Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
epico
Não
evergreen

A história do melhor aplicativo de finanças pessoais do Brasil: Mobills

Ao longo do tempo de existência do Mobills, conseguimos ajudar cada vez mais clientes a economizar e a se organizar financeiramente.

Artigo escrito por Carlos Terceiro em 14 de Agosto de 2020

A história do melhor aplicativo de finanças pessoais do Brasil: Mobills

Fala galera, tudo bem? Decidi escrever para contar um pouco sobre a história do Mobills e para tentar passar para vocês alguns dos ensinamentos que aprendi no decorrer dessa caminhada.

Muitos dos leitores do portal são usuários recentes do Mobills, outros já usam nosso aplicativo há bastante tempo e puderam acompanhar de perto a evolução que ele teve.

Porém, há também aqueles leitores que ainda não conhecem a solução que oferecemos.

Sendo assim, quero falar um pouco dos bastidores dessa evolução desde o início.

Para que tanto os clientes novos quanto os antigos e também aqueles que ainda não são nossos usuários saibam como nasceu a ideia da criação da empresa Mobills.

Conheça a história do melhor aplicativo de finanças pessoais do Brasil

Como surgiu a ideia

Desde cedo, eu (Carlos Terceiro, CEO do Mobills) já tinha um grande interesse por: finanças pessoais, educação financeira, investimentos… 

E esse interesse fez com que eu sempre fosse uma pessoa organizada com meu dinheiro.

Em dezembro de 2012, eu comprei um smartphone Galaxy S2 e procurei um aplicativo de finanças pessoais para utilizar, pois queria trocar minha planilha de Excel por algo mais prático.

Porém, para minha surpresa, não havia muitos aplicativos para tal propósito, e os que existiam não me agradavam.

Nessa época, eu trabalhava como analista de sistemas e já tinha uma boa capacidade técnica de desenvolvimento.

Ao unir essa capacidade técnica com a necessidade de um bom gerenciador para as minhas finanças, comecei a desenvolver um aplicativo, o qual resolvi chamar de “Gerenciador Financeiro”, a primeira versão do Mobills.

Veja como ele era nas figuras abaixo.

Print da tela inicial do gerenciador financeiro
Print da tela inicial do gerenciador financeiro
Print da tela de despesa do gerenciador financeiro
Print da tela de cadastrar despesa do gerenciador financeiro

Se você não tem vergonha da primeira versão do seu produto provavelmente você demorou a lançar.

Nossos primeiros usuários

Inicialmente, o desenvolvimento do aplicativo era somente para uso pessoal e para aprendizado de uma nova tecnologia (Android).

No entanto, ao mostrar para alguns amigos, percebi que muitos deles tinham interesse em utilizar também. Decidi, então, em julho de 2013, disponibilizar o aplicativo no Google Play.

Após o lançamento, comecei a divulgar para amigos e familiares e assim foram surgindo os primeiros downloads e usuários do app.

Surpreendentemente, começaram a chegar os feedbacks, elogios e sugestões, o que me motivou a trabalhar e melhorar cada vez mais o aplicativo.   

Do crescimento ao primeiro cliente

Passaram-se alguns meses e o número de novos downloads e feedbacks só crescia.

O “Gerenciador Financeiro” começou a demandar um tempo maior, foi necessário envolver outros colaboradores e despender mais horas de trabalho no projeto.

Foi aí que fiz o convite ao David (meu irmão) para ajudar no desenvolvimento do aplicativo.

Como o desenvolvimento do app estava exigindo cada vez mais dedicação e um pequeno custo, precisávamos começar a incentivar a compra de novas funcionalidades, mas sem perder a característica de ser um aplicativo gratuito (apenas com funcionalidades extras para os usuários premium).

Logo após lançar a versão com novas funcionalidades pagas, conseguimos as primeiras vendas e nossos primeiros clientes.

Somos muito gratos a eles, pois pudemos perceber que tinham pessoas que enxergavam valor na nossa solução e estavam dispostas a investir no projeto.

As figuras a seguir são da primeira versão com funcionalidades extras para quem comprava o aplicativo.     

Segunda versão do Mobills

A decisão de empreender e se dedicar totalmente ao “Gerenciador Financeiro”

Em dezembro de 2013, o aplicativo ia bem, com muitos downloads e alguns clientes. Com isso, tínhamos o grande desejo de fazer o aplicativo e o projeto crescerem mais rapidamente.

