parcelar o Pix em até 24 vezes.
Qual o limite do Pix parcelado?
O limite liberado para fazer parcelamento do Pix dependerá de cada banco, após a análise de crédito e se o pagamento for na conta corrente. Já para Pix no cartão de crédito, o limite é o mesmo do cartão.
Qual a data de vencimento do Pix parcelado?
Cada banco oferece condições próprias e data de vencimento do Pix Parcelado. Em alguns casos, é preciso ter o saldo disponível na conta para o débito da despesa no mês seguinte.
Já em outros bancos, é possível pagar só após alguns meses.
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Jennifer Figueiredo Jornalista
Jornalista pela Universidade do Oeste Paulista, Analista de conteúdo e Redatora há 6 anos, apurando e escrevendo sobre educação, produtos e serviços financeiros.
- Redatora Web SEO sobre produtos e serviços financeiros;
- Analista de Conteúdo PL de Cartões de Crédito;
- Graduada em Comunicação Social: Jornalismo pela UNOESTE.