Conheça as principais ações que pagam dividendos mensais para construir sua carteira de investimentos com foco em renda passiva.
Artigo escrito por Luis Soares
em 16 de Janeiro de 2025
Hoje, quem busca investir em ações que pagam dividendos mensais encontra algumas opções na Bolsa de Valores. São elas: Banestes (BEES3), Bradesco (BBDC3 e BBDC4) e Itaú (ITUB3 e ITUB4).
É possível conseguir uma renda passiva com os seus investimentos por meio de ações que pagam dividendos mensais. Assim, além de aproveitar uma valorização desses ativos, o investidor recebe, todo mês, os proventos que aquela empresa distribui.
Muitos investidores escolhem essas ações para construir a sua carteira previdenciária e, assim, quando chegar em uma idade determinada, se aposentar recebendo os dividendos e colhendo os frutos de seus investimentos sem precisar vender suas ações.
É claro que a escolha de ações que pagam proventos todos os meses requer muito cuidado e, principalmente, adequação ao risco que o investidor está disposto a correr.
Se você quer descobrir quais ações pagam dividendos mensais, esse artigo é para você.
Apenas um aviso. Aqui, não realizamos indicação de investimento. O foco desse conteúdo é meramente educacional e informativo.
Vamos lá?
3 Ações que pagam dividendos mensais
Existem diversas empresas que realizam pagamento de dividendos, porém nem todas elas fazem isso mensalmente.
Algumas empresas pagam seus dividendos uma única vez no ano, algumas pagam semestralmente, outras trimestralmente e, finalmente, existem aquelas empresas que fazem o pagamento de proventos de maneira mensal.
Assim, além de aproveitar as flutuações do mercado, o investidor pode ter uma previsibilidade de recebimento dos dividendos, fazendo com que o seu dinheiro trabalhe para ele.
É importante, antes de realizar qualquer aporte, fazer uma pesquisa sobre as empresas e considerar o histórico da companhia, além de não esquecer de diversificar sua carteira.
Agora, confira um pouco mais sobre as empresas que pagam dividendos mensais na Bolsa de Valores.
1. Banestes (BEES3)
O Banestes é o Banco do Estado do Espírito Santo e um dos menos conhecidos da lista. Ele possui a maior rede bancária do Espírito Santo e já distribui dividendos desde 2014, possuindo assim um bom histórico na distribuição do seu lucro.
O banco está presente em todos os municípios do estado e conta com uma grande quantidade de correntistas.
Hoje, o Dividend Yield da ação está em 8%.
2. Bradesco (BBDC3/BBDC4)
Criado em 1943, o banco Bradesco se tornou uma das maiores companhias do sistema bancário no Brasil e é conhecido, há anos, por ser um bom pagador de dividendos.
O pagamento sempre é realizado no primeiro dia útil do mês e é proporcional à quantidade de ações que cada investidor possui.
A política do banco estabelece que, pelo menos, 30% do lucro líquido deve ser pago aos acionistas sob a forma de dividendo ou juros sobre capital próprio.
Atualmente, o Dividend Yield da companhia está em 9,3%.
3. Itaú (ITUB3/ITUB4)
Outro banco está na lista de ações que pagam dividendos mensais. O Itaú remunera seus investidores por meio de dividendos mensais desde 1980. Ou seja, são mais de 40 anos de histórico de dividendos.
O estatuto do banco estabelece que pelo menos 25% do lucro líquido será distribuído aos acionistas.
Além disso, duas vezes ao ano, existe o pagamento de proventos complementares.
Hoje, o Dividend Yield do banco está em 7,5%.
O que fazer com os dividendos mensais recebidos
O investidor que constrói uma carteira de ações que fazem o pagamento de proventos mensalmente pode usar essa renda passiva de diferentes maneiras. E o mais importante, todos os meses ele pode escolher como fazer isso.
Assim, uma das grandes vantagens de receber dividendos todos os meses é a liberdade que isso dá ao investidor para escolher tomar suas próprias decisões com o dinheiro que recebe.
