Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
semestral

Entenda agora o que é carro alienado e se é possível vender!

Você sabe o que é e como saber se um carro é alienado? Confira o conteúdo e tire suas dúvidas.

Artigo escrito por Equipe Mobills em 03 de Outubro de 2023

Você já escutou falar no termo carro alienado? Apesar de ser algo comum, muitas pessoas ainda possuem dúvidas ou não sabem o que de fato ele significa.

O termo carro alienado surge quando uma pessoa solicita um empréstimo com garantia ou financiamento do veículo.

É quando você decidi financiar um carro que um veículo torna-se alienado. E vale ressaltar que essa prática não é ilegal.

Ela muitas vezes é realizada como tentativa de fugir dos altos juros dos empréstimos ou de financiamento do banco em questão.

Mas como funciona e quais são as vantagens de ter um carro alienado? Para descobrir continue lendo este artigo!

SAIBA TAMBÉM: Descubra se tem como comprar carro sem dar entrada

O que é carro alienado?

Se você já escutou falar em carro alienado mas não sabe o que ele significa, não tem problema, nós iremos te explicar isso agora.

Quem tem carro alienado significa que o veículo foi dado como garantia em um empréstimo ou que o financiamento dele ainda não foi quitado.

O carro fica alienado porque a instituição financeira é a dona do veículo até que toda a dívida seja paga pelo comprador.

Agora se o veículo está alienado por causa de um empréstimo, isso significa para o banco que você tem condições de pagar o crédito já que está oferecendo o seu carro para isso.

Dessa forma, o risco de ocorrer uma inadimplência é menor. Além disso, você acaba conseguindo condições de pagamentos melhores.

Com isso, você não só consegue condições melhores como também taxas menores e até mesmo um prazo maior para quitar o empréstimo.

VEJA TAMBÉM: Alugar ou comprar carro? Qual a melhor opção?

Como alienar um carro?

Se você está querendo dar o seu carro como garantia para um empréstimo, saiba que já existem diversas instituições financeiras que oferecem esse tipo de crédito.

E para isso, você precisa entrar em contato com o seu banco ou com outra instituição financeira que tenha este tipo de modalidade de empréstimo.

Vale frisar que o principal objetivo dos bancos é facilitar o acesso ao crédito para os clientes. E, também, diminuir os juros pagos por eles.

Além disso, você não precisa ir até um banco para solicitar um empréstimo tendo como garantia o seu veículo. É possível fazer a solicitação pela internet.

VEJA TAMBÉM: Como funciona o consórcio de carros? Saiba o que é e se vale a pena!

Como saber se um carro é alienado?

Sim, é possível você descobrir se o carro que vai comprar é alienado ou não. Mas vale lembrar que isso é válido para veículos semi-novos ou usados.

Caso você vá comprar um carro novo, não precisa se preocupar com isso.

Mas como saber essa informação? Vamos te mostrar o passo a passo abaixo!

  • 1º passo: tenha em mãos a placa do carro e o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), que pode ser encontrado no documento do automóvel;
  • 2º passo: acesse o site do Detran da sua cidade e clique na aba “Veículos”;
  • 3º passo: em seguida vá em “Pesquisar débitos e restrições em veículos”. Nesse espaço você deve inserir o Renavam e a placa.

Pronto, agora você conseguirá checar se o veículo em questão possui dívidas ou não.

Porém, uma informação que você não terá acesso é sobre o valor da dívida e nem o número de parcelas restantes que ainda precisam ser pagas.

LEIA MAIS: Melhor consórcio do Brasil: Conheça as melhores opções

Posso andar com um carro alienado?

Outra pergunta que muitas pessoas fazem é se pode ou não andar pelas ruas com um carro alienado. E a resposta para esta pergunta é que sim, você pode usá-lo sem problemas.

Não há nada que impede que o carro alienado ande pelas ruas, você pode sim e deve usufruir desse bem.



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.

Você também vai gostar

.
.