Se você é supersticioso, sabe que existem alimentos que não podem faltar na ceia de Ano-Novo. O objetivo é trazer boas energias para o ano que está por vir, de acordo com tradições e simpatias.
Afinal, celebrar o ano novo é uma forma de se despedir do que passo e abrir espaço para novas oportunidades, e por ser um momento muito especial, há várias superstições.
Os alimentos com bons significados, podem ser servidos in natura ou em receitas, para a família ou amigos comerem na ceia da virada do ano. Saiba quais e são, e quais deve evitar lendo o conteúdo a seguir!
As comidas da ceia de Ano-Novo não precisam extrapolar o seu orçamento para agradar seus convidados. Com criatividade e os ingredientes certos, você consegue fazer uma boa ceia.
Além disso, é possível incluir os alimentos famosos por trazer boas vibrações para o ano novo. Conheça sugestões de receitas para você fazer e aproveitar a virada do ano.
Muitas pessoas podem ficar com fome até chegar a hora de comer a ceia de Ano-Novo. Por isso, uma boa ideia é pensar em entradas ou petisco para os convidados degustarem antes da ceia.
Assim, ninguém fica impaciente e com fome esperando a vida do ano. Sendo assim, ela é uma das principais decisões do cardápio.
Uma tábua de frios é uma das entradas mais práticas e fáceis de se fazer. O melhor, é que não há um padrão, mas, pode ser feita com o que mais combinar com o seu gosto, ou o que tiver em casa.
No entanto, existem algumas dicas do que você pode colocar, de acordo com o que é mais comum. Para montar a tábua de frios e aproveitar antes de servir a ceia do Ano-Ano, você pode dispor de:
- Queijos (pelo menos 3 tipos);
- Embutidos (salame, presunto, pepperoni, lombo, por exemplo);
- Acompanhamentos (como frutas secas, castanhas, ovos de codorna, amendoim, azeitonas);
- Molhos (mel, geleia, creme de alho, entre outros).
Para ser assertiva, preste atenção nas quantidades, separe os utensílios necessários e capriche na montagem. Você pode, por exemplo, fugir das tábuas tradicionais de madeira.
Mas, não se preocupa em estar perfeito, o charme da tábua de frios é justamente a maneira orgânica como os alimentos estão dispostos.
Além de ser fácil, o dadinho de tapioca é um petisco bem em conta de fazer. Assim, ele se torna uma boa opção de alimento a ser servido antes da ceia de Ano-Novo.
Os ingredientes, são:
- 250g de tapioca granulada;
- 500ml de leite;
- 1 pitada de sal;
- Pimenta do reino a gosto;
- 250g de queijo coalho;
- Azeite para dourar.
Para preparar, você deve ferver o leite, e em seguida, o misturar junto com a tapioca, o queijo, o sal e a pimenta do reino para formar um creme firme e homogêneo.
Assim que atingir o ponto, transfira a mistura para uma assadeira untada com óleo, e espere esfriar por 1 hora. Quando fria, basta cortar a massa em quadradinhos e dourar na frigideira.
Uma opção boa e tradicional, é servir os dados com geleia de pimenta.
Na ceia de Ano-Novo, é comum ter mais de uma opção de assados como prato principal. No entanto, caso tenha poucos convidados, não há necessidade de oferecer várias alternativas.
Sendo assim, você pode escolher quanta quantidade de assados oferecer, de modo que não atrapalhe as suas finanças. O mais importante, é que esteja saboroso. Afinal, o ano é novo, mas as contas continuam.
Sendo um dos símbolos positivos na ceia de Ano-Novo, o peixe é um prato muito requisitado nos cardápios. Além disso, ele também é um prato leve, perfeito para o clima quente de verão.
A opção que daremos abaixo é com o salmão, mas você pode utilizar o peixe que preferir e adaptar a receita ao seu gosto. Confira os ingredientes:
- 600 g de salmão em postas;
- Manteiga, sal e pimenta-do-reino;
- 1 maracujá maduro com sementes;
- ½ xícara (chá) de suco de maracujá concentrado;
- 3 colheres (sopa) de manteiga gelada em pedaços;
- 1 colher (chá) de açúcar;
- Sal.
