Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Imposto de Renda 2024: Receita libera consulta ao 1º lote residual da restituição

Artigo escrito por Isabela Matsura em 25 de Outubro de 2024

Boa notícia! Ontem, 24 de outubro de 2024, a Receita Federal liberou a consulta ao 1º lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024.

Portanto, se você caiu na milha fina e conseguiu regularizar suas pendências com a Receita Federal, já pode consultar os valores e verificar se é elegível à restituição. Descubra como fazer isso!

Receita divulga 1º lote residual de restituição do Imposto de Renda

No dia 24 de outubro, a Receita Federal abriu a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda. Portanto, você já pode fazer as consultas dos valores e saber se é elegível.

O pagamento deste 1º lote será feito no dia 31 de outubro, que contemplará mais de 264.602 contribuintes. No total, a restituição do IR tem o valor de R$ 700 milhões.

Do total, R$ 373,5 milhões são para contribuintes com prioridade no recebimento:

  • 6.416 idosos acima de 80 anos;
  • 46.689 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 5.219 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 14.661 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 126.824 contribuintes que receberam prioridade por utilizarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via PIX;

Os outros 53.433 contribuintes não são prioritários. Ademais, 11.360 restituições são contribuintes priorizados em razão do estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul (RS).

O que é lote residual do Imposto de Renda?

O lote residual do Imposto de Renda são pagamentos feitos após o fim dos depósitos usuais da restituição, para quem caiu na malha fina, mas regularizou suas pendências.

Isso porque, ao entregar a declaração do Imposto de Renda, o documento para por uma análise minuciosa. Nela, a Receita Federal analisa os rendimentos e deduções declaradas.

Quando consta um erro ou divergência na declaração, o contribuinte cai na malha fina e fica com o CPF irregular junto à receita. Portanto, deverá entregar um documento corrigindo as informações.

Portanto, se você tem direito à restituição e já regularizou suas pendências com a Receita Federal, entrará nos lotes residuais de pagamento para receber parte do seu dinheiro de volta.

Como consultar o lote residual do IR em 2024?

Para consultar o lote residual do Imposto de Renda em 2024, siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse a página da Receita Federal;
  2. Em seguida, clique em “Meu Imposto de Renda”;
  3. Clique em “Consultar a Restituição”;
  4. Por fim, informe os dados solicitados.

Dessa maneira, a página irá apresentar orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou completa, por meio do extrato de processamento no e-CAC.

Se o contribuinte não sacar o valor do lote residual do IR dentro de um ano, ele deverá solicitá-lo, exclusivamente, pelo Portal e-CAC. Nos demais canais não será possível.

Para conseguir o seu dinheiro, é preciso acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, selecionar “Meu Imposto de Renda” e clicar na opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Vale ressaltar que, se não receber a restituição agora, ainda há outros lotes residuais:

LoteData de recebimento
1º lote residual (consulta aberta)31 de outubro de 2024
2º lote residual29 de novembro de 2024
3º lote residual31 de dezembro de 2024
4º lote residual31 de janeiro de 2025
5º lote residual28 de fevereiro de 2025

Portanto, fique atento sempre que a Receita Federal abrir consulta à restituição do IR para conferir se você é elegível e manter suas finanças sempre organizadas em dia.


Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

Últimas Notícias

.