O que é consumismo? Entenda o conceito e saiba como lidar agora!
Fazer compras é algo prazerosos, mas não pode se tornar um problema em suas finanças. Veja como consumir sem se tornar um consumista!
Artigo escrito por Fabiana Camilo em 19 de Setembro de 2023
Está comprando por impulso e quando vê não conseguiu parar? É importante saber o que é consumismo para que você entenda os riscos que ele pode trazer para sua vida financeira.
Comprar é algo delicioso, mas sem controle de gastos isso poder causar efeitos desastrosos na vida de qualquer pessoa, independente da classe social .
Pecar pelo excesso pode acabar te trazendo prejuízos, como por exemplo, dívidas que não conseguem ser quitadas e resultando em”nome sujo” na praça.
Ainda que hoje exista a possibilidade de conseguir a liberação de um cartão de crédito para negativados, O consumismo pode prejudicar o seu orçamento e vida financeira para toda a vida.
É de suma importância que todos tenham uma organização com o dinheiro e um planejamento financeiro para saber como ele está entrando e saindo.
O gerenciador financeiro da Mobills é um excelente alidado para que você construa sua boa relação com o dinheiro e entenda onde o dinheiro está sendo gasto sem necessidade.
Mobills: Finanças e Cartões
-
Mais detalhes do Mobills
- Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
- Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
- Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.
O que é consumismo?
Quer saber o que é consumismo? Então, é só pensar em algo sendo adquirido de forma excessiva ou por impulso, podendo ser algum produto ou serviço.
A nova relação com a internet, redes sociais e estilo de vida tem contribuído com o consumismo para alimentar a ostentação e criar uma vitrine de vida tida como padrão de sucesso nos últimos anos.
Essa compulsividade é encorajada pelas publiciades, propagandas e digital influenciadores a cada segundo que uma pessoa se expões nas redes sociais.
Não pense que esse é um fato exclusivo de uma faixa etária ou classe social, o consumismo está em todas as fases da vida, pensado para atingir objetivos de vendas.
LEIA TAMBÉM: Veja dicas de como sair das dívidas rapidamente
Consumo x consumismo
Embora pareçam idênticos na escrita, os dois termos são completamente distintos e na prática não se assemelham. Por isso é importante entender o conceito para ficar por dentro.
Consumo é algo relacionado à necessidade humana, ou seja, algo que você precisa para sobreviver diariamente e não pode deixar de ter, como:
- Refeições,
- Água;
- Energia;
- Habitação.
No geral, é algo que você adquire algo para saciar uma necessidade de sobrevivência, todas as demais como:
- Roupas de grife;
- Eletrônicos;
- Outros artigos de tecnologia.
Podem ser considerados consumismo, que tem um conceito diferente do consumo e está ligado a acumular ou adquirir bens ou usar serviços de maneira excessiva.
Nesta situação o comportamento é gerado por impulsividade e a busca irracional de sempre obter mais.
Sendo, na maioria das vezes, algo supérfluo e sem necessidade, somente por puro desejo e satisfação.
A principal diferença entre um e outro está no que motiva a compra.
Enquanto o consumo é se apropriar de algo por conta da sua necessidade humana, o consumismo está diretamente ligado com o seu comportamento enquanto consumidor.
Essa, inclusive, é uma conduta social e não de indivíduos isolados. Se for parar para perceber, a sociedade atual tem comportamento bem mais consumista.
Veja também: Aplicativo de lista de compras: Conheça as 9 melhores opções!
Quando ocorre e como identificar o consumismo?
O consumismo ocorre de diversas maneiras, em várias situações. Em geral, se expande quando um consumidor enxerga algo que deseja muito e busca formas de adquirir, ainda que não precise.
Esse é um dos principais erros do consumista.
Afinal, isso pode comprometer todo o planejamento financeiro e dependendo do bem adquirido, aumenta as despesas e dificulta ainda mais a organização pessoal.
Por este motivo, evite comprar sem pensar nos gastos e nas contas, sejam elas pessoais ou coletivas.
Já pensou deixar de pagar alguém pois gastou de mais e ficou sem dinheiro? Cuidado para não correr esse risco e entrar para o vermelho.
Além disso, comprar por impulso pode lhe trazer dívidas altas, gerando arrependimento problemas emocionais que vão causar problemas não só financeiros como de saúde.
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Fabiana Camilo Jornalista - Líder de Conteúdo e SEO
Líder de Conteúdo na Mobills; formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos e Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo; Pós-Graduada em Marketing Digital. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em crédito pessoal, viagens, inbound marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, e análise de SEO.
- Comunicação
- SEO
- Inbound Marketing
- Estratégia
- Gestão