Contudo, havia um grande impasse, uma vez que tanto eu como o David trabalhávamos como analista de sistemas em empresas privadas de Fortaleza-CE e não tínhamos tempo suficiente para nos dedicarmos totalmente ao projeto.

Nesse ponto, começamos a nos preparar e a planejar sobre o momento em que nos dedicaríamos integralmente ao Gerenciador Financeiro.

Em janeiro de 2014, David pediu demissão para poder se dedicar e desenvolver a primeira versão do aplicativo web, o que durou de janeiro a abril de 2014.

Essa foi uma época de grandes incertezas e sacrifícios, pois tivemos que investir nossas reservas para dar prosseguimento ao nosso sonho.

Lançamento da primeira versão web

No final de abril de 2014, lançamos a primeira versão do aplicativo web sincronizado com o aplicativo Android, à qual decidimos chamar de Mobills.

A inspiração para o nome foi a mescla das palavras em inglês Mobile (Movél) e Bills (Contas). Daí nasceu o Mobills.   

Estávamos bastante apreensivos sobre como seria a aceitação por parte dos usuários. Nas primeiras semanas, não conseguimos muitos clientes. Entretanto, depois de um mês, mais clientes começaram a aderir aos planos.

Eles foram nossos primeiros investidores, os quais fazem parte de toda a história do Mobills.

Com esses clientes e um pequeno faturamento mensal, foi a minha vez de tomar a decisão de deixar o emprego e me dedicar integralmente ao Mobills e ao seu crescimento.

Logo depois, convidamos o Renan (desenvolvedor web) para se juntar ao projeto.

Trabalhamos duro nos primeiros meses em um coworking (modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos de escritório, reunindo pessoas que trabalham não necessariamente para a mesma empresa ou na mesma área de atuação) de um grande amigo.

Veja, a seguir, a foto do nosso primeiro ambiente de trabalho e da primeira versão com sincronização.

 

Melhoria no produto e lançamento para iPhone

Em julho de 2014, após os primeiros meses do lançamento da versão web, um número cada vez maior de clientes e usuários perguntavam sobre o aplicativo para iPhone.

Percebemos, então, que precisaríamos do aplicativo na loja da AppStore, o mais rápido possível.

Mesmo sabendo da grande necessidade, essa não era uma tarefa fácil, já que nenhum de nós tínhamos conhecimentos para desenvolver o app para iOS.

Depois de semanas pensando sobre como resolver essa situação, me veio à mente o Rodrigo (desenvolvedor iPhone). Nós havíamos trabalhado juntos em um projeto.

No mesmo instante, liguei para ele marcando um encontro para lhe explicar sobre o Mobills.    

Para resumir a história, depois de 3 meses de conversa, ele decidiu largar o emprego (um ótimo emprego por sinal) para se juntar full-time ao Mobills.

Esse, com certeza, foi um dos passos mais importantes para nos tornarmos o que somos hoje.     

Com a chegada desse novo membro na equipe, o projeto começou a caminhar numa velocidade incrível.

Passamos a nos dedicar dias, noites e madrugadas para atingir nossas metas e em outubro de 2014 lançamos a primeira versão do Mobills para iPhone, além de alcançar a marca de 5.000 curtidas no Facebook do Mobills.

Escritório e aumento da equipe

Lembra que estávamos em um coworking de um amigo?!

Pois é, normalmente, quando estávamos trabalhando, surgiam momentos em que precisávamos tomar uma decisão juntos, mas sempre era difícil se reunir para conversar, uma vez que em um ambiente compartilhado é necessário fazer silêncio (para respeitar os outros) e, por isso, muitas vezes não conseguíamos ter uma boa comunicação.

Certo dia, lembrei que eu sempre lia sobre criar um ambiente empresarial estilo Google ou Facebook e pensei “precisamos do nosso lugar agora”. Falei com a equipe e todos concordaram.

Assim, fomos procurar nosso escritório e dentro de uma semana já estávamos nos mudando. Começamos, então, a montar o escritório estilo “Mobills”.

Como você pode ver nas fotos, da primeira para a segunda versão já tínhamos um grande avanço (mesas novas)!