Para fazer o peixe, basta usar sal e pimenta para temperar e embrulhar os pedaços no papel alumínio, untado com manteiga. Arrume o salmão na assadeira e leve para o forno por 20 minutos.
Em seguida, remova o papel alumínio e deixe o peixe dourar. Enquanto isso, vá fazendo o molho do prato principal, com o suco do maracujá, a polpa, açúcar e sal.
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo, espere ferver. Após uns 5 minutos, quando ele reduzir e formar um molho, desligue o fogo e acrescente a manteiga, misturando bem com uma colher.
Para servir, basta regar o salmão com o molho de maracujá. Além disso, legumes e frutas grelhadas, ou batatas assadas, são um ótimo acompanhamento.
O pernil é uma das receitas mais clássicas presentes na ceia do Ano-Novo. Os ingredientes, são:
- 1 pernil desossado de 3,8kg;
- ½ xícara (chá) de suco de laranja;
- 8 dentes de alho picados;
- 1 colher (sopa) de alecrim fresco picado;
- Gengibre ralado;
- Sal e pimenta malagueta a gosto;
- 1/2 xícara (chá) de vinho tinto seco;
- 2 colheres (chá) de amido de milho.
No liquidificador, misture o suco de laranja, o alho, o sal, a pimenta, o alecrim e o gengibre e bata bem. Faça furos na carne no pernil com uma faca para banhar com o tempero.
Desse modo, coloque a peça em um saco plástico na geladeira, e deixe marinar de um dia para o outro. Em seguida, o transfira para uma assadeira com papel alumínio e cubra a mentada carne.
Assim, você pode levar o porco ao forno médio por 2 horas. No entanto, a cada meia hora, regue a carne com a marinada para que não fique seca demais.
Coloque o resto do líquido da assadeira do pernil do liquidificar junto com o vinho e amido, e bate bem até engrossar. É este molho, que você usará para servir junto com o pernil.
Se você quer uma mesa colorida e farta, pode optar por trazer acompanhamentos aos pratos principais durante a ceia de Ano-Novo. Assim, garante também mais sabor.
Além do arroz e saladas, que já são acompanhamentos tradicionais, existem outros alimentos que também podem trazer mais vida à sua mesa e surpreender seus convidados.
A farofa é um prato tradicional também, e que agrega muito sabor aos alimentos, e pode ser feito como preferir. Com bacon, linguiça, vegetais, ou até mesmo com banana.
A receita que apresentamos hoje, tem como base os seguintes ingredientes:
- 50 g de bacon cortado em cubinhos ou tirinhas;
- 1 cebola bem picada;
- 3 dentes de alho amassados;
- 3 ovos;
- 1 e 1/2 copo de farinha de mandioca;
- 1 tomate picado;
- 1 cenoura ralada;
- Azeite, sal e pimenta vermelha (tabasco) a gosto;
- Salsinha e cebolinha a gosto.
Em primeiro lugar, você deve fritar o bacon até ele estar bem crocante. No mesmo óleo, coloque a cebola e deixe cozinhar por 2 minutos, acrescentando o alho e misturando bem.
Em seguida, deve jogar os ovos por cima sem mexer, e, quando estiverem bem cozidos, misture com cuidado para manter alguns pedaços grandes.
Coloque a farinha, os temperos que deseja e deixe fritar novamente por cerca de 4 minutos, sempre mexendo. Por fim, acrescente a cenoura, tomate, salsinha e cebolinha e desligue o fogo após 2 minutos.
A batata é um dos alimentos com menos rejeição, devido à variedade dos preparos que ela se encaixa. O prato com batata que iremos apresentar para a ceia de Ano-novo, leva os ingredientes:
- 3 batatas médias;
- 600 ml de leite;
- 1 tablete ou envelope de caldo de carne ou galinha;
- 1 colher de sopa de manteiga;
- 1 lata de creme de leite sem soro;
- 100 g de queijo parmesão ralado;
- 150 g de queijo prato ou muçarela ralada.
O preparo fica delicioso, além de ser muito simples. Para começar, descasque as batatas e corte em rodelas finas, e coloque em uma panela junto com o leite, a manteiga, o caldo e leve ao fogo.
Se necessário, pode ajustar o sal. Assim que as batatas estiverem macias e o caldo reduzido, retire-as e coloque em um refratário, onde vai salpicar o queijo parmesão ralado.
