Estorno do Cartão de Crédito: saiba como funciona!
Pedir o estorno de cartão é o mesmo que cancelar uma compra, buscando ter o valor ressarcido. Veja quando isso é permitido!
Artigo escrito por Jennifer Figueiredo em 02 de Agosto de 2023
Já precisou fazer um estorno de cartão de crédito? Em compras online, o consumidor está sujeito a receber um produto que não é exatamente como o esperado.
Ou então, imagine usar o seu cartão de crédito para o pagamento e não receber o produto? Nessas e outras situações, o cliente insatisfeito tem o direito de cancelar a compra e assim, evitar prejuízos para seu bolso.
Você sabe como funciona estorno no cartão de crédito? Entenda mais sobre esse procedimento a seguir!
VEJA TAMBÉM: Melhores cartões de crédito de supermercados || Melhores Cartões de Crédito para Universitários
Como pedir o estorno de cartão de crédito?
Logo que identificar a necessidade de cancelar a compra no cartão, é preciso tomar algumas medidas para fazer o estorno de cartão de crédito:
- Entre em contato com a loja e apresente os motivos para solicitar o estorno de cartão de crédito;
- O vendedor deverá verificar as políticas de cancelamento e entrar em contato com a operadora do cartão;
- A operadora conduzirá o repasse da quantia ao consumidor, mas o responsável por devolver o valor é a loja;
- Em caso de fraudes com a compra ou se a loja se recusar a atender o pedido de estorno, contate a operadora.
Assim, o cliente recebe o apoio necessário para avaliar o caso e comprovar seu direito de ter o valor ressarcido pelo estabelecimento.
O que significa estorno de cartão de crédito?
Solicitar o estorno do cartão de crédito significa cancelar uma compra feita com ele, para ter o valor devolvido.
Assim, quando o cliente fica insatisfeito com o produto que recebeu por conta de defeitos ou mesmo se a compra não for entregue, é possível solicitar o estorno.
Contudo, o procedimento para ressarcir o cartão de crédito é diferente das outras formas de pagamento. Isso porque o cartão tem datas definidas para fechamento da fatura e vencimento.
Por isso, o cliente pode não receber o valor do estorno no mês em que o solicitou, considerando que cada banco e cada cartão possuem prazos diferentes.
Quando devo pedir estorno de compra?
O consumidor é amparado por direitos previstos em lei, tanto para compras online quanto diretamente na loja. Desta forma, é possível pedir o estorno de compra no cartão de crédito nos seguintes casos:
- Em até 7 dias, após o recebimento do produto ou serviço, caso a aquisição seja feita fora de um estabelecimento comercial, ou seja, pela internet ou telefone, por exemplo;
- Em caso de produtos danificados, se o reparo não for feito em até 30 dias;
- Quando a quantidade do produto não corresponde ao anunciado ou ao que consta na embalagem;
- Quando a empresa não entrega o produto dentro prazo estipulado no ato da compra;
- Em caso de fraudes com o cartão, clonagem e uso indevido de informações pessoais.
Porém, não é possível cancelar uma compra feita em loja física. Pois, os estabelecimentos que vendem presencialmente não têm a obrigação de cancelar ou estonar compras em caso de arrependimento.
Ainda assim, algumas empresas prestam esse serviço, dependendo de sua política interna de cancelamento.
Quanto tempo demora um estorno de cartão de crédito?
Se está na dúvida sobre quanto tempo demora o estorno do cartão de crédito, saiba que o processo de cancelamento e reembolso pode levar semanas ou meses.
Por isso, é importante ter paciência, tomar as providencias necessárias e aguardar a resolução. Então, mantenha o controle financeiro em dia para não precisar contar com o valor do estorno!
Mobills: Finanças e Cartões
-
Mais detalhes do Mobills
- Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
- Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
- Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.
Exclusivo para nosso leitor: Use o Cupom Mobills de Desconto e ganhe 30% off na versão Premium do app!
Quando aparece o estorno na fatura?
A devolução de um valor processado no cartão pode levar algum tempo, de acordo com os critérios do vendedor e da operadora.
Após a conclusão do processo, a quantia do estorno aparecerá na fatura do cartão em forma de crédito. Contudo, isso pode levar em média até 2 meses (2 fechamentos de fatura) para acontecer.