O escritório ficou ótimo, mesmo ficando sem cortinas por 2 meses (risos).

Com o passar do tempo, percebemos claramente que precisávamos de pelo menos mais dois membros na equipe: uma pessoa para ser a designer e outra que ficaria responsável pelo atendimento ao cliente.

Dessa forma, encontramos a Géssica (responsável por tudo que é bonito no design do Mobills) e o Lucas, para atendimento ao cliente.

Crescimento da equipe em 2016

Equipe Mobills 1

O ano de 2016 foi simplesmente sensacional para o Mobills, não paramos de crescer!

A cada novo mês, trouxemos novas pessoas para equipe, criamos novas áreas e novos cargos na empresa. Além disso, atingimos a marca de 2 milhões de usuários do Mobills.

No final do ano, para fechar com chave de ouro, ainda conseguimos alcançar duas conquistas inimagináveis para uma empresa tão nova.

Fomos selecionados para o programa de aceleração da Google, o Launchpad Accelerator, e a Google também nos considerou um dos melhores apps do ano de 2016 para Android.

Todos esses feitos nos motivaram ainda mais a cumprir nossa missão de levar tranquilidade financeira a todos os brasileiros!

2017 – O ano das oportunidades

Equipe nos puffs do novo escritório do Mobills

Com o crescimento rápido, começamos o ano de 2017 nos mudando para um escritório maior.

Tivemos nosso primeiro escritório totalmente projetado, com nossa cara, com puffs e espaço para videogame.

Isso deixou a equipe bem animada e motivada com as mudanças.

No final de janeiro, tivemos a oportunidade de participar do programa que mudou totalmente o rumo da nossa empresa, que foi o programa Google Launchpad Accelerator, o qual eu já havia citado no tópico anterior.

Veja algumas fotos abaixo.

Passamos 15 dias em San Francisco, no escritório da Google, com mais de 30 empresas de tecnologia de todo o mundo.

Nesse período, recebemos mentorias/consultorias de especialistas em várias áreas como tecnologia, marketing, negócios e outros.

Ademais, também recebemos um investimento de 50 mil dólares que nos ajudou em nossos projetos durante o restante do ano.  

Ao voltarmos de de San Francisco, ficamos super animados para colocar em prática tudo que tínhamos aprendido por lá.

Os meses foram passando e em maio fomos convidados novamente pela Google para participar do Google I/O e, não só isso, em algumas palestras fomos citados como exemplo de empresa que desenvolve produto com qualidade, novamente foi uma experiência incrível.

Já no meio de 2017, lançamos nossas novas versões do aplicativo tanto para iOS como para Android, onde melhoramos principalmente o design e a usabilidade da nossa ferramenta.

Recebemos diversos feedbacks positivos e sabíamos que estávamos no caminho correto.

Com essas melhorias constantes, vimos a nota dos nossos aplicativos irem de 4,5 para 4,6 tanto no Android como no iOS.

Dessa maneira, nos consolidamos como o aplicativo de finanças pessoais mais bem avaliado do Brasil.

No final do ano, com o crescimento constante da nossa equipe, vimos novamente a necessidade de procurar um novo local, nosso terceiro escritório.

Dessa vez, investimos em um lugar grande que suportasse o crescimento projetado para 2018.

Por sorte, encontramos o escritório perfeito no mesmo prédio em que já estávamos.

Com mais de 150 metros quadrados, com áreas amplas de cozinha/lazer e, pela primeira vez na nossa empresa, com a nossa tão sonhada sala de reunião. Veja algumas fotos abaixo.

Entrada antigo escritório Mobills 1
Ambiente de trabalho novo escritório do Mobills – Parte 1
Espaço antigo escritório Mobills 1
Ambiente de trabalho novo escritório do Mobills – Parte 2
Espaço antigo escritório Mobills 1
Ambiente de trabalho novo escritório do Mobills – Parte 3
Área de lazer antigo escritório Mobills 1
Ambiente de lazer do novo escritório do Mobills
Copa antigo escritório Mobills 2
Cozinha do novo escritório do Mobills

Nesse novo escritório, também criamos uma sala de estúdio, pois tínhamos o plano de aumentar tanto a qualidade quanto a quantidade de conteúdos em vídeo para o canal do Mobills no Youtube.

