App Íon Itaú – Plataforma de Investimentos do Itaú
Você conhece o Íon Itaú, a mais nova plataforma de investimentos do banco? Leia o artigo e conheça todas as vantagens desse aplicativo.
Artigo escrito por Marcos Moraes em 03 de Outubro de 2023
O aplicativo Íon Itaú é a mais nova versão da corretora do Itaú, mas com muito mais vantagens, funções e serviços em sua plataforma.
Para os milhões de clientes investidores do banco, esse novo app tem a proposta de otimizar o processo de investimento e facilitar o acompanhamento.
Além disso, essa nova versão da corretora dará acesso a muito mais produtos e a possibilidade de consolidar aplicações em um único lugar.
Portanto, diante das inúmeras novidades, precisamos conhecer mais sobre essa nova plataforma para avaliar seu prós e contras. Então, vamos nessa?
VEJA TAMBÉM: Melhores Corretoras de Investimentos para 2023 [Ranking]
O que é o Íon Itaú?
O Íon Itaú é a nova plataforma de investimentos do banco e veio para substituir o Itaú Corretora.
Segundo o diretores do banco, a plataforma surgiu para atender às solicitações, demandas e feedbacks dos próprios clientes da instituição.
Portanto, a proposta do app não é ser só mais um aplicativo, mas sim fornecer uma nova experiência de investimentos para os usuários, através de uma interface interativa que segue o modelo de outros sites, como Netflix, Instagram e Facebook.
Íon Itaú
-
Como abrir conta na corretora
- Clique em “ABRIR CONTA”;
- No site da XP, clique em “ABRA SUA CONTA”;
- Preencha com as informações e envie os documentos necessários;
- Aguarde a aprovação do seu cadastro;
- Faça seu primeiro investimento.
-
Mais informações
- +1.500 produtos;
- Agregador de Investimentos;
- Portfolio Review;
- Recomendações.
Contudo, diferente do Itaú Corretora em que existia apenas o serviço de intermediação financeira, no Íon você terá acesso a outros serviços, como notícias sobre o mercado financeiro, e a um número maior de ativos.
Além disso, a função “Agregador de Investimentos” permite que você faça a consolidação das suas aplicações feitas em outras instituições.
Por meio do Íon Itaú, você poderá comparar o retorno diário e mensal da sua carteira de investimentos com outros indicadores: inflação e CDI.
Quem pode utilizar o Íon Itaú?
Por enquanto, somente clientes do banco podem ter acesso ao Íon Itaú.
De acordo com Claudio Sanches, diretor de Produtos e Soluções de Investimentos, a plataforma é para a base de clientes do banco, desde o varejo até o Private, mas que, em breve, estará disponível para não clientes também.
Nesse sentido, existe uma lista de espera em que clientes de outras instituições podem se inscrever e aguardar a aprovação de utilização.
Como funciona o aplicativo de investimentos do Itaú?
O Íon Itaú é muito mais do que uma corretora, ele é uma plataforma de investimentos que possibilita o acesso e a consolidação das aplicações financeiras.
Ademais, o aplicativo conta com tecnologia criptográfica para a proteção dos dados, mesma tecnologia usada nos demais canais do Itaú.
Com o Íon, você poderá acompanhar todas as suas aplicações, ter acesso a centenas de ativos da instituição ou não, aprender sobre o mercado financeiro e muito mais.
Além disso, você poderá acompanhar não só os investimentos feitos no Itaú, mas também aqueles feitos em outras instituições.
O nome dessa funcionalidade é Agregador de Investimentos e é bastante personalizável, pois permite ao usuário escolher quais e como ele vai visualizar as informações.
Entretanto, neste caso, você precisará informar agência, conta e senha eletrônicas dessas outras instituições para que o Itaú possa fazer essa consolidação.
O aplicativo também vai oferecer uma opção para que você saiba se suas aplicações estão de acordo com seus objetivos.
Não só isso, a o íon Itaú também vai oferecer trilhas de investimentos para facilitar na realocação das suas aplicações.
Por fim, através da função Portfolio Review, o banco rodará bilhões de simulações para identificar o perfil de risco e fazer recomendações aos investidores.
Quais produtos estão disponíveis para investimento no Íon?
