Se você está em busca de adquirir um novo veículo, mas quer fugir das taxas de juros, essa é a oportunidade perfeita para você conhecer o melhores consórcios de veículos.
Por isso, para te ajudar a entender qual opção faz mais sentido para você, abaixo mostramos algumas das melhores opções de consórcio para veículo. Confira!
Caso o consórcio seja o tipo de serviço que melhor se encaixa para o que você busca, então confira algumas instituições que podem ser bem vantajosas de acordo com aquilo que você busca
Tarifas da conta
Grátis (varia de acordo com o pacote)
Tarifas de saque
Varia de acordo com o pacote contratado
Rendimento da conta
De 85% até 102% do CDI
Produtos disponíveis
Cartão de Crédito, Empréstimos, Financiamentos, Cheque Especial
-
Benefícios da conta
- Isenção de taxa de juros: 10 dias sem juros por mês no limite da conta ao manter o seu CPF ou celular como chave Pix no Santander para os pagamentos e transferências que não podem esperar
- Programa Esfera: Seus cartões podem fazer parte da rede de parceiros do Santander Esfera com descontos de até 50% em produtos, serviços, viagens e muito mais
- App Santander e internet banking: Pelo celular ou pelo computador, você pode fazer transferências, pagamentos e consultas, entre outras transações, a qualquer momento.
- Caixas eletrônicos: São mais de 14 mil pontos em todo o país para você realizar saques e depósitos, além de contratar produtos e serviços
-
Documentos necessários
- Documento de identidade: RG ou CNH
- Número de CPF: CPF
-
Prós e Contras
- PRÓS
-
-
Participação no Programa Esfera
- CONTRAS
-
Pode vir sem cartão de crédito atrelado
No consórcio do Santander, você tem a chance de adquirir seu carro ou moto sem precisar pagar juros e com possibilidade de simular o serviço e até negociar o pagamento à vista.
Aliás, o Santander é uma das instituições que mais contemplam consórcios.
Com o Itaú, você tem a chance de participar dos grupos e consegue contratar consórcio de carros, moto e outros veículos (até imóvel).
Sendo uma das principais empresas voltadas para seguro, na Porto Seguro você também tem acesso ao consórcio da empresa com foco em veículos utilitários, novos, usados e outras opções que fizerem mais sentido para você.
Sendo uma das administradoras mais populares do Brasil, no consórcio Honda de moto você consegue adquirir seu veículo de maneira simples e prática.
Pela fato de ser bastante conhecida, no consórcio Honda você tem a possibilidade de escolher entre diversos veículos e formatos de grupo.
Com a Webmotors, você tem a possibilidade de simular as diversas opções de consórcio disponíveis por lá.
Com o consórcio da Rodobens, você tem acesso a carros, motos e até de caminhões de forma simples e prática.
Uma das principais vantagens da empresa é o fato de poder adquirir o veículo a partir da 6ª parcela paga por meio do Consórcio Pontual.
Sendo um das instituições bancárias mais tradicionais, no Banco do Brasil você pode solicitar seu consórcio com maiores flexibilidades como contratação online, alterar o valor do crédito antes da contemplação e escolher o prazo.
Trazendo uma proposta totalmente desburocratizada e moderna, no Mycon você informa suas preferências para ele mostrar as opções personalizadas de acordo com o que você busca.
Com mais de três décadas atuando no setor, na Disal você consegue participar de grupos com base no modelo do bem ou no valor do crédito que você deseja.
Se você prefere optar por uma instituição cooperada, no consórcio da Sicredi você tem diversas opções que vão desde drones até veículos mais pesados como tratores, tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica.
Uma outra opção de instituição de cooperação é o consórcio do Sicoob. Por lá você também pode ter acesso a diversos tipos de veículos sem precisar dar valor de entrada e nem pagar juros.
Na Chevrolet você pode escolher o veículo que mais se adequa a você. Por lá você conta com os plano, Onix, Premium e PJ que vai variar de acordo com o tipo de serviço que você procura.
Se você prefere opções de veículos desde custo-benefício até opções de carro mais premium, na Fiat você tem acesso a diversas opções de serviços flexíveis.
VEJA TAMBÉM: Consórcio Santander: Conheça os planos e como se tornar um consorciado
O consórcio tem uma grande vantagem: não há taxas de juros. No entanto, caso você tenha pressa de adquirir o bem, existem outros meios, como o financiamento.
Cliente Santander Select, por exemplo, consegue acesso a benefícios e vantagens especiais nesse tipo de crédito.
Umas dos principais meios que recorremos para adquirir algo mais caro normalmente é o financiamento. Com ele você tem acesso ao produto momentos depois de fechar o contrato ou até mesmo na hora.
Porém, o consórcio também é uma opção muito usada e que pode servir para alguns tipos de pessoas.
Com ele, você entra em um grupo de consorciados, paga parcelas mensais e até o fim do contrato ganha o direito de comprar o bem.
E claro, não poderíamos deixar de fora um dos principais destaques dessa categoria: o consórcio não cobra juros!