Inclusive, se você ainda não é inscrito, inscreva-se para receber os nossos conteúdos em primeira mão!

Estúdio antigo escritório Mobills 1
Estúdio do novo escritório do Mobills

2018 – Entre conquistas e desafios

O ano de 2018 mal começou e atingimos conquistas realmente marcantes.

Fomos o primeiro aplicativo de controle de gastos no Brasil a ser escolhido como Editor's Choice, o selo mais alto que qualquer app pode receber no Google Play.

Também fomos o único aplicativo brasileiro a aparecer na lista Excelência Android, onde dividimos espaço com ninguém mais ninguém menos que Airbnb e LinkedIn.

Tudo em uma startup de tecnologia acontece de forma muito dinâmica e requer muito trabalho e dedicação.

Movidos por um propósito gigante

Na Mobills, somos mais do que uma empresa tradicional, o que nos move é nosso propósito, que é fazer a diferença e transformar a vida financeira das pessoas para melhor.

Isso vale tanto para nossos colaboradores quanto para as pessoas que estão ao nosso redor e, principalmente, para nossos clientes.

Somos apaixonados pelo que fazemos e damos o nosso melhor diariamente para cumprirmos nossa missão.

Dessa forma, entre conquistas e desafios, posso dizer que nesse ano o nosso foco e grande desafio foi ampliar a cultura e transparência da empresa, bem como o aumento e alinhamento do time.

De todo modo, o fato é que não poderíamos estar onde estamos hoje se não fosse por vocês, nossos preciosos clientes que apoiam e acreditam em nosso projeto.

Os últimos anos têm sido incríveis e cheio de desafios para o Mobills. Não é nada fácil manter um produto em crescimento mesmo em meio à crise econômica.

Ao longo do tempo de existência do Mobills, conseguimos ajudar cada vez mais clientes a economizar e a se organizar financeiramente.

Além disso, conseguimos envolver um número maior de colaboradores nesse projeto grandioso.

E para fechar o ano com chave de ouro, realizamos o ano novo milionário, onde sorteamos UM MILHÃO de pontos Mobills, que podem trazer uma série de opções de produtos e serviços para os MBs.

Ao completar 5 indicações cadastradas, você já estava automaticamente participando do sorteio. Foi incrível!

2019 – O novo Mobills chegou

O ano de 2019 nos trouxe grandes mudanças e conquistas extremamente gratificantes.

Nesse ano, investimos em especial no redesign e desenvolvimento de novas funcionalidades da nossa plataforma de controle e educação financeira. 

melhores-aplicativos-para-mulheres-mobills

Assim, foi possível apresentarmos aos nossos MBs o novo Mobills, de cara nova, mais bonito, intuitivo e moderno. 

Buscando melhorar sua experiência e trazer mais comodidade no controle dos seus gastos, fizemos algumas melhorias na funcionalidade de “Orçamento”, que agora se chama “Planejamento Financeiro”. 

As mudanças que fizemos deram mais flexibilidade no que você pretende orçar para o seu mês ou por um período específico.

Além disso, o modo noturno propiciou uma maior economia de bateria, bem como uma melhora na acessibilidade e saúde do usuário Mobills.

Vale ressaltar que essas foram apenas algumas das novidades implementadas e todas foram pensadas nas necessidades dos MBs para um melhor controle financeiro.

Participações e resultados importantes

Fomos convidados para participar do programa boostLab, o programa do Banco BTG Pactual para conexão e potencialização de startups em nível avançado, com grande possibilidade de crescimento.

Com tantos incentivos e reconhecimento, o Mobills ganhou, ainda em 2019, o selo de melhores Apps para o dia a dia segundo a Google Play, o único app brasileiro na categoria de finanças.

Uma enorme conquista para nós!

Tão grande quanto saber que nossos clientes economizaram mais de R$100.000.000,00 nos últimos 3 meses do ano de 2019 (Base de usuários utilizada na pesquisa: 64.489).

Mobills mais uma vez de casa nova

Aqui na empresa, o nosso final de ano foi um pouco diferente e mais que especial.

Lembra do nosso coworking e mudança para um escritório maior? 

Nossa equipe continuou a crescer, nossas ideias e sonhos também. Por isso, decidimos que era hora de mudarmos para uma casa nova.

