Cheque especial Santander: saiba o que é, como funciona e como contratar!
Apertou o mês e precisa de um dinheiro extra? Veja como acessar o cheque especial Santander e taxas para seu uso.
Artigo escrito por Equipe Mobills em 08 de Julho de 2023
Você já conhece o cheque especial Santander? Se é cliente do banco e ainda não sabe como funciona, é preciso ficar por dentro e conhecer este serviço.
Afinal, no momento de aperto ou de acúmulo de dúvidas, o cheque especial pode te salvar.
Muita gente, inclusive, ainda tem dúvidas sobre o que é esta função. Se você é uma delas, fique tranquilo que vamos explicar melhor.
Isso porque, embora seja uma modalidade financeira com muitas vantagens e que pode aliviar os bolsos, sendo uma aliada, também requer atenção.
Veja a seguir mais detalhes sobre o cheque especial do Santander.
Veja também: Open Banking Santander: o que é e como funciona
O que é cheque especial?
O cheque especial é uma linha de crédito oferecida pelas instituições bancárias que, geralmente, é pré-aprovada no ato da abertura da conta corrente.
Inclusive, o serviço pode ser aprovado mesmo sem o cliente ter solicitado, mas a ativação só acontece com autorização do correntista e ele usa se quiser.
Ele pode ser considerado um tipo de empréstimo diretamente da sua conta, mas este acesso e crédito geralmente é menos burocrático. O cheque especial é uma solução mais rápida.
Como funciona o cheque especial Santander?
O cheque especial do Santander funciona para ajudar com que o cliente consiga fechar o mês no azul e consiga lidar com as emergências ou imprevistos.
Para contratar, basta cadastrar no seu celular o CPF como chave PIX.
Mantendo essas chaves cadastradas, você pode ter a função ativada e ainda conseguir 10 dias sem juros no limite da conta como benefício para usar a qualquer momento, de acordo com o crédito pré-aprovado.
Dessa forma, o cliente pode realizar transferências e pagamentos a qualquer hora do dia usando o limite de crédito, sem juros, por mês.
Veja também: É possível parcelar o cheque especial? Saiba como!
Qual é a taxa do cheque especial Santander?
Embora o cliente do Santander receba 10 dias sem juros ao usar o limite especial da conta, é bom frisar que existe a cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), que incide em todas as transações de crédito.
O IOF, neste caso, é cobrado de duas maneiras: 0,38% sobre o valor + 0,0082% ao dia
É importante pontuar que o cliente não paga pelo serviço se não utilizar, independentemente se tiver crédito pré-aprovado ou não.
Além disso, ele pode realizar consulta de saldo e gestão dos limites pelo aplicativo do Santander ou até mesmo através do Internet Banking.
Leia também: Pix parcelado Santander: Entenda o que é e como funciona
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Equipe Mobills Redator Web
Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.