Fundo de ações: Conceito, tipos de gestão e como investir
Como funciona um fundo de ações? Leia o artigo e conheça o conceito, como investir e os tipos de gestão dessa classe de fundo.
Artigo escrito por Marcos Moraes em 28 de Março de 2023
Uma das principais formas de investir nas melhores empresas da bolsa de valores é através de um fundo de ações.
Isso porque os fundos contam com um gestor profissional à sua frente que busca selecionar as melhores companhias de acordo com uma estratégia.
Nesse artigo, conheceremos melhor o que é um fundo de ações, como funciona e como podemos investir nele. Então, vamos nessa?
VEJA TAMBÉM: Fundos de Investimento: Como Investir [Guia Completo]
O que é fundo de ações?
Um fundo de ações é uma classe de fundo de investimento em que o gestor tem a obrigação de investir pelo menos 67% do patrimônio do fundo em:
- Ações;
- Bônus ou recibos de subscrição;
- Cotas de fundos de ações; e
- BDRs.
Os outros 33% podem ser aplicados em quaisquer outras classes de ativos, como renda fixa, câmbio, derivativos etc.
Contudo, um fundo de ações pode ter dois tipos de objetivos diferentes: superar ou acompanhar um índice de referência.
Gestão ativa e passiva
Todo fundo de investimento precisa ter um benchmark, que é um índice de referência, que servirá como parâmetro de comparação do desempenho do fundo.
No caso de um fundo de ações, o benchmark é o índice Ibovespa, que é uma carteira teórica com as ações mais líquidas do Brasil.
Nesse sentido, um gestor pode adotar uma gestão ativa para superar o índice ou uma gestão passiva para acompanhar o índice.
Os fundos de ações de gestão passiva são chamados de ETFs de ações e são ideias para o investidor mais conservador.
Por outro lado, os fundos de gestão ativa adotarão estratégias para superar o desempenho médio do mercado.
Dentre essas estratégias, existem aquelas de investir em empresas de determinado setor promissor, empresas com baixo valor de mercado etc.
Como investir em fundo de ações?
Para investir em um fundo de ações, você pode abrir conta em uma corretora, como a Toro Investimentos, e escolher o fundo da sua preferência.
Vale ressaltar, contudo, que essa não é uma recomendação de compra nem necessariamente expressa a opinião da nossa equipe. A decisão final de investir é sempre sua.
Contudo, esse método exige um esforço a mais, pois você terá que acompanhar sua carteira e se preocupar em adequar seus investimentos aos seus objetivos.
Por isso, uma alternativa é investir através da Mobills Investimentos, pois ela faz a gestão do seu dinheiro e aplica nos fundos mais adequados às suas necessidades.
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Marcos Moraes Especialista em Investimentos
Marcos Vitor é consultor financeiro, economista (UFC), analista CNPI (APIMEC), especialista em investimentos (ANBIMA) e acredita no poder da educação financeira para transformar vidas.
- Consultor financeiro
- Economista (UFC)
- Analista CNPI (n° 3772)
- Especialista em Investimentos Anbima (CEA)
- Criptomoedas (NovaDAX)