A Black Friday oficialmente começa no final de novembro, mas é comum que diversas empresas antecipem a data e comecem a oferecer diversos descontos e ofertas imperdíveis nesta época. Mas você sabe como se proteger e evitar golpes usando cartões Santander?
Se a sua compra não acontecer dentro do e-commerce das empresas que você conhece, você aumenta suas chances de cair no golpe de phishing. Essa é uma armadilha que bandidos usam para roubar seu dinheiro ou a sua identidade fazendo com que você revele informações pessoais.
Entre as informações roubadas em golpes comuns aplicados na internet estão:
E a melhor forma de se proteger é não acessando e-mails suspeitos e tendo um dos cartões Santander, como o cartão Santander Free, que contam com sistema antifraude.
Todos os clientes dos cartões de crédito Santander contam com esse sistema de proteção que passa por uma confirmação de compras quando há suspeita de fraude. A comunicação acontece via WhatsApp, notificações pelo Aplicativo Santander ou Santander Way e SMS, tudo em tempo real.
Além disso, os clientes dos cartões Santander, desde o Santander Free, até a linha de alta renda como os cartões Santander Aadvantage Black, Santander Unlimited e Santander Smiles Infinite, contam com um cartão virtual que modifica a senha CVV a cada compra ou de tempos em tempos para garantir a privacidade dos dados do cliente.
Trouxemos algumas orientações para identificar que realmente é o Santander que está em contato com você para confirmar uma compra suspeita.
Veja também: Como saber quantos pontos Esfera eu tenho: veja o passo a passo
Caso você sofra um golpe do cartão de crédito, entre em contato imediatamente com a Central de Atendimento: 4004 3535 (capitais e regiões metropolitanas), 0800 702 3535 (demais localidades) ou 0800 723 5007 (pessoas com deficiência auditiva e de fala).
Explique a situação, com dados como: dia e horário da compra suspeita, valores e se possível junte provas como não ter cadastro no site suspeito ou em caso de compra física, de que não estava no local no dia e horário onde a compra foi realizada.
Leia também: Esfera Santander: saiba como funciona o programa