Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Pix agendado recorrente torna-se obrigatório em todas as instituições financeiras

Artigo escrito por Isabela Matsura em 29 de Outubro de 2024

A partir desta segunda-feira, 28 de outubro, o Pix agendado recorrente tornou-se uma modalidade de pagamento oferecida obrigatoriamente em todas as instituições financeiras.

Até agora, apenas alguns bancos apresentavam o serviço, já que era facultativo. Mas, a resolução do Banco Central (BC), determinou que serão obrigados a proporcionar o Pix agendado recorrente.

Essa nova medida tem o propósito de melhorar e tornar ainda mais prático o uso do Pix. Dessa maneira, pode evitar até a inadimplência, já que consegue agendar os pagamentos com frequência.

A seguir, confira mais detalhes da mais recente mudança no Pix!

Como funciona o Pix agendado recorrente?

Desde segunda (28), todos os bancos são obrigados a oferecer o Pix agendado recorrente para seus clientes. Por isso, é fundamental descobrir como esse meio de pagamento funciona.

Dessa forma, com a novidade, passa a ser possível agendar pagamentos de qualquer valor que acontecem em períodos definidos, seja para pessoas físicas ou pessoas jurídicas.

Assim, todas as pessoas podem fazer pagamentos agendados de forma recorrente, para cair na conta do receber sempre no mesmo dia de cada mês, sem taxas ou tarifas extras.

Entre as transações que podem ser programadas para automatizar os pagamentos mensais, estão o pagamento de contas residenciais, de plataforma de streaming e até a mesada dos filhos.

Pix agendado recorrente X Pix automático

Devido à algumas similaridades, o Pix agendado recorrente pode ser confundido com o Pix automático. Embora sejam parecidos, eles possuem diferenças – que os tornam complementares.

No Pix automático, as instruções de pagamento são sempre fornecidas pelo usuário recebedor, que deve ser necessariamente pessoa jurídica, mediante autorização prévia do usuários pagador.

Por outro lado, no Pix agendado recorrente, os próprios pagadores fornecem as instruções de pagamento. Além disso, o destinatário pode ser pessoa física ou jurídica.

Ou seja, mesmo que ambos atendam a casos de uso relacionados a pagamentos periódicos, eles são diferentes. Por isso, analise qual meio de pagamento atende melhor a sua necessidade.

Hora de relembrar: demais mudanças no Pix

Além da obrigatoriedade do Pix agendado recorrente, há outras mudanças no Pix que irão chegar. Entre elas, as regras mais rígidas na transação para evitar fraudes e garantir a segurança dos usuários.

Por isso, a partir de 1º de novembro, transferências de mais de R$ 200 só poderão ser feitas de um telefone ou computador previamente cadastrado pelo cliente da instituição financeira.

Além disso, dispositivos sem cadastros terão um limite diário de R$ 1 mil. No entanto, nada mudará para celulares, computadores e dispositivos eletrônicos que já são usados para fazer o Pix.

E, no dia 16 de junho de 2025, está previsto o lançamento do Pix automático pelo Banco Central. Assim, facilitará as cobranças recorrentes, dificultando inadimplências e tendo mais praticidade.


Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

Últimas Notícias

.