Parcelar compra ou pagar à vista? Saiba qual é a melhor opção!
Quando parcelar uma compra ou pagar à vista? Entenda e saiba como tomar a melhor decisão para a sua vida financeira!
Artigo escrito por Isabela Matsura em 03 de Outubro de 2023
Ao fazer uma compra, é possível escolher uma entre duas alternativas: parcelar ou pagar à vista. Das duas maneiras a compra será paga, mas com o parcelamento, ela é paga no decorrer dos meses.
Para saber qual é a melhor opção, é preciso analisar cada situação e as condições presentes. Continue lendo o conteúdo a seguir para entender melhor os caminhos que deve tomar.
VEJA TAMBÉM: Aprenda a parcelar a fatura Santander!
Diferença entre parcelar compra e pagar à vista
Provavelmente, já deve ter ouvido falar sobre essas condições de pagamento. E, embora sejam comuns, há pessoas que não entendem bem a diferença entre elas.
O pagamento de compras à vista, garante que o valor total da compra é pago em uma só vez. Seja em dinheiro, cartão de crédito, transferência, PIX, cartão de débito, entre outros meios existentes.
Por outro lado, parcelar uma compra significa pagar a prazo. Assim, a cada mês é pago um valor, até chegar no valor total da compra. A quantidade de meses é definida antes de começar o pagamento.
Nesse caso, o pagamento deve ser feito com o cartão de crédito ou cartão múltiplo, para garantir ao vendedor que as parcelas serão pagas e irão automaticamente estar presentes na fatura.
Vantagens de pagar compra à vista
Pagar uma compra à vista é praticamente um consenso entre especialistas de que essa é a melhor maneira de concluir uma compra. Mas, é claro que cada situação deve ser analisada.
No entanto, devido aos benefícios e vantagens que o pagamento à vista oferece, ela normalmente é a melhor opção para quem quer economizar dinheiro e ter maior controle financeiro.
Isso porque, na maioria das vezes, os lojistas oferecem descontos quando o cliente faz o pagamento total em apenas uma vez. Afinal, dessa forma ele não terá que arcar com os juros da operação.
Por exemplo, imagine um produto que custa R$5.000,00 e tem 10% de desconto para pagamentos à vista. Nesse caso, pagará R$4.500,00. Por isso, caso tenha o dinheiro suficiente, irá poupar dinheiro.
Além disso, pagar à vista permite que o consumir tenha maior controle dos seus gastos, e torna mais difícil entrar em dívidas, uma vez que ele tem ciência do que está gastando.
Quitando o pagamento na hora, o cliente não se compromete com futuras cobranças por não ter valores em aberto. Assim, é possível ter mais tranquilidade evitando preocupações e endividamento.
Contudo, ainda assim é preciso controlar os gastos para não ficar sem dinheiro para outras compras. Portanto, vale a pena ter uma reserva de emergência caso precise arcar com um valor alto à vista.
Resumindo, as principais vantagens são:
- Descontos e negociações no preço final;
- Menor possibilidade de endividamento;
- Evita compras desnecessárias;
- Maior controle financeiro;
- Menos preocupações.
Vantagens de parcelar uma compra
Parcelar uma compra faz o consumidor acreditar que tem mais dinheiro do que realmente recebe, uma vez que pode optar por várias parcelas de pequenos valores. Mas, também oferece vantagens.
Em situações de emergência que não tem dinheiro suficiente para arcar com os valores, o parcelamento é uma alternativa que pode ser de grande ajuda para determinados momentos.
Por exemplo, imagine que sua geladeira estragou e precise comprar outra. Se não tem no momento condições para arcar com uma nova à vista, pode parcelar para não ficar sem o produto em casa.
Além disso, parcelar um compra também permite antecipar o consumo. Ou seja, permite adquirir hoje, algo que só conseguiria comprar à vista depois de alguns meses.
Mas, é preciso redobrar os cuidados e ter um planejamento financeiro ainda maior. Isso porque de “parcelinhas em parcelinhas” o valor total da fatura pode ficar muito alto.
Portanto, garanta que as parcelas caberão no seu bolso e não irão comprometer a sua renda mensal, para evitar entrar em dívidas e ser mais um brasileiro com o nome no SPC e Serasa.
Parcelar compra ou pagar à vista: o que é melhor?
Embora seja mais recomendado pagar uma compra à vista do que parcelar, é preciso analisar cada situação e renda do consumidor para entender quando cada opção é melhor.
Por isso, para saber qual é o melhor método de pagamento, confira a seguir o que deve ser levado em conta para entender o que irá beneficiar as suas finanças.
1. Valor da compra
Consegue arcar com o valor total da compra à vista? Este é o principal critério e o motivo que leva o consumidor a escolher pagar à vista ou parcelar a compra.
Se o produto de consumo for um carro, por exemplo, dificilmente a pessoa terá a quantia total para pagar à vista. Ou uma máquina de lavar, que é cara dependendo da renda mensal do cliente.
Nesses casos, o parcelamento é uma alternativa que fará ter o produto mais rápido, sem precisar economizar por meses até conseguir o valor total para enfim adquirir.
No entanto, é melhor deixar o parcelamento apenas para situações bem específicas como essa, Mas, quando tem dinheiro pagar fazer o pagamento total, priorize o pagamento à vista.
Apenas tome cuidado para não comprometer toda a sua renda mensal para garantir que ainda tenha dinheiro suficiente para fazer os demais pagamentos do mês.
2. Conheça as taxas de juros
As taxas de juros também são um fator determinante para escolher parcelar ou pagar à vista uma compra. Na maioria das vezes, as tarifas estão presentes no parcelamento.
Mas, de nada adianta pagar uma compra à vista para não arcar com os juros do parcelamento, e não ter dinheiro suficiente para pagar a fatura no final do mês, por exemplo.
Isso porque o atraso do pagamento da fatura também tem acréscimo de juros. Por isso, é muito importante estar de olho no seu orçamento para não comprometê-lo.
Todavia, se o parcelamento não cobra juros, pode ser uma boa alternativa optar por esse meio para manter o seu dinheiro rendendo em algum tipo de investimento, e depois pagar suas contas.
3. Verifique os descontos
Como dito, em compras à vista é mais fácil conseguir descontos e negociar valores menores para adquirir um produto. Condições especiais para esse meio de pagamento é algo comum no Brasil.
Mas, ainda assim é preciso avaliar se o desconto vale a pena considerando o quanto o dinheiro poderia render se tivesse sido investido e se não há taxas de juros para parcelamento.
4. Valor das parcelas
Vai parcelar? Verifique se o valor das parcelas dão certo com a sua realidade financeira e renda mensal para não passar por apertos todos os meses até quitar a dívida.
E, se optar pelo maior número de parcelas para sair mais em conta, tome cuidado! Várias parcelas podem acarretar em um grande valor, que pode ser difícil para honrar com o pagamento depois.
Não parcele uma compra se não tiver certeza que pode arcar com o valor das parcelas e que elas não comprometerão as suas finanças. Para isso, tenha sua vida financeira organizada.
O Gerenciador Financeiro da Mobills ajuda a controlar os gastos para cuidar do seu dinheiro. Com ele, você consegue analisar se é melhor pagar à vista ou parcelar de acordo com seu orçamento.
Mobills: Finanças e Cartões
-
Mais detalhes do Mobills
- Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
- Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
- Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.
Baixe o aplicativo de controle financeiro para ser mais assertivo em suas decisões e ter um bom planejamento. Organize suas despesas e conte com a ajuda da Mobills!
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo
Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.