Por enquanto, o Íon Itaú vai disponibilizar pelo menos 1.500 produtos financeiros, entre fundos, títulos, entre outros.
Além disso, através do home broker, você terá acesso a todos os ativos que são negociados no ambiente da bolsa de valores.
Contudo, segundo os diretores do banco, a ideia é aumento o número de produtos oferecidos também de outras instituições.
Desse modo, você terá acesso a CDBs, títulos do Tesouro Direto, LCIs e LCAs, ações, fundos imobiliários e muito mais.
Diferenças do Íon para outras plataformas de investimento
O principal diferencial do Íon Itaú é que ele consegue unir os serviços de uma corretora com as funções de uma plataforma de gerenciamento de portfólio.
Em outras corretoras, você só tem acesso aos produtos que você investe por meio daquela instituição, mas com o Íon você vai integrar os ativos de outros bancos e corretoras.
Além disso, você vai poder acompanhar e comparar o desempenho da sua carteira de investimentos, bem como receber recomendações e ficar por dentro das principais notícias do mercado.
Vantagens e desvantagens do Íon
A principal vantagem do Íon Investimentos, sem dúvidas, é unir dois serviços importantes em um só: corretagem e gerenciamento de portfólio.
Ademais, a interface intuitiva facilita bastante o acompanhamento do mercado e dos ativos, bem como deixa a experiência do usuário muito melhor.
Por outro lado, a necessidade de ceder informações como senha eletrônica das outras instituições pode se apresentar como um entrave para os investidores mais cautelosos.
Além disso, as taxas permanecem as mesmas do Itaú Corretora, ou seja, isso pode se apresentar como um obstáculo para o investidor que precisa de custos menores.
Principais taxas do Íon
A conta do Íon Investimentos é totalmente gratuita, ou seja, não são cobradas taxas de abertura nem de manutenção de conta.
No caso das ações, opções, ETFs e BDRs, você pagará R$ 4,90 por ordem e R$ 2,90 no day trade. Em contrapartida, em fundos imobiliários e renda fixa, todas as taxas são zeradas.
Concorrentes do Íon Itaú
Desde a década passada, o mercado financeiro brasileiro tem se desenvolvido rápido e consistentemente.
Dessa forma, nós observamos instituições que estão oferecendo cada vez mais produtos e serviços, além de custos menores, para atrair os clientes.
Portanto, o modelo tradicional dos grandes bancos, em que você recebia sugestões de investimentos do seu gerente está cada vez mais obsoleto.
Na verdade, os investidores estão cada vez mais investindo por conta própria através das plataformas de suas corretoras e buscando sempre os custos mais baixos.
Além disso, nos últimos anos, estamos vendo um grande crescimento de assessores de investimento que são remunerados pelo produtos que oferecem aos clientes.
Nesse sentido, o Itaú também quer expandir seu grupo de especialistas que assessoram os clientes, mas cujas remunerações dependem do desempenho da carteira do cliente, não do produto indicado.
Diante disso, podemos ver que o Itaú criou uma plataforma para concorrer com essas empresas ao mesmo tempo que tem como objetivo evitar a perda de clientes para outras corretoras.
Afinal, vale a pena utilizar o Íon Itaú?
Afina, o Íon Itaú vale a pena? Ele tem uma proposta bastante ousada e inovada de unificar dois serviços em um único lugar.
Contudo, ainda enfrenta o desafio de competir com corretoras que têm mais produtos e menos taxas.
Além disso, por conta de sua proposta, o aplicativo precisará mostrar um diferencial no que diz respeito ao acompanhamento de portfólio.
De todo modo, o Íon Itaú vale a pena sim, mas você precisa ter em mente que estará pagando algumas taxas para ter acesso a um serviço diferenciado.
Se fizer sentido para você, baixe o aplicativo Íon Investimentos: Android / iOS.
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Marcos Moraes Especialista em Investimentos
Marcos Vitor é consultor financeiro, economista (UFC), analista CNPI (APIMEC), especialista em investimentos (ANBIMA) e acredita no poder da educação financeira para transformar vidas.
- Consultor financeiro
- Economista (UFC)
- Analista CNPI (n° 3772)
- Especialista em Investimentos Anbima (CEA)
- Criptomoedas (NovaDAX)