O Bluesky, criado em 2019, teve notoriedade no Brasil após o bloqueio do X (antigo Twitter), fazendo com que os usuários migrassem de uma rede social para outra.
No entanto, algumas pessoas devem estar, ainda, se perguntando sobre o que é essa rede social, como utilizá-la e se é segura, uma vez que se trata de algo novo.
A seguir, vamos esclarecer todas as possíveis dúvidas dos usuários acerca do Bluesky, além de mostrar como fazer o cadastro e começar a utilizá-lo.
Boa leitura!
VEJA TAMBÉM: Como ganhar dinheiro no Instagram? Veja maneiras comprovadas!
O Bluesky é uma rede social criada em 2019 pelo desenvolvedor de Softwares Jack Dorsey, antigo CEO do então Twitter (atualmente X).
Após a suspensão do X – rede social de Elon Musk – no Brasil, por determinação do STF (Supremo Tribunal Federal), o número de pessoas na plataforma Bluesky cresceu em quase 3 milhões de usuários, dos quais aproximadamente 85% são brasileiros.
Sobre isso, o perfil oficial escreveu, no dia 4 de setembro de 2024, às 14:26, o seguinte:
Que semana! Nos últimos dias, o Bluesky cresceu em mais de 2,6 milhões de usuários, mais de 85% dos quais são brasileiros.
Bem-vindo, estamos muito animados em ter você aqui!
Fonte: @bsky.app
O Bluesky tem funcionalidades semelhantes às do X, como o RT (retweet), e uma interface que lembra, assim que há o primeiro contato, a plataforma de Elon Musk.
Cada pessoa, assim como no X, tem sua própria URL. Ela, por sua vez, fica no seguinte padrão:
Por meio do perfil criado, as pessoas podem compartilhar conteúdos, como fotos, textos ou vídeos, seguir pessoas e páginas e ter praticamente os mesmos tipos de interações do X.
Apesar de não ter algumas outras funções muito estimadas pelos usuários do X, como é o caso dos trending topics (tópicos de tendência, em tradução literal), ou assuntos mais comentados no Brasil e no mundo, o Bluesky se consolida como uma das fortes redes sociais substitutas da rede social de Elon Musk, principalmente pela semelhança e pela proposta parecida.
Agora que já sabemos o que é o Bluesky e como funciona a rede social em ascensão no Brasil, saiba a seguir o passo a passo de como fazer o seu cadastro.
1. Abra o site oficial do Bluesky e clique em “Sign up” (inscrever-se);
2. Digite seu e-mail e escolha uma senha forte, de sua preferência;
3. Em seguida, adicione sua data de nascimento e clique em “Próximo”;
4. Ao clicar, escolha o seu nome de usuário, como no exemplo a seguir;
Lembre-se de que ele deve conter apenas letras, números e hífens, além de, no mínimo, 3 caracteres. Ao escolher, completo ficará da seguinte forma: @seunome.bsky.social.
5. Por fim, marque “Sou humano”, no recaptcha, e complete-o;
Após isso, o seu Bluesky estará pronta para ser utilizada. Após esse passo a passo, basta fazer as configurações básicas do seu perfil:
Ao contrário do que muitos pensam, o CEO do Bluesky não é Jack Dorsey, um de seus fundadores e também um dos fundadores do Twitter.
Ainda neste ano de 2024, o desenvolvedor deixou o conselho da plataforma que passou, então, a ter como CEO a também desenvolvedora de software, parte da equipe de criação do site, Jay Graber.
Entre Bluesky ou Threads não há, de fato, um melhor, mas sim aquele que vai suprir melhor a sua finalidade na rede social.
O Threads é um aplicativo conectado ao Instagram, da empresa Meta, de Mark Zuckerberg, em que é possível publicar, compartilhar e responder outras pessoas de seu interesse.
Na época, o criador do Facebook idealizou a rede social para que fosse semelhante ao (então) Twitter, para aproveitar, na época, as quedas que a rede social de Elon Musk vinha sofrendo.
Apesar de ter uma proposta parecida com a do X, alguns usuários resolveram migrar para o Bluesky, pois a interface e as funcionalidades são mais semelhantes às do X.
Por isso, é recomendado que o usuário saiba, primeiro, como é o funcionamento de ambas as redes sociais para que, após isso, decida qual vai utilizar.
O que é a rede social Bluesky?
A rede social Bluesky foi criada em 2019 por um dos fundadores do Twitter (atual X), o desenvolvedor Jack Dorsey, e vem crescendo dia após dia após o bloqueio da rede social de Elon Musk no Brasil.
Quem é o dono do Bluesky?
Apesar de ter sido Jack Dorsey um dos criadores da rede social do momento, o Bluesky, ele não é o atual CEO. O cargo mais alto da empresa é ocupado por Jay Graber.
Qual o melhor: Bluesky ou Threads?
O Bluesky tem, de fato, uma maior semelhança com o X, como uma interface muito parecida e a maioria das funções.
O Threads, por sua vez, é um app conectado ao Instagram, criado para competir com a rede social de Elon Musk. Nele, é possível publicar, compartilhar e responder outras pessoas por meio de “threads”.
Jack Dorsey é um dos criadores do Twitter (atualmente X) e, em 2019, um dos criadores do Bluesky, uma rede social semelhante ao X. Atualmente, ele não faz mais parte do conselho diretório do Bluesky.
Não há, atualmente, previsão da volta do Twitter (X) ao Brasil, uma vez que, para isso, seria necessário que a empresa de Elon Musk, a Starlink, pagasse todas as multas devidas à justiça brasileira, além do cumprimento da indicação de um representante legal no Brasil.
O X, rede social de Elon Musk, caiu para todos os brasileiros após uma suspensão do site no Brasil, determinada pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
De acordo com o ministro Alexandre de Moraes, a decisão foi tomada pois houve “reiterados, conscientes e voluntários descumprimentos das ordens judiciais e inadimplemento das multas diárias aplicadas, além da tentativa de não se submeter ao ordenamento jurídico e Poder Judiciário brasileiros, para instituir um ambiente de total impunidade e ‘terra sem lei’ nas redes sociais brasileiras, inclusive durante as eleições municipais de 2024”.
Por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), a rede social X, antigo Twitter, passa a ser suspensa no Brasil.
A decisão foi tomada pelo ministro Alexandre de Moraes, após o descumprimento de uma solicitação de um representante legal da rede social no Brasil.
Na decisão, o ministro do STF alegou que houve “reiterados, conscientes e voluntários descumprimentos das ordens judiciais e inadimplemento das multas diárias aplicadas, além da tentativa de não se submeter ao ordenamento jurídico e Poder Judiciário brasileiros, para instituir um ambiente de total impunidade e ‘terra sem lei’ nas redes sociais brasileiras, inclusive durante as eleições municipais de 2024”.
Atualmente, não há previsão de volta do X (Twitter), pois para isso seria necessário o cumprimento, por parte de Elon Musk, de acordo com a justiça brasileira, da indicação de um representante legal no Brasil para a rede social.
Além disso, seria necessário, também, o pagamento de todas as multas devidas pela empresa de Musk.
Por esse motivo, algumas pessoas estão migrando para o Bluesky como uma alternativa ao X, uma vez que não há previsão e nem expectativa de volta da plataforma.
VEJA TAMBÉM: Homens mais ricos do mundo [Lista atualizada]