Agora que o Pix agendado recorrente passa a ser obrigatório a todos os bancos, é comum que o assunto traga um certo nível de interesse e algumas dúvidas pontuais.
Apesar de ter uma funcionalidade bastante simples, existem certos pontos relacionados ao Pix agendado que merecem sua atenção para evitar possíveis desentendimentos no futuro.
Este conteúdo foi feito para te explicar como o Pix agendado funciona, que horas ele cai e como cancelar um agendamento ativo. Veja os detalhes a seguir e saiba mais!
VEJA TAMBÉM: Conheça os melhores bancos digitais gratuitos para abrir conta
Como o próprio nome diz, a modalidade de Pix agendado permite que você escolha a data em que o pagamento feito irá cair na conta do recebedor, que não deve ultrapassar o limite máximo de 90 dias.
De forma geral, o Pix agendado é uma ferramenta gratuita e que pode ser utilizada por qualquer pessoa que possui uma conta corrente.
No que diz respeito aos seus benefícios, podemos destacar algumas possibilidades que possuem potencial para te ajudar a organizar seus pagamentos. Veja:
Fora as vantagens que citamos acima, também vale a pena ressaltar a função de Pix agendado recorrente, que pode facilitar uma boa parte da sua vida financeira.
Por meio dele você pode agendar transferências que fazem parte da sua rotina para economizar tempo e evitar futuros esquecimentos, o que o torna em um ótimo aliado para manter as contas em dia.
Um pagamento feito por meio do Pix agendado deverá cair na conta do destinatário logo nas primeiras horas do dia no período da manhã.
Ao certo, não se sabe exatamente qual a hora exata, mas estipula-se que o pagamento ocorra entre as 5h às 6h. Mas não se preocupe. Caso todos os dados estejam preenchidos corretamente, tudo ocorrerá como o previsto.
Ainda que muitos não saibam, um Pix agendado pode ser sim cancelado. No entanto, só será possível cancelar agendamentos que ainda não chegaram em sua data estipulada.
Por exemplo, hoje é dia 29/10/24 e meu Pix está agendado para o dia 15/11/24. Isso significa que terei até o dia 14/11/24 para cancelar o meu agendamento.
Os pagamentos via Pix, independentemente de ser agendado ou não, são seguros e regulamentados pelo próprio Banco Central.
Entretanto, apesar do seu ótimo nível de segurança, algumas pessoas ainda se aproveitam de brechas para aplicar golpes falsificando pagamentos
O golpe do Pix agendado, por exemplo, é geralmente aplicado por compradores que agendam o pagamento, mas que não os concluem.
Por isso, é essencial monitorar sua conta para verificar se o dinheiro chegou até o destino correto ou não. Em todos os casos, exija sempre o comprovante e verifique sua conta corrente para evitar qualquer tipo de fraude.