Equipe Mobills

Nosso novo escritório tem a nossa cara e foi pensado cuidadosamente visando um maior conforto do nosso time.

Sala escritório novo Mobills 1
Ambiente de convivência do novo escritório do Mobills
Copa escritório novo Mobills 1
Copa do novo escritório do Mobills
Ambiente de trabalho do novo escritório da Mobills
Ambiente de trabalho do novo escritório do Mobills – Parte 1
Ambiente de trabalho do novo escritório da Mobills
Ambiente de trabalho do novo escritório do Mobills – Parte 2
Estúdio do novo escritório da Mobills
Estúdio do novo escritório do Mobills

Confraternização de fim de ano

Família na confraternização da Mobills

Então, não podíamos deixar de comemorar essa mudança na confraternização de final de ano, que reuniu todo o Team Mobills, amigos e familiares.

Treinamento na confraternização da Mobills

Na data, tivemos um momento para aprimoramento profissional por meio de um treinamento com a equipe e relembramos nossa história. 

Mobills Awards e Partnerships na confraternização da Mobills

Houve também premiação de resultados dos nossos colaboradores, brincadeiras e muita diversão.

Mãe e crianças brincando na confraternização da Mobills

Esse foi a nossa primeira grande festa na sede da própria empresa e, com certeza, foi inesquecível!!! 

Mobills atualmente

Somos uma startup em constante crescimento, e temos o intuito de oferecer uma ferramenta não só de controle, mas principalmente de educação financeira para os usuários Mobills.

Tanto que iniciamos o ano com o pé direito, participando do programa Endeavor Scale Up, a maior comunidade de scale-ups do mundo. Demais, não é mesmo?

Ao longo dos nossos anos de história, conseguimos atingir um enorme reconhecimento também no nosso canal de educação financeira, o Mobills Edu.

No último ano, tivemos um crescimento de mais de 200% em posicionamento orgânico no Blog Mobills.

Um alcance de mais de 112 milhões de contas únicas com nossas publicações no Instagram Mobills Educação Financeira com 100 mil seguidores.

Mais de 850 mil visualizações com 65 mil seguidores em nosso canal no YouTube e 10 mil participantes no Telegram.

Tudo isso por meio do nosso canal de compartilhamento ativo, conteúdo de valor, troca de experiências e desenvolvimento de habilidades da marca Mobills.

Curso Planejamento Financeiro na Prática

Com o lançamento do curso Planejamento Financeiro na Prática, uma iniciativa Mobills, somamos mais de 600 alunos que sonham com a independência financeira.

Neste treinamento online, ensinamos como aumentar sua renda e, principalmente, poupar mais e gastar menos sem precisar fazer grandes mudanças no seu estilo de vida para alcançar seus objetivos.

Com foco no desenvolvimento de temas como:

Muito mais do que um simples gerenciador financeiro pessoal, o Mobills está aqui para ajudar você a entender o seu dinheiro.

Tanto que no ano de 2020 alcançamos a marca de 7 milhões de downloads do Mobills App em dispositivos mobile (Android e iOS) e mais de 250 mil avaliações nas lojas, 200 mil apenas no Google Play.

Essas avaliações, de usuários que usam e indicam a plataforma, são mais que o dobro em quantidade do que qualquer concorrente. 

Somos gratos por cada feedback e sugestão que nos ajuda a oferecer o melhor produto para vocês que fazem do Mobills o que ele é hoje, uma plataforma de referência no Brasil e futuramente, quem sabe, no mundo.

Xô Crise

O ano de 2020 nos pegou de surpresa, sem dúvidas. Acredito que nenhum de nós esperava estar vivendo uma pandemia e quarentena.

Logo, este está sendo nosso grande desafio do ano, pois buscamos um meio de instruir nossos usuários sobre as possíveis dificuldades financeiras, emocionais e profissionais que podem surgir durante e após esse período de crise.

Foi aí que demos início ao Xô Crise, um conjunto de ações para ajudar nossos MBs a superarem este período difícil. 

Por meio de Treinamentos Online e Gratuitos, Mobills MEI e do Desafio Xô Crise, falamos de planejamento financeiro, desenvolvimento pessoal, tecnologia, empreendedorismo, saúde e educação.

