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Como receber na Caixa o Seguro-Desemprego

Vai dar entrada com seu beneficio de demissão sem justa causa? Veja como pedir na Caixa seguro-desemprego.

Artigo escrito por Amanda Pessoa em 18 de Outubro de 2023

O seguro-desemprego atende aos trabalhadores que perderam seus empregos e tem a missão de dar um suporte enquanto o trabalhador consegue um novo emprego.

Veja como sacar na Caixa o Seguro-Desemprego e como funciona esse benefício.

Com dar entrada no seguro-desemprego na Caixa?

Para dar entrada no benefício é preciso ir até alguma unidade credenciada do Ministério do Trabalho ou também já possível fazer o pedido pela internet.

Veja abaixo como e onde fazer o requerimento:

Para fazer o requerimento do seguro-desemprego o trabalhador deve ter a seguinte documentação em mãos:

  • Documento do Requerimento do Seguro-Desemprego;
  • Número do CPF;
  • RG;
  • Carteira de Trabalho ou Aplicativo da CTPS.

Como consultar a liberação do seguro-desemprego na Caixa?

O valor do beneficio é concedido sempre após 30 dias que foi feita a requisição. Para saber na Caixa se o seguro-desemprego já está liberado, basta consultar por meio de seus canais.

Confira os canais da Caixa Econômica para consultar seguro-desemprego:

Como sacar na Caixa seguro-desemprego?

Quando o benefício estiver liberado ele será depositado diretamente na conta que foi cadastrada na hora do requerimento.

Quando o benefício é debitado em outras instituições financeiras o valor é transferido por meio de um TED.

Porém, se você tem conta na Caixa ela será selecionada de forma automática, desde que seja uma conta individual, sem a necessidade de atualização prévia.

O dinheiro também poderá ser depositado na Poupança Social Digital e pode ser sacado por lá através das lotéricas ou em uma unidade da Caixa Econômica.

Caso ocorra algum empecilho com o pagamento do benefício, será possível fazer o saque nos seguintes canais de atendimento:

  • Unidade Lotérica;
  • Correspondente Caixa Aqui;
  • Autoatendimento da Caixa, (com do Cartão Social/Cartão Cidadão);
  • Agências da Caixa.

Como saber se tenho direito ao Seguro-Desemprego?

Todo trabalhador de Carteira Assinada tem direito de receber o seguro-desemprego, seja formais ou domésticos que foram dispensados sem justa causa ou que tiveram seu contrato de trabalho suspenso.

Também tem direito os pescadores profissionais durante o período de defeso – quando fica proibido a caça para a reprodução de animais.

No caso de pessoas resgatadas da condição análoga à escravidão também também possuem direito.

Quanto tempo dura o Seguro-Desemprego?

O trabalhador tem direito a receber de três a cinco parcelas de seguro-desemprego, o que irá determinar é o tempo trabalhado.

Veja como fica a quantidade de parcela de acordo com o tempo trabalhado:

  • Três parcelas pagas com a comprovação de no mínimo seis meses de emprego;
  • Quatro parcelas com 12 meses de ocupação;
  • Cinco parcelas a partir de 24 meses de trabalho.

Lembrando que existem regras para fazer a solicitação do seguro-desemprego.

Na primeira solicitação o profissional precisa ter trabalhado pelo menos 12 meses com carteira assinada em regime CLT.

Já para a segunda solicitação é exigido pelo menos de nove meses de carteira assinada.

A partir da terceira solicitação é necessário ter trabalhado no mínimo 6 meses no regime CLT.

Já o prazo para fazer os pedidos deve ser de no mínimo 16 meses.

VEJA TAMBÉM: Calculadora Salário Líquido



Escrito por Amanda Pessoa Analista de Conteúdo Pleno

Jornalista com MBA em marketing de serviços ao consumidor, especialista em produção de conteúdo e análise de SEO. Experiência na construção de jornada do cliente na aquisição de produtos financeiros, como empréstimo e cartão de crédito.

  • Jornalista
  • Analista de SEO
  • Especialista em empréstimos
  • Especialista em Sala VIP e benefícios do cartão

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