Desligue o fogo e coloque o creme de leite, sempre mexendo bem. Este, você irá despejar sobre as batatas. Em seguida, cubra-as com o queijo prato ou muçarela e leve ao forno para gratinar.
Aproveite a virada do ano para servir sobremesas incríveis na ceia do Ano-Novo, para que ano seu e dos seus convidados já comece doce. Conheça algumas receitas que não têm erro.
Acredite, não existe sobremesa mais fácil que o bombom aberto na travessa sendo tão deliciosa. Além disso, é a chance de acrescentar uvas no cardápio e garantir sorte na ceia de Ano-Novo.
São poucos os ingredientes:
- 700 gramas de uva Thompson;
- 2 latas de leite condensado;
- 1 e 1/2 caixa de creme de leite;
- 1 colher (sopa) de margarina;
- 200 g de chocolate meio amargo.
Solte as uvas do cacho, lave-as bem, seque, corte ao meio e reserve. Enquanto isso, coloque na panela o leite condensado, a margarina e leve ao fogo médio mexendo sempre até que o fundo solte da panela.
Assim que esfriar, coloque 1/2 caixinha de creme de leite e reserve. Derreta o chocolate, em banho-maria, e acrescente o resto do creme de leite e misture bem.
Em um refratário, coloque metade do brigadeiro branco, forre com as uvas, coloque o resto do brigadeiro e despeje a ganache de chocolate por cima. Por fim, leve à geladeira e sirva gelado.
A maçã também é um alimento que promete trazer vida e sucesso para o ano que está por vir. Por isso, é muito comum tê-las espalhada na ceia de Ano-Novo.
Mas, você pode trazê-la de um modo diferente, e muito delicioso, em uma torta de maçã. Os ingredientes para fazer a sobremesa, são:
- 1 e 1/2 pacotes de bolacha maisena;
- 120 g de margarina sem sal;
- 11 maçãs gala sem casca e raladas;
- 9 colheres (sopa) de açúcar refinado;
- 2 colheres (sopa) de canela;
- 1 colher (sopa) suco de limão;
- 1 lata de leite condensado;
- 1 lata de creme de leite;
- 4 gemas;
- Baunilha a gosto.
Você deve triturar a bolacha maisena e adicionar margarida até que a farofa fique úmida e homogênea. Com ela, forre uma forma de fundo removível e reserve.
Leve ao fogo médio a maçã ralada com açúcar e limão e cozinhe até a água secar. Em seguida, acrescente a canela e deixe a mistura esfriar. Após isso, espalhe sobre a base de biscoitos e reserve.
Coloque um panela no fogo com o leite condensado, as gemas e a baunilha e mexa até engrossar. Depois, desligue o fogo e acrescente o creme de leite.
Despeje o creme por cima do doce de maça e polvilhe com canela. Leve a torta para assar por 20 minutos em um forno a 180°C, e espere esfriar para servir.
Alguns alimentos, são conhecidos por atrair sorte e boas energias. Por isso, eles se tornaram elementos tradicionais da ceia de Ano-Novo para que o ano que está vindo, seja um bom ano.
Dessa forma, supersticiosos, e pessoas que prezam por tradição, não deixam esses alimentos faltarem. Conheça quais são e a sua simbologia!
De acordo com a tradição, comer uma colher de sopa de lentilha logo após a meia-noite, é garantia de prosperidade no novo ano que chega.
Isso, devido um italiano que chegou ao Brasil e disse “Lentilha no Ano-Novo, dinheiro o ano todo!”, fala que perdura até hoje e traz a lentilha na ceia. Além disso, o formato lembra pequenas moedas.
O arroz, além de ser um excelente acompanhamento para lentilha e carnes, é símbolo de fatura e fertilidade. Não é à toa que em casamentos joga-se arroz nos recém-casados.
Todavia, em países como Coreia, Japão e Dinamarca, ele também é um símbolo de sorte, por isso está sempre nas mesas da ceia de Ano-Novo.
A folha de louro é uma especiaria muito presente na ceia de Ano-Novo, e não apenas pelo sabor que ele adiciona, mas também pelo seu significado.
O louro é um símbolo de sucesso e sorte, porque na coroa oferecida aos atletas da Grécia Antiga e aos generais vencedores do Império Romano, estão presentes os “louros da vitória”, na forma de coroa.
