Novo golpe: Criminosos criam falsos erros em pagamentos por aproximação
Cibercriminosos brasileiros desenvolveram novas versões do vírus Prilex, que permite aplicar novos golpes bloqueando o pagamento por aproximação. Entenda!
Artigo escrito por Isabela Matsura em 01 de Fevereiro de 2023
Desde novembro, 3 novas versões do vírus da gangue Prilex estão em circulação. Assim, o vírus está promovendo novos golpes, criando erros no pagamento por aproximação com o cartão.
No entanto, a empresa de segurança Kaspersky divulgou apenas nesta terça-feira (31) essa nova modalidade. Dessa forma, os criminosos forçam o uso do cartão de crédito físico para fraudá-lo.
Com isso, os cibercriminosos brasileiros especialistas no vírus financeiro trazem dor de cabeça para consumidores e lojistas. Por isso, é muito importante saber como se proteger do novo golpe.
Sendo assim, continue lendo o conteúdo a seguir! Confira mais detalhes sobre o erro no pagamento por aproximação para fraudar o cartão e como evitar cair no golpe para não prejudicar suas finanças.
Brasileiros criam golpe no pagamento por aproximação
Na terça-feira (31), a Kaspersky descobriu 3 novas variantes do vírus Prilex, que é popular por roubar dados de cartões usados e maquininhas e fazer compras “fantasmas”.
Desse modo, o vírus permite aplicar golpes mesmo em cartões com proteção do chip e da senha. Entretanto, com as novas variantes o Prilex conseguiu ir ainda mais longe!
Os pesquisadores da Kaspersky observaram que o vírus adquiriu a capacidade de bloquear os pagamentos por aproximação do cartão de crédito para fazer o cliente inseri-lo na máquina.
Assim, ao tentar fazer um pagamento, a máquina exibe a mensagem: “Erro aproximação. Insira o cartão”. Dessa forma, o vírus força a vítima a colocar o cartão nas maquininhas infectadas.
Nesse momento, o vírus captura os dados do cartão, deixando-o exposto a compras indevidas. No entanto, segundo Fabio Assolini, chefe de pesquisa da Kaspersky na América Latina, afirma:
“O Prilex é bem direcionado. Não vão instalar o vírus na padaria da esquina. Eles preferem empresas que movimentam valores expressivos.”
Fabio Assolini
De acordo com ele, o vírus não foi utilizado muitas vezes, podendo estar em fase de teste. Em seguida, se validado, ele poderá ser vendido para outros criminosos e servir de exemplo para outras gangues.
Além disso, o vírus pode filtrar os dados dos cartões. Dessa maneira, pode escolher capturar informações só de cartões Black e corporativos, uma vez que possuem um limite mais alto.
VEJA TAMBÉM Antivírus gratuito para PC: conheça algumas opções para baixar
Como se proteger do novo golpe
Fabio Assolini explica que o consumidor deve buscar alternativas nesse caso. Por exemplo, fazer pagamentos via PIX, transferência, dinheiro ou tentar em outro terminal.
Todavia, a responsabilidade é do lojista de manter as transações dos clientes seguras. Ele também é o principal prejudicado, uma vez que nem sempre consegue recuperar o valor fraudado.
O consumidor pode pedir o estorno e fazer um boletim de ocorrência. No entanto, até conseguir o dinheiro de volta pode ter dor de cabeça. Por isso, pode se proteger de outros modos:
- Tenha uma solução de segurança em seus depositivos;
- Sempre veja os valores presentes na fatura do cartão. Se não reconhecer alguma movimentação, entre em contato com a instituição financeira.
No entanto, nem todos consegue lembrar de todos os pagamentos feitos, principalmente quando o cartão de crédito é o meio de pagamento que mais utiliza.
Assim, o Gerenciador Financeiro da Mobills é de grande ajuda, uma vez que você pode controlar todos os seus gastos e, no final do mês, ver se é compatível com o valor final da fatura do cartão.
Mobills: Finanças e Cartões
-
Mais detalhes do Mobills
- Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
- Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
- Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.
Além disso, pode utilizá-lo para criar um planejamento financeiro e evitar passar apertos! O app possui ainda muito benefícios. Para conhecê-lo melhor, confira o conteúdo a seguir:
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo
Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.