Ao receber os proventos do mês, o investidor poderá tomar algumas decisões:
Reinvestir os dividendos
Essa é a atitude mais indicada para quem continua construindo o seu patrimônio e não atingiu a idade programada para usufruir dos dividendos.
Reinvestir os proventos recebidos aumenta o retorno sobre o investimento e faz com que, na próxima distribuição, o investidor receba mais do que recebeu anteriormente. Essa é a atitude correta para quem quer gerar o efeito bola de neve sobre os seus aportes.
Sacar os dividendos
Quem já quer viver dos seus dividendos ou precisa usá-los em razão de alguma emergência pode escolher sacar o valor e usá-lo.
Essa é uma opção que deve ser muito bem pensada, uma vez que ao sacar o dinheiro e não reinvesti-lo, ele deixa de gerar frutos no futuro.
Fazer uma reserva de oportunidade
Nesse caso, o investidor acredita que não existe nenhuma boa oportunidade para investir o valor e, por isso, ele resolve deixar os dividendos recebidos em uma reserva de oportunidade.
Assim, quando alguma ação corresponder aos critérios de sua estratégia, ele usará essa reserva para comprá-la.
É importante destacar que não existe uma única escolha certa. Tudo dependerá da sua fase de vida e dos seus objetivos com o seu investimento.
FIIs ou ações que pagam dividendos todos os meses?
Não são só ações que pagam dividendos todos os meses. Os fundos imobiliários (FIIs) também realizam o pagamento de proventos mensais e podem ser usados na estratégia de construção de renda passiva.
Como visto anteriormente, quem está procurando receber proventos mensalmente tem poucas opções no mercado de ações. Pouquíssimas empresas realizam a distribuição de dividendos de forma mensal. Por isso, os FIIs podem ser uma opção interessante para isso.
Assim, ações e fundos imobiliários podem compor uma carteira diversificada, focada no recebimento de renda passiva. Confira a importância de compor uma carteira com esses dois ativos.
Diversificação de renda: enquanto as ações geram dividendos através do lucro de suas operações, os FIIs geram renda por meio do aluguel de seus imóveis. Assim, o investidor conseguirá estar exposto a atividades econômicas mais variadas.
Exposição diversificada: investir em ações pode expor o investidor à diferentes setores, como saúde, bancário, construção civil, etc. Já o investimento em fundos imobiliários permite a exposição ao mercado imobiliário.
Diversificar benefícios: as ações permitem receber dividendos mas também aproveitar a valorização da empresa. Já os fundos imobiliários são mais estáveis em seu valor, mas possuem uma distribuição mensal mais constante. Assim, ter os dois em sua carteira permite aproveitar o crescimento da empresa sem deixar de lado o recebimento de proventos.
Como escolher ações que pagam dividendos mensais?
Um ponto muito importante para quem quer construir uma carteira focada em dividendos é que eles não são um fim em si.
O que isso quer dizer? Que existem casos em que o Dividend Yield da empresa, por mais que seja extremamente atrativo, não indica um bom investimento.
Isso quer dizer que, para escolher as empresas que irá investir, é preciso estar ciente de que os dividendos precisam ser fruto da qualidade e da lucratividade da companhia.
Assim sendo, antes de adquirir uma ação, esteja atento aos seguintes aspectos:
Faça uma pesquisa adequada: conheça os fundamentos da empresa, as suas perspectivas de crescimento, sua saúde financeira e, também, o seu histórico de dividendos para descobrir se o pagamento de proventos é uma política consistente da empresa.
Estabilidade: prefira empresas que se encontram em mercados estáveis, como bancos, companhias elétricas, empresas de saneamento.
Diversificação: sempre priorize a diversificação da sua carteira, tanto em empresas como em setores diferentes.
Lembre-se que investir no mercado de ações e em fundos imobiliários envolve risco e, por isso, sempre respeite o seu perfil de investidor.
Também é possível contar com a ajuda de profissionais especializados no mercado financeiro para montar sua carteira e encontrar as melhores oportunidades.
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com nossa Política de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.