Em 11 dias de treinamento do Xô Crise, por meio de Lives, alcançamos aproximadamente 50 mil MBs no Instagram.

Com a ação Mobills MEI, 266 Microempreendedores Individuais garantiram 2 meses de Mobills Premium grátis.

Além disso, quase 50 mil MBs participaram do Desafio Xô Crise, 30 dias de desafios e presentes exclusivos diários dentro do Mobills app. 

Ainda mais nesse período de crise, é preciso que reconheçamos a importância do controle e educação financeira para uma melhor qualidade de vida.

Nós do Team Mobills ficamos muito felizes com os nossos resultados e em saber que, como empresa, conseguimos ajudar tantas pessoas a superar esse momento tão difícil.

Planos futuros

Nossa missão é ajudar todas as pessoas a transformarem sua vida financeira para melhor com a mais completa plataforma de controle e educação financeira no Brasil.

Confesso que em 6 anos atingimos conquistas valiosas e nunca antes imaginadas.

Isso nos motiva a seguir melhorando e fazer sempre mais. Temos que evoluir e queremos que vocês evoluam com a gente!

Atualmente, já contamos com mais de 40 pessoas na equipe Mobills e queremos continuar crescendo, pois esse número de colaboradores é pequeno para tantas ideias e novidades que queremos implementar e lançar.

Hoje estamos passando por um processo de adaptação ao cenário atual do Brasil e do mundo. 

Então, esperamos desenvolver bem nosso atual modelo de trabalho em home office preservando sempre nossa cultura e valores entre a equipe mesmo que de forma virtual.

Equipe

Equipe Mobills

Cada um de nós aqui no Mobills: Abner, Allyson, André, Antônio Felipe, Aparecida Stefane, Ariane, Bruno, Carlos, Dalila, David, Eddie, Esdras, Francisco Rafael, Géssica, Inaldo, Igor, Isabela, Isadora, Ilana, Jadiê, Jefferson, Josué, Juarez, Larissa Brioso, Larissa Terceiro, Lívia, Lucas, Maryna, Mateus, Matheus, Maurício Bruno, Mikaelly, Rafael Bruno, Paulo Victor, Reginaldo, Renan, Rodrigo Matihara, Rodrigo Resende, Victor, Vitória e Ygor, somos gratos a você que incentivou e investiu em nosso projeto se tornando um cliente Mobills, pois isso possibilitou arrecadar os recursos necessários para aprimorar o aplicativo e atingir ótimos resultados de crescimento.

Continuaremos a cada dia trabalhando para que mais pessoas conheçam nossas soluções, enxerguem valor, se tornem clientes e consigam melhorar suas vidas financeiras com o Mobills, a maneira mais simples de controlar suas finanças.

Considerações finais e lições aprendidas

Para contar toda nossa história com detalhes, seria necessário muito mais páginas, mas como sei que o tempo de vocês é curto, decidi terminar esse post falando sobre algumas lições que aprendi nessa caminhada.

Espero que essas dicas possam servir de motivação para você em seu trabalho, empresa ou até mesmo em outra fintech ou startup de tecnologia.   

  • Os clientes são os bens mais valiosos, escute todos os feedbacks e sugestões dos seus clientes;
  • As coisas não acontecem por acaso, é o trabalho duro que traz os verdadeiros resultados;
  • Qualquer caminho que você escolher terá desafios e obstáculos, o mais importante é traçar estratégias para superá-los;
  • Nada que realmente importa vem de forma fácil, portanto, esteja pronto para sair da sua zona de conforto.

Conclusão

Então é isso, nos ajudem a continuar escrevendo novos capítulos nessa linda história e a cumprir nossa missão de oferecer os meios para que nossos clientes possam alcançar a tão sonhada tranquilidade financeira.

Espero que vocês tenham gostado de conhecer um pouco da nossa história.

Abraços!



Escrito por Carlos Terceiro CEO da Mobills

Apaixonado por finanças e investimentos, em 2014 Carlos Terceiro decidiu unir sua paixão com seu conhecimento em tecnologia para fundar o Mobills.

  • Pós-graduação em finanças na PUCRS;
  • Graduado em desenvolvimento de sistemas na Estácio;
  • Investidor há mais de 10 anos.

Você também vai gostar

.
.