No início do mês, o Reino Unido passou a exigir a ETA (Autorização Eletrônica de Viagem) para todos aqueles que visitarem o país, incluindo os que estavam apenas em trânsito.
Todavia, em uma recente atualização, a apresentação do documento foi revogada temporariamente para os viajantes que estão no Reino Unido somente para conexões.
Em nota publicada pelo Governo Britânico, a decisão foi tomada após uma má repercussão da notícia. Passageiros e companhias aéreas não aceitaram bem a mudança.
Com isso, as empresas de turismo temiam que a exigência da ETA iria distanciar os viajantes dos aeroportos britânicos. Desse modo, iriam optar por outras companhias aéreas.
Até antes da mudança, a ETA (Autorização Eletrônica de Viagem) também era obrigatória para brasileiros que estão transitando pelo Reino Unido, passando ou não pelo controle de fronteira.
Contudo, agora o documento é exigido apenas nos casos abaixo:
Ou seja, se você fez uma breve parada em um aeroporto britânico para uma conexão, por exemplo, não precisará se preocupar com a emissão da ETA para ir ao seu destino final.
Mas, caso se enquadro nas situações acima, solicite a Autorização Eletrônica de Viagem, pelo menos, três dias úteis antes da viagem através do site do Governo Britânico. A taxa é de £10.
É importante ressaltar que só a ETA não garante a entrada de brasileiros no Reino Unido. Além disso, os viajantes devem apresentar seus documentos de identidade à UK Border Force ou passar pelo portão de passaporte eletrônico, se disponível.
Mas, sem ela, você não consegue permanecer no país. Portanto, na solicitação da ETA evidencie que têm fundos suficientes para se sustentar na sua viagem e voltar, além de ser honesto no formulário.