Confira 4 dicas de como evitar o consumismo e não ficar no vermelho
Artigo escrito por Equipe Mobills em 08 de Junho de 2023
Você gasta demais e isso tem atrapalhado as suas finanças? Então você precisa descobrir como evitar o consumismo! Mesmo que involuntariamente, todo mundo tem um lado consumista, seja com comida, com roupas, com acessórios ou outros fatores da vida.
Mas, o que não pode é deixar que isso tome conta da sua rotina ou atrapalhe o seu planejamento. O consumismo pode ser algo saudável se for controlado e com sabedoria.
Porém, se passar dos limites, pode, inclusive, comprometer toda a sua organização financeira e trazer consequências.
Existem casos em que as pessoas deixam de pagar as contas básicas porque priorizam o consumismo de algo supérfluo, que vai somente satisfazer um prazer momentâneo. Saber como evitar o consumismo pode te ajudar em várias áreas da vida.
Como evitar o consumismo?
Saber como evitar o consumismo é importante e vai fazer bem, acima de tudo, para o seu bolso. Afinal, comprar em excesso e sem necessidade pode comprometer e muito o seu orçamento. Veja a seguir algumas dicas valiosas!
Entenda o motivo de cada compra
Antes de sair comprando, que tal tentar identificar o real motivo dessa comprar? Dessa forma, você saberá se ela é realmente necessária e deve ser feita.
Essa é uma forma de priorizar um consumo estratégico e não involuntário, apenas por impulso. O famoso comprar com motivo e pela necessidade e não somente pelo momento.
Trace metas financeiras
Quando se têm metas financeiras fica bem mais fácil de controlar o orçamento e não deixar com que ele seja atrapalhado por compras desnecessárias.
Busque desenhar prioridades para o seu orçamento e trace metas a curto, médio e longo prazo, pois você saberá que descumprir com algo supérfluo, poderá comprometer o andamento do seu objetivo.
VEJA TAMBÉM: Como fazer um planejamento financeiro? Aprenda na prática!
Deixe para amanhã
Pensou em comprar algo e não sabe se ele é realmente necessário? Quer adquirir um produto novo e está em dúvida se realmente precisa ou se é só pela circunstância do momento? Então deixe para amanhã.
Muitas vezes você só precisa de tempo e calma para pensar. Na correria do dia a dia é possível que precise decidir de forma rápida, mas é sempre bom tomar decisões calculadas. Portanto, em 24 horas você pode mudar de ideia e perceber que não precisa daquilo.
Passe a escolher o consumo colaborativo
Se você gasta muito e não consegue ter o controle financeiro das suas coisas, gastando mais do que deve, a economia colaborativa pode ser uma tática que funciona e ajude a não comprometer tanto o orçamento.
Este é um sistema em que as pessoas escolhem compartilhar, trocar, emprestar ou alugar em vez de comprar.
O que é consumismo?
Antes de saber como evitar, é necessário ter em mente de forma mais precisa o que é o consumismo e entender melhor este conceito tão comum no cotidiano de qualquer indivíduo.
O consumismo pode ser definido como sendo a prática ou o impulso de comprar algo em excesso e sem necessidade.
Muita das vezes está atrelado a um nível de ansiedade ou para satisfazer traumas, desejos, bem-estar, mas também pode não ter um motivo específico.
Geralmente o consumista é bastante impactado pelas propagandas promoções, descontos, informações instigantes, comerciais de TV e teaser, flyers nas redes sociais chamativos, entre outros.
Mas, o que ele não sabe é que o ato de consumir em excesso pode trazer problemas sociais, mentais e até mesmo econômicos.
LEIA TAMBÉM: Como Economizar Dinheiro: conheça as nossas dicas!
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Equipe Mobills Redator Web
Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.