A tradição é tão forte, que até hoje a coroa de louros continua sendo um símbolo de glória, assim como as folhas na virada de ano, que colocam também na carteira.
É comum ouvir recomendações de não comer frango na ceia de Ano-Novo, uma vez que é um animal que “cisca para trás”. Por isso, muitas pessoas optam por comer porco, já que ele “fuça para frente”.
Assim, a carne suína começou a ser associada com renovação e recomeço. É um símbolo de que estamos deixando o passado para trás e dando espação para o novo ano que está vindo.
As uvas fazem parte das simpatias mais conhecidas na ceia do Ano-Novo, pois garantem um ano cheio de paz e prosperidade, além de trazer boa sorte para o novo ano.
Com isso, muita gente acredita que comer 12 unidades de uva (uma para cada mês), traz sorte para o ano inteiro. Inclusive, na Espanha acreditam que as uvas preveem como será cada mês, doce ou amargo.
Muitos, aproveitam para fazer um pedido a cada uva que comem, e guardam as sementes na carteira até o próximo Réveillon. Essa é uma forma de ter certeza de que os pedidos se realizarão.
Mesmo não sendo uma fruta muito popular no Brasil, na ceia de Ano-Novo ela vem com destaque por ser um símbolo de boa sorte: a romã.
Além disso, devido às várias sementes, muitos associam a romã à fertilidade, à abundância e ao nascimento, seja de novos projetos, oportunidades, ou até um bebê.
Quem deseja apostar em uma simpatia para ganhar dinheiro, pode também colocar as sementes na carteira durante o ano todo ou plantá-las no quintal para atrair riqueza.
Na Roma Antiga, as notes atraíam fartura, as avelãs evitavam a gula e as amêndoas preveniam a resseca. Desde então, é costume ter esses alimentos na ceia de Ano-Novo.
Por serem alimentos que resistentes ao tempo e ao armazenamento, as frutas secas e as castanhas se tornaram um símbolo de fatura e sorte.
Dessa maneira, ao comer esses alimentos da virada do ano, espera-se que tenha também um ano doce.
Assim como os porcos, os peixes também têm um bom significado na ceia de Ano-Novo por ir para a frente. Nesse caso, nadando, além de simbolizar os milagres de Cristo.
Desse modo, os peixes garantem proteção para o ano que vai começar e atraem um futuro próspero.
A maçã é símbolo de vida, desejo, êxito e sucesso, e sua energia é utilizada para atrair amor e vida. Por isso, durante a ceia de Ano-Novo é comum ter maçãs pela mesa ou em uma cesta.
Acredita-se que se der uma mordida ou consumir uma mação durante os fogos, que ela trará muito sucesso e um ano mais doce.
O trigo simboliza fartura, abundância e o desabrochar de todas as possibilidades que virão no decorrer no novo ano. Sendo assim, é comum que ele esteja presente na mesa da ceia de Ano-Novo.
Por exemplo, em forma de pães feitos com trigo para todos comerem, de forma que os supersticiosos acreditem que assim, não faltará alimento para todos.
Além das comidas, é importante pensar na aparência da mesa. Afinal, na ceia de Ano-Novo são tiradas muitas fotos, recebem convidados, e é uma boa maneira de mostrar a alegria de receber um novo ano.
Para isso, você pode apostar em decorações nas cores tradicionais, ou fugir do comum. Os menos supersticiosos decoram com preto e branco, azul e branco, e outras combinações por exemplo.
No entanto, as cores que estão mais presentes nas decorações são cores claras, em especial o branco, e as metalizadas, como o prata ou dourado.
Pense com carinho em cada detalhe, na toalha de mesa, no centro de mesa, na louça e nos talheres. Vale lembrar que não precisa ser nada caro! Um prato branco por exemplo, já está valendo.
Outra dica, é colocar em práticas ideias de DIY (faça você mesmo), e customizar suas peças. Assim, pode até economizar. Não precisa se endividar ou extrapolar o orçamento para criar uma mesa bonita.
Basta utilizar a criatividade e fazer uma comida gostosa, que irá agradar todos seus convidados!
VEJA TAMBÉM: Como organizar a vida financeira no ano novo? Confira as melhores dicas!