O incentivo financeiro Pé-de-Meia, criado pelo governo federal para atender estudantes do ensino médio a permanecerem na escola e com isso reduzir o número de evasão chega no ensino superior em 2025.
Segundo informa o ministro da Educação, Camilo Santana, em entrevista, nesta segunda-feira, o governo pretende lançar uma nova versão do Pé-de-Meia para estudantes de baixa renda, desta vez tendo como alvo os universitários federais.
“Estamos começando a construir um Pé-de-Meia para o estudante universitário, uma proposta para ser discutida com o presidente Lula. Ele já está empolgado. Nós podemos identificar onde é que estão os gargalos, as dificuldades para garantir que esse aluno possa realizar o seu sonho de ir para a universidade”. disse ao jornal O Globo.
Ainda em discussão sobre o benefício, alguns perfis já começam a ser apontados como possíveis beneficiários, tais como:
Atualmente o Pé-de-Meia para o ensino médio funciona assim:
Por meio de uma espécie de poupança, jovens de 14 a 24 anos recebem um auxílio financeiro para não abandonarem os estudos da seguinte forma.
O ministro ainda afirmou que o programa aumentou a frequência dos alunos nas escolas. Ainda destacou que deseja unir mais a política “com o ProUni”, outro programa de que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior.
Leia também: Cartão Universitário: conheça os melhores de 2024 || Cartão de crédito para menor de 18: saiba como fazer
Compartilhe este conteúdo