Licença Maternidade CLT: Como funciona? Entenda seus direitos!
Pretende ser mãe? Mães biológicas e adotivas devem receber a Licença Maternidade, segundo a Constituição. Saiba como ela funciona!
Artigo escrito por Equipe Mobills em 18 de Outubro de 2023
Muitas mulheres sonham em se tornar mães. Mas, quando isso acontece, e até mesmo antes de acontecer, é muito importante saber como funciona a Licença Maternidade CLT.
A chegada de um novo membro na família sempre traz muita alegria e união, mas também alguns cuidados extras. Por isso, é necessário que a mãe tire alguns meses de Licença.
Apesar de ser um assunto que é muito conhecido, existem muitas dúvidas sobre a Licença Maternidade CLT, um direito presente na Constituição. Entenda como ela funciona para saber os seus direitos!
O que é a Licença Maternidade CLT?
A Licença Maternidade CLT nada mais é do que o período no qual a mulher que vai ter o bebê ou adotou uma criança tem para poder ficar afastada do trabalho sem perder o vínculo empregatício.
Além disso, até recentemente a Licença Maternidade CLT só era para as mulheres que ficassem grávidas ou mães de recém-nascidos. Mas, em 2002 a lei passou a garantir o benefício para mães adotivas.
Outra informação importante é que o benefício foi criado em 1943 junto com a Consolidação das Leis Trabalhistas. Desde então, ela vem passando por modificações e atualizações.
Como funciona a Licença Maternidade prevista na CLT?
Após a mãe solicitar este direito ao INSS ou a empresa na qual trabalha, ela passará a receber o salário-maternidade mensalmente durante o tempo em que fica afastada do trabalho.
Além disso, a Licença Maternidade CLT começa a ser contada a partir do momento em que você se afasta das suas atividades no trabalho.
No caso de empregadas com carteira assinada, MEIs, autônomas e facultativas, o afastamento do trabalho pode acontecer em até 28 dias antes do parto ou a partir da data de nascimento do bebê.
Quanto tempo dura a licença maternidade CLT?
Agora que você já conhece bem como funciona a Licença Maternidade CLT, chegou o momento de respondermos a principal dúvida das futuras mamães: quanto tempo dura?
De acordo com a regra geral, a Licença Maternidade CLT possui os seguintes prazos:
- 120 dias para casos de parto;
- 120 dias no caso de adoção de menor de idade ou guarda judicial para fins de adoção;
- 120 dias no caso de natimorto (morte do feto dentro do útero ou durante o parto);
- 14 dias no caso de aborto espontâneo ou previsto em Lei (em caso de estupro ou risco de vida para a mãe), fica a critério do médico.
Qual é o valor do salário-maternidade?
As futuras mamães que trabalham de carteira assinada (CLT) continuarão recebendo o mesmo valor do salário como Licença Maternidade. Assim, ele será pago pela própria empresa.
Já as trabalhadoras avulsas que recebem o salário de forma variável, como é o caso de muitas vendedoras, o valor do salário maternidade será a média dos últimos 6 meses.
No entanto, para quem é microempreendedora individual ou desempregada, é o INSS quem paga. O valor é de acordo com uma média dos últimos 12 salários de contribuição.
No caso das empregadas domésticas, o valor a receber será o do último salário de contribuição.
VEJA TAMBÉM Como funciona a licença paternidade CLT? Entenda!
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Equipe Mobills Redator Web
Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.