Porém, requer alguns pontos de atenção.
Para entender melhor, vamos supor que você quer adquirir um veículo por meio do consórcio de carro.
Com isso, você entra no grupo de consorciados que são basicamente pessoas que tem interesse em adquirir um carro parecido com o que você quer e na mesma faixa de preço.
Para manter esse grupo de consórcio de carros, cada um pagará uma parcela mensal de acordo com o valor que foi acordado no contrato.
Enquanto isso, é feito lances e sorteios mensalmente para definir qual pessoa (ou quais pessoas) ganharão o carro naquele mês e será contemplado.
Depois disso, a pessoa sorteada ou que ganhou o lance passará por uma análise de crédito. Por fim, a pessoa terá acesso a sua carta de crédito contemplada, que é o que te dá direito de comprar o veículo.
Acima, descrevemos basicamente como funciona um consórcio de carros e como você consegue participar. Mas afinal, como funciona o consórcio de moto?
Na verdade, a diferença é quase nenhuma, até porque a ideia do consórcio é a mesma independente do produtos consorciado.
O que pode mudar é a quantidade de parcelas disponíveis por conta do preço de cada um.
Então, por exemplo, enquanto em um consórcio de um carro popular as mensalidades seriam de 40 a 80 meses, em um consórcio de moto seria de 20 – 50, por exemplo.
A ideia também se aplica aos veículos pesados (como carretas de transporte), mas nesse caso há outras questões que podem ser um pouco diferentes já que esse produto é muito voltado para empresas e não tanto pra uso pessoal.
Mas no fim das contas, é muito importante que você fique bem atento às condições do consórcio que você contratar, já que as condições podem mudar muito de um para o outro.
VEJA TAMBÉM: Como participar do consórcio Volkswagen. Descubra!
Como mencionamos mais acima, uma das principais vantagens desse tipo de serviço é o fato de não cobrar taxas de juros.
Porém, existem sim taxas que são cobradas. As duas principais são:
- Taxa de administração: taxa paga para a administradora por fazer todo os serviço do consórcio.
- Fundo de reserva do consórcio: voltado para situações de emergência, cobrir gastos judiciais e etc. (quando não usado, no fim do contrato é dividido entre os consorciados).
Por mais que que não sobre juros e é considerado um serviço sem entrada, essas taxas podem ser altas de acordo com a instituição.
Ao pensar em adquirir um veículo, muitos tem a tendência de comparar com o financiamento. Mas afinal, qual é o melhor: consórcio ou financiamento?
Essa comparação é comum já que ambos irão te ajudar a conquistar seu carro/moto dos sonhos ou auxiliar para que sua empresa cresça com a compra de novos veículos.
Porém, os dois funcionam de formas bem diferentes que podem se adequar ou não àquilo que você busca.
Dessa forma, ambos possuem vantagens e desvantagens que podem ou não compensar, mas de forma geral:
As vantagens do financiamento se deve ao fato de possuir prazos maiores de pagamento, parcelas mais flexíveis e o principal: você pega o bem logo quando contrata o serviço.
Porém, as principais desvantagens do financiamento é que você fica com uma dívida por muito tempo (o consórcio não é considerado uma dívida).
Muitas vezes é necessário um valor de entrada e também há outras taxas (que são resumidas no CET).
As vantagens do consórcio é o fato dele ser sem juros, você consegue sair quando quiser (pode cobrar multa) e não é necessário dar entrada para participar.
Porém, as desvantagens do consórcio se deve ao fato de não saber quando sua vez chegará, algo que está suscetível a sorteios e lances. Além disso, as taxas podem ser altas a depender da instituição.
O ranking de melhores opções de consórcio de veículo foi definido com base em alguns critérios de avaliação, como taxa de juros, tipo e valor do crédito e número de parcelas, pois esses fatores irão determinar a experiência do usuário com a empresa e a facilidade com que conseguirá crédito.
Para recolher essas informações, nós verificamos o site das instituições e as informações fornecidas por elas. Dessa forma, conseguimos medir os principais fatores que nos permitem descobrir se a instituição é recomendável ou não.
Depois que você é contemplado e ganha a sua carta de crédito para adquirir seu bem, você precisa continuar pagando até o fim do contrato.
Até porque, caso isso não aconteça, é possível que a instituição tome o bem de volta já que ele fica alienado até a última parcela ser paga.
As dicas mostradas acima e algumas vantagens e desvantagens do consórcio de veículos, já pode te ajudar a escolher a melhor opção que se encaixa para você, principalmente sendo um produto voltado para quem não tem muita pressa.
Nesse sentido, mesmo que ele seja um serviço que não cobra juros, fique muito atento às taxas administrativas que podem acabar descompensando no final das contas.
Junto com isso, além do fato de não ter uma certeza de quando você receberá o veículo, ao sair do contrato você pode acabar pagando multa.
No fim das contas, é necessário ter um planejamento financeiro em estabelecido para entender se o consórcio de veículos atende as suas necessidades e está alinhado com as suas condições financeiras.