Em 2025, o valor do salário mínimo aumentou 7,5% em relação ao ano anterior, chegando a R$ 1.518 – o que também afeta o crédito consignado. Especificamente, a margem consignável.
Isso porque o novo salário mínimo eleva o limite da renda mensal que pode pode ser utilizada para empréstimos, permitindo que os beneficiários acessem um montante maior de crédito.
Continue lendo para entender melhor os impactos no crédito consignado!
O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo em que as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou dos benefícios previdenciários.
Por oferecer mais segurança às instituições financeiras, possui taxas de juros menores.
Atualmente, aposentados e pensionistas podem usar até 45% do benefício com crédito consignado, sendo eles 35% para empréstimos pessoais e 10% para cartões consignados.
Com o aumento do salário mínimo em 2025, o crédito consignado também passou por mudanças. Afinal, a margem consignável do crédito aumentou proporcionalmente.
Ou seja, o novo salário mínimo oferece um montante maior de crédito, permitindo que os beneficiários contratem empréstimos sob condições mais favoráveis ou renegociem dívidas.
Com o aumento da margem consignável, é possível aproveitar oportunidades financeiras melhores uma vez que, além de elevar a renda, também expande suas opções.
Portanto, a mudança pode desempenhar um papel fundamental na reestruturação das suas finanças, oferecendo mais tranquilidade para lidar com imprevistos e realizar projetos pessoais.
Compartilhe este conteúdo