A medida que os ventos diminuem e os bombeiros assumem o controle dos fogos que queimaram mais de 155,40 km², muitas pessoas se perguntam se é seguro viajar para Los Angeles.
Embora os incêndios florestais estejam controlados, a cidade ainda enfrenta uma tarefa árdua. Antes mesmo das reconstruções, é preciso limpar os resíduos tóxicos e queimados.
Portanto, confira a situação do condado para descobrir se é uma boa ideia viajar para lá.
Mais de uma semana depois dos devastadores incêndios florestais em Los Angeles, muitas pessoas se questionam se é seguro viajar para a cidade. Afinal, é comum pensar que o pior já passou.
Descubra como está o local para entender se vale a pena visitar Los Angeles agora.
Embora o Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX) fique a apenas cerca de 17 km do incêndio em Palisades, ele continua aberto. Assim, não foram registrados atrasos invulgares no LAX.
No entanto, os passageiros devem verificar as situações dos seus voos com a companhia aérea. Como a FAA e a autoridade aeroportuária não suspenderam as operações, acredita-se ser seguro.
Mas, se ainda assim não se sentir confortável, várias companhias aéreas decidiram não cobrar taxas de remarcações de voos. Entre elas, a American Airlines, Delta Air Lines, United Airlines e JetBlue.
Além disso, aeroportos vizinhos, como Ontário e Santa Ana John Wayne, continuam abertos. Portanto, pode alterar seu embarque ou desembarque, se preferir.
Para quem deseja viajar a Los Angeles para visitar a Disneyland e Universal Studios, os parques continuam abertos. No entanto, desde o dia 15 de janeiro, várias atrações da cidade fecharam temporariamente:
Quando a situação regressar ao normal, elas abrirão novamente. Portanto, se você planejava conhecer alguns dos programas acima, vale a pena refazer seu roteiro ou adiar sua viagem.
O LA Metro e Amtrack, transportes públicos, estão funcionando com alguns impactos. No entanto, os seus serviços estão sendo direcionados para pessoas afetadas pelos incêndios florestais.
O trânsito em Los Angeles já diminuiu bastante, mas muitas cidades ainda encontram-se fechadas. Embora não tenha uma ordem oficial, a vereadora Marqueece Harris-Dawson pediu:
“Se não houver uma boa razão para estar nas estradas, pedimos que deixem as estradas abertas o mais possível para os profissionais de segurança pública que têm de fazer o seu trabalho e que nos vão tirar da crise que enfrentamos”.
O Caltrans, Departamento de Transportes da Califórnia, também aconselhou os condutores de automóveis a limitarem as suas viagens não essenciais e a manterem-se afastados das zonas afetadas.
Além disso, o órgão também está atualizando em suas redes sociais sobre as estradas que estão encerradas. Portanto, fique atento se for viajar para Los Angeles.
Lembre-se que milhares de pessoas ainda estão desalojadas atualmente e que, a qualquer momento, irão usar as estradas para regressar para casa. Assim, terá congestionamento novamente.
Embora algumas atrações, aeroportos e trânsito estejam funcionando normalmente, viajar para Los Angeles agora não é a melhor ideia. Principalmente, porque o perigo à saúde permanece.
Além dos entulhos, casas e carros em chamas liberam toxinas, plásticos e metais pesados como chumbo no ar, solo e água. Essas toxinas representam riscos sérios à saúde. Devido ao seu tamanho minúsculo, elas podem viajar para a corrente sanguínea e os pulmões de uma pessoa.
Por isso, no dia 11 de janeiro foi declarado emergência sanitária devido ao fumo dos incêndios. Mesmo uma breve exposição pode provocar doenças graves a longo prazo.
Ou seja, se viajar para Los Angeles agora, provavelmente não seria tão confortável e prazeroso. Mas, se sua viagem for só daqui uns dias ou semanas, informe-se sobre a situação mais perto da data.