Quem inventou o dinheiro? Conheça a origem!
Como se deu o surgimento dos meios de troca, ou seja, qual é a origem do dinheiro? Leia o artigo e descubra!
Artigo escrito por Marcos Moraes em 05 de Julho de 2023
O papel-moeda é um facilitador das negociações em uma economia, mas, afinal, quem inventou o dinheiro?
Muitas pessoas já se fizeram essa pergunta, mas nem todos encontraram a resposta sobre a sua origem, que remonta há muitos milênios.
Nesse artigo, conheceremos quem inventou o dinheiro e como se deu esse processo. Então, vamos nessa?
VEJA TAMBÉM: Onde Investir Meu Dinheiro? Melhores Oportunidades!
Quem inventou o dinheiro?
Quem inventou o dinheiro foram os babilônios com a criação dos tabletes de argila que, na prática, eram certificados de posse.
Como não era viável caminhar com sacas pesadas de grãos e alimentos para serem trocadas, os silos de armazenamento emitiam esses tabletes de argila.
Dessa forma, as pessoas passaram a trocar os tabletes de argila ao invés das sacas pesadas, o que facilitou as negociações.
Contudo, os grãos e alimentos apodreciam, então era preciso descobrir outro meio de outro, ou seja, inventar outro tipo de dinheiro que durasse mais tempo.
Além disso, essa mercadoria que seria usada como dinheiro precisaria ser finita e desejada, pois, caso contrário, não teria valor e, por consequência, não funcionaria como meio de troca.
Evolução do dinheiro
Por algum tempo, o sal cumpriu estes requisitos citados acima. Seu valor se dava pelo seguinte: num mundo sem geladeiras, o que fazer para preservar a carne? Salgá-la!
Então, era um produto tão garantido quanto a comida em si. E relativamente raro também, já que o processo de o extrair do mar ou das minas não é simples.
Além de não apodrecer, ele tinha uma bela vantagem sobre os grãos: era fácil de transportar.
Desse modo, era tão natural que assumisse o papel de dinheiro que isso acabou mesmo acontecendo em várias culturas da antiguidade.
Deu tão certo que até hoje seu patrão paga você em sal, pelo menos etimologicamente falando, pois “salário” era a remuneração que legionários romanos recebiam na forma de sal, e a palavra ficou.
Outras formas de dinheiro
Praticamente qualquer coisa que muita gente quisesse e não fosse fácil de obter já foi usada como dinheiro: couro, peixe seco, penas de certas aves, conchas bonitas, pinga, gado.
Com o tempo, um tipo de mercadoria se estabeleceu como o grande veículo universal de troca: o metal.
Primeiro, veio o cobre, depois veio o bronze, e, por fim, a prata e o ouro se tornaram as principais mercadoria utilizadas.
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Marcos Moraes Especialista em Investimentos
Marcos Vitor é consultor financeiro, economista (UFC), analista CNPI (APIMEC), especialista em investimentos (ANBIMA) e acredita no poder da educação financeira para transformar vidas.
- Consultor financeiro
- Economista (UFC)
- Analista CNPI (n° 3772)
- Especialista em Investimentos Anbima (CEA)
- Criptomoedas (NovaDAX)