Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Cuidado! Criminosos aproveitam novas regras do Pix para aplicar golpes

Artigo escrito por Isabela Matsura em 13 de Janeiro de 2025

Criminosos estão se aproveitando das fake news envolvendo as novas regras de fiscalização do Pix e cartão de crédito criadas pela Receita Federal para tentar aplicar golpes.

Por isso, o órgão emitiu um alerta a respeito do assunto para evitar o chamado “Golpe da Cobrança de Taxa sobre o Pix”. Dessa forma, busca conscientizar as pessoas a fim de proteger suas finanças.

Continue lendo para saber mais detalhes do golpe e se prevenir!

Golpe da Cobrança de Taxa sobre o Pix

As novas regras de fiscalização do Pix estão sendo alvo de golpes por criminosos. Isso devido à circulação de fake news afirmando que agora as transações instantâneas serão taxadas.

Desse modo, o golpe consiste em enviar às vítimas falsas mensagens de cobranças de taxas do Fisco sobre transações via Pix em valores acima de R$ 5 mil.

Os criminosos ainda alegam que, se o pagamento não for feito, o CPF do contribuinte será bloqueado. Para tentar dar veracidade, usam o nome, cores e símbolos oficiais da Receita Federal.

No entanto, tanto a Receita Federal quanto o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, desmentiram a cobrança de impostos sobre o Pix. Em nota, o órgão ainda afimou:

“Não existe tributação sobre o Pix, e nunca vai existir, até porque a constituição não autoriza imposto sobre movimentação financeira”.

Além disso, a Receita Federal informou que não se comunica por contribuintes por WhatsApp, SMS ou redes sociais para assuntos oficiais. Portanto, atente-se para mensagens nesses canais.

Em caso de dúvida, confirme a autenticidade verificando se são do Portal e-CAC ou do site oficial da Receita Federal. Também evite clicar em links ou abrir arquivos suspeitos.

Quais os impactos das novas regras do Pix?

Com as novas regras, as movimentações via Pix e cartão de crédito, acima de R$ 5 mil, feitas por meio de operadoras de cartão ou instituições de pagamento passaram a ser fiscalizadas.

Antes, o órgão recebia dados apenas dos bancos tradicionais. Todavia, isso não quer dizer que você irá pagar mais imposto ou todas as suas informações pessoais estarão disponíveis.

A mudança significa somente que novas instituições passaram a fazer parte da lista de fiscalização. Entre elas, bancos digitais e carteiras digitais, já que movimentam muito dinheiro ao ano.


Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

Últimas Notícias

.