Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Bolsa Família bloqueado? Descubra como desbloquear antes de 2025!

Artigo escrito por Isabela Matsura em 25 de Dezembro de 2024

Ao deixar de cumprir algumas das regras do Bolsa Família, você pode ter o benefício bloqueado. Dessa maneira, deixa de receber o pagamento até resolver o problema no cadastro.

Se seu auxílio está bloqueado, fique atento! O Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) oferece um prazo máximo de 60 dias para atualizar os dados do Cadastro Único e corrigir os erros.

No entanto, quanto antes corrigi-los, mais chances terá de começar 2025 recebendo o Bolsa Família. Sendo assim, continue lendo para descobrir como desbloquear o benefício!

Como desbloquear o Bolsa Família?

Se você teve o Bolsa Família bloqueado, tem até 60 dias para atualizar o seu cadastro e voltar a receber as parcelas do benefício. Para isso, é preciso corrigir os erros.

Por exemplo, se o MDS bloqueou o Bolsa Família porque seu filho ultrapassou o limite de faltas na escola, apresente um atestado médico que as justifiquem, se for esse o caso.

Depois, atualize seus dados para manter sua inscrição no auxílio:

  1. Agende seu atendimento no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social);
  2. Solicite a renovação no Cadastro Único;
  3. Apresente os documentos solicitados;
  4. Por fim, responda ao questionário socioeconômico e aguarde a aprovação.

E pronto! Após a correção dos erros e das informações atualizadas no Cadastro Único, o Governo avalia a liberação do benefício. Mantenha os dados atualizados para evitar o bloqueio novamente.

Assim que os erros corrigidos forem validados, o MDS destrava as parcelas que ficaram bloqueadas e a família pode recebê-las após a liberação do cadastro.

Por que o Bolsa Família é bloqueado?

Para evitar que o Bolsa Família seja bloqueado, não basta comprovar a renda mensal de até R$ 218 por pessoa. Além disso, é preciso atender determinados critérios para o pagamento:

  • Manter a frequência escolar das crianças e jovens em pelo menos 85% ao mês;
  • Gestantes devem fazer o pré-natal;
  • Atualizar o Cadastro único a cada dois anos, no mínimo, ou sempre que houver mudanças nas informações da família;
  • Manter atualizada a caderneta de vacinação das crianças, jovens e mulheres;
  • Fazer acompanhamento nutricional das crianças de até 7 anos uma vez por semestre.

Periodicamente, o MDS faz um pente-fino nos cadastro e quem não atende esses requisitos, pode ser excluído ou bloqueado no Bolsa Família, prejudicando as finanças.

Portanto, é muito importante conhecer as regras do auxílio para continuar recebendo o valor.


Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

Últimas Notícias

.