Viagem de cruzeiro: como funciona, quanto custa e o que precisa
Uma experiência completa que reúne hotel 5 estrelas, shows da Broadway, clube e muito mais!
Artigo escrito por Fabiana Camilo em 23 de Agosto de 2023
Viajar em alto mar é o sonho de muitos. Afinal, quem não gostaria de desfrutar uma experiência única com direito a tudo, sem precisar sair para nada? Para isso, é preciso saber quanto custa um cruzeiro.
Embora seja vontade de muitos, grande parte das pessoas nem mesmo sabe como funciona, o preço ou como comprar uma viagem dessa.
Pensando em ajudar, preparamos este artigo com algumas dicas valiosas e informações principais que você precisa saber para realizar a sua viagem de cruzeiro.
Leia também: Como comprar passagem com milhas? [Tutorial Completo]
Quanto custa um cruzeiro?
Em média, o valor de uma viagem de cruzeiro inicia na faixa dos R$ 1.300 e pode chegar a R$ 50 mil, dependendo do tipo de navio e serviços inclusos.
Se você não tem noção nenhuma de valores quando o assunto é cruzeiro, precisa saber que ele funciona em esquema de demanda e lotação, assim como as companhias aéreas.
Dessa forma, os valores podem elevar à medida em que o navio vai recebendo reservas. E mais, dependendo da época do ano, os preços podem ser maiores por conta da alta temporada.
É importante ficar atento e saber tudo o que o cruzeiro oferece, inclusive no pacote de alimentação. Embora alguns cruzeiros denominam-se all inclusive, algumas coisas estão fora do pacote.
As regras e formatos de cruzeiro também variam conforme a empresa. Você também pode aproveitar os pacotes e ter condições diferenciadas.
Veja também: Melhores seguros de viagem – Top 6 mais confiáveis
Como funciona uma viagem de cruzeiro?
Como citamos acima, a maioria dos cruzeiros funcionam em um modelo “all-inclusive“. E o que isso quer dizer? O sistema all-inclusive é um serviço onde está tudo incluso e você não se preocupa com nada ou quase nada.
Isso porque são oferecidos serviços de bordo, podendo o cliente usufruir de:
- Café da manhã, almoço e jantar;
- Acesso às áreas de piscina, jacuzzi, área de esportes e academia;
- Atrações de adultos e crianças;
- Limpeza na cabine diariamente;
- Bares e restaurantes variados.
- Em alguns pacotes, a bebida (open bar) pode estar incluso, mas em outros não há essa inclusão e será preciso pagar por fora.
Nos casos dos cruzeiros onde as bebidas não fazem parte do pacote, os passageiros terão duas opções:
- Adquirir um pacote de bebida que pode variar de US$ 100 por um pacote com 20 bebidas até US$378,00.
- Comprar dentro do navio, o que pode tornar o valor mais barato ou bem mais caro, dependendo do tipo de bebida e quantidade que forem consumidos.
A Costa Cruzeiros e a MSC Cruzeiros são as que mais atuam nas temporadas do Brasil e oferecem desde experiências de 3 dias até 8 dias em alto mar, em roteiros dentro e fora do país.
LEIA TAMBÉM: Conheça opções de sites para viajar barato e veja dicas valiosas
Como comprar uma viagem de cruzeiro?
Há muitas formas de comprar uma viagem de cruzeiro, a mais comum é através de agências de turismo ou agências de viagens, mas ainda é possível comprar direto no site das companhias marítimas.
Veja que essa é uma informação muito importante, pois há a possibilidade de diferença de preços. Não há uma regra de qual irá oferecer a viagem mais barata.
Mas o fato é de que sim e a diferença pode chegar ao resultado de uma economia ou custo de mais de R$ 1.000 de diferença. Sendo assim, não deixe de realizar pesquisas de valores.
A diferença entre os preços pode ajudar a incluir um novo passageiro na cabine ou até mesmo custear o pacote de bebidas.
A vantagem de procurar uma agência é que ela traz as informações de todas as companhias marítimas que estão atuando no Brasil a temporada e filtra para você destino e valores que sejam do seu interesse.
É importante ressaltar que muitas vezes não há diferença de valores entre as agências, pois parecer ser tabelado. A diferença de valores será na comparação entre agência e companhia marítima.
Isso se deve a exclusão dos valores de comissão que a agência inclui para fazer essa análise de viagens, melhores companhias e preços para trazer pronta para o cliente.
Como comprar um cruzeiro e acumular milhas
No site da Smiles, programa de fidelidade da GOL, é possível pesquisar por cruzeiros e, ao comprar, ganhar milhas.
Naturalmente, assinantes do clube Smiles ganham mais, 5 milhas por real gasto em cruzeiros, enquanto os clientes comuns ganham apenas 3 milhas por real.
Seguro viagem
Apesar de ser uma viagem planejada para relaxar, alguns detalhes precisam ser acertados antes do embarque. Um deles é o seguro de viagem.
Para isso, verifique com sua agência ou com a companhia do navio que tipo de seguro é exigido ou já está incluso em seu pacote, tanto para o tempo embarcado, quanto para o local de destino.
Compara Online
Contrate o seguro viagem perfeito pra você. Compare assistência médica 24h, seguro bagagem, reembolsos e mais.
Allianz Travel – Seguro Viagem
-
Mais informações
Conte com uma equipe especializada, pronta para te ajudar a qualquer hora, em qualquer lugar do mundo e viaje tranquilo.
Caso precise contratar à parte, planeje-se com antecedência e estude os tipos de apólice. Caso esteja em dúvida, você pode utilizar os serviços de empresas como a Compara Online.
Vale a pena fazer um cruzeiro?
Após descobrirmos quanto custa um cruzeiro, é preciso avaliar se os benefícios compensam os custos, isto é, se vale a pena.
Na verdade, sim, vale a pena. Mas, só vale a pena para algumas pessoas, pois nem todos acham que as vantagens vale o preço.
No caso de quem tem o sonho ter a experiência de fazer uma viagem de cruzeiro, o preço não importa. Isso porque, com planejamento, é possível conquistar o valor necessário.
Nesse sentido, é possível usar o aplicativo Mobills, pois com ele é possível organizar o orçamento e definir objetivos.
Mobills Controle Financeiro Pessoal
Organize suas finanças de forma definitiva com o Mobills
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Fabiana Camilo Jornalista - Líder de Conteúdo e SEO
Líder de Conteúdo na Mobills; formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos e Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo; Pós-Graduada em Marketing Digital. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em crédito pessoal, viagens, inbound marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, e análise de SEO.
- Comunicação
- SEO
- Inbound Marketing
- Estratégia
- Gestão