Fique atento aos detalhes da sua conta e, em caso de dúvidas, contate a operadora do cartão.
Quantos dias demora o estorno no cartão de crédito?
O estorno já pode ser feito 24h após o loja confirmar o cancelamento da compra. No entanto, esse processo pode levar mais tempo quando se trata de transações feitas em maquininhas de cartão.
A empresa que gerencia a maquininha pode levar até 15 dias para notificar a operadora do cartão sobre o cancelamento.
Com isso, ainda há um prazo para que o pedido seja confirmado. Em todo caso, dentro de um ou dois meses o valor deve ser ressarcido na fatura.
Como funciona o estorno de compra parcelada no cartão de crédito?
Quando o cliente faz uma compra parcelada, o estabelecimento fará a devolução do valor das parcelas pagas. Enquanto isso, os pagamentos futuros serão cancelados e não haverá mais a cobrança.
VEJA TAMBÉM: Reembolso no cartão de crédito: saiba como fazer!
O que significa estorno de lançamento?
Quando o cliente processa uma compra com o cartão, podem acontecer alguns erros, como: a divergência no valor, parcelamento com prazo incorreto e até mesmo o duplo lançamento da cobrança.
Nesse caso, ao lançar a mesma compra mais de uma vez na fatura, o vendedor deve ressarcir o valor ao cliente.
Assim, a operação que busca reparar a cobrança indevida é chamada de estorno de lançamento. Em outras palavras, significa anular a transação realizada.
Dúvidas frequentes sobre o assunto
É possível estornar uma compra no cartão?
Sim. É possível solicitar o estorno de compra no cartão de crédito, desde que atenda aos critérios de cancelamento, como:
- Arrependimento de compra em até 7 dias;
- Produtos com defeito;
- Quantidade incorreta;
- Atraso na entrega;
- Golpes com o cartão.
Quanto tempo demora o reembolso no cartão de crédito?
O estorno pode levar semanas e até meses para ser totalmente processado e o cliente receber o reembolso na fatura do cartão.
Como estornar uma compra no cartão de crédito?
- Verifique as políticas de cancelamento e direitos do consumidor para saber se é possível cancelar a compra feita;
- Contate o vendedor e peça o estorno do cartão;
- Aguarde o prazo para estorno do cartão de crédito.
Atenção: em caso de fraude no cartão, entre em contato com o banco imediatamente.
Como descobrir estabelecimento pela fatura do cartão?
Para descobrir o estabelecimento na fatura do cartão, basta ter acesso à cobrança detalhada, seja no app do banco, Internet Banking, e-mail ou outra opção disponível. Lá, você confere todas os locais e datas onde passou o cartão.
É possível receber estorno de cartão de crédito cancelado?
Seu cartão de crédito foi cancelado e precisou solicitar o estorno, como receber nesse caso?
Existem duas formas da instituição encaminhar o reembolso: através da nova via do cartão ou por meio de outro cartão do mesmo banco. Assim, o estorno virá na fatura.
Dicas para evitar o cancelamento de compras
Podemos notar que pedir um estorno de cartão de crédito é um procedimento burocrático e nada agradável para o consumidor.
Por isso, é importante ter alguns cuidados em sua compra, para evitar dores de cabeça no futuro.
Essas são algumas dicas que você pode seguir para melhorar sua experiência na hora de fazer compras com o cartão de crédito:
- Compre apenas de sites e lojas confiáveis, que sejam conhecidas no mercado;
- Pesquise a reputação da empresa na internet, em portais como o ReclameAqui;
- No site da loja, veja se as avaliações do produto são positivas e se agradou as pessoas que compraram o mesmo item;
- Verifique os detalhes da entrega, quem realiza esse serviço e se você está de acordo com o prazo previsto;
- Não informe senhas ou números do cartão a terceiros e não entregue seu cartão a um desconhecido.
Por fim, aproveite para conhecer ainda mais nossos conteúdos aqui no Blog!
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Jennifer Figueiredo Jornalista
Jornalista pela Universidade do Oeste Paulista, Analista de conteúdo e Redatora há 6 anos, apurando e escrevendo sobre educação, produtos e serviços financeiros.
- Redatora Web SEO sobre produtos e serviços financeiros;
- Analista de Conteúdo PL de Cartões de Crédito;
- Graduada em Comunicação Social: Jornalismo pela UNOESTE.