O que é o leilão da Receita Federal e como participar? Confira!
Saiba o que é e como funciona o leilão da Receita Federal, além de como fazer para participar dos lances!
Artigo escrito por Ranielle Oliveira em 11 de Abril de 2023
O leilão da Receita Federal é uma prática bastante comum do órgão, que serve para arrecadar recursos por meio da venda de alguns bens apreendidos ou abandonados.
Dessa maneira, se você busca saber como funciona e como participar, confira este conteúdo até o fim.
Boa leitura!
VEJA TAMBÉM: Tudo sobre o eCAC Receita Federal: o que é e como funciona!
O que é o leilão da Receita Federal?
O leilão da Receita Federal é uma prática feita pelo órgão que realiza a venda de bens apreendidos ou abandonados, como veículos, eletrônicos, joias e outros itens.
Em geral, esses bens são provenientes de ações de fiscalização, apreensão de contrabando ou até mesmo de pessoas que não conseguiram pagar suas dívidas com a Receita Federal.
O objetivo do leilão, por sua vez, é recuperar parte dos valores devidos ao órgão e destinar o dinheiro arrecadado para áreas como saúde, educação e segurança pública.
Além disso, essa prática é realizada de forma presencial ou virtual, e qualquer pessoa pode participar, uma vez que siga as restrições do órgão idealizador.
Dessa maneira, essa é uma excelente oportunidade para arrematar produtos com preços bem abaixo do mercado, garantindo a legalidade dos produtos comercializados no Brasil.
VEJA TAMBÉM: Como consultar pendências na Receita Federal? Aprenda agora!
Como funciona o esquema de lote?
É possível que um lote contenha um ou mais produtos oferecidos em um pacote fechado, fazendo com que você adquira não apenas o que deseja.
Digamos, por exemplo, que um lote tenha um notebook, um iPhone 13 e um mouse. Caso o seu interesse seja apenas no notebook, lembre-se de que, por se encontrarem em um lote, é necessário dar lance pelo pacote completo.
Por isso, caso você consiga arrematar o lote, levará todos os itens para casa e pagará por todos eles.
Quem pode participar do leilão da Receita Federal?
Qualquer pessoa, seja ela física ou jurídica, pode participar do leilão da Receita Federal. Porém, é necessário estar em uma situação regular com o órgão e não ter impedimentos perante a lei, como estar cumprindo uma pena criminal.
Além disso, é sempre importante estar atento às regras de participação que os leilões podem ter.
Em alguns, por exemplo, é vetada a participação de pessoas que tenham algum tipo de relação com os proprietários dos bens, como os pais, funcionários, sócios, etc.
Por isso, o ideal é que sejam verificados todos os requisitos para garantir uma participação correta e adequada.
Como participar do leilão da Receita Federal?
Para participar do leilão da Receita Federal é necessário fazer o seguinte passo a passo:
- No site oficial da Receita Federal, consulte a lista de leilões disponíveis;
- Após isso, faça uma análise da lista de bens para leilão e escolha, então, os que você deseja;
- Então, faça o cadastro no site da Receita Federal e crie uma senha de acesso. Caso o leilão seja presencial é possível fazer o cadastro no local;
- Verifique as regras e condições do leilão, para que você esteja dentro dos requisitos;
- Dê um lance de acordo com o valor estimado para cada lote (de forma presencial ou online, dependendo da modalidade do leilão);
- Por fim, caso você seja o vencedor, efetue o pagamento do valor no prazo estabelecido pelo órgão e siga todas as instruções dadas, no site, para a retirada do bem.
Lembre-se: é de extrema importância, antes do lance, verificar todas as condições dos bens que você deseja arrematar, como o estado de conservação, quais os documentos necessários, etc. Afinal, você precisa dessas informações antes de adquirir algo.
O que é possível comprar nos leilões da Receita?
Atualmente, é possível fazer o arremate de itens diversos, que o público mais consome. Confira a seguir uma lista com algumas opções que possivelmente podem ser encontradas:
- Smartphones;
- Tablets;
- Notebooks;
- Monitores;
- Drones;
- Câmeras;
- Impressoras;
- HDs e SSDs;
- Placas-mãe;
- Memória RAM;
- Teclados, mouses ou fones de ouvido;
- Kits de maquiagem;
- Móveis;
- Veículos apreendidos; etc.
Dúvidas frequentes sobre o assunto
Como participar do leilão da Receita Federal?
Basta que os interessados acessem o site oficial da Receita Federal e cliquem no link do leilão. Lá, essas pessoas terão muitas informações sobre todo o processo de participação.
Quando é o leilão da Receita Federal?
O leilão da Receita Federal acontecerá no dia 11 de abril de 2023, às 9h30, de forma eletrônica.
Quem pode participar do leilão da Receita Federal?
Qualquer pessoa física ou jurídica pode participar desse leilão, uma vez que esteja em situação regular com a Receita Federal, órgão idealizador, e não tenha impedimentos legais, como estar cumprindo pena criminal.
Comprar um item no leilão da Receita Federal vale a pena?
De maneira geral, sim. Afinal, esses produtos são, costumeiramente, arrematados por preços muito abaixo do mercado.
No entanto, é necessário ficar atento a cada uma das regras de cada edital. Considere fatores como distância, uma vez que o responsável pela retirada é você, condições do item e também esteja ciente de que você levará o lote inteiro para casa.
VEJA TAMBÉM: Como consultar CPF na Receita Federal? Passo a passo!
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Ranielle Oliveira Analista de Conteúdo
Experiente na área de revisão e redação de textos, criadora de conteúdo de finanças pessoais para web e redes sociais e apaixonada por escrever textos com uma linguagem clara e de fácil entendimento para os leitores.
- Graduanda em Letras pela Universidade Estadual do Ceará.