Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Bluesky: o que é e como funciona a rede social em destaque no Brasil

Artigo escrito por Ranielle Oliveira em 05 de Setembro de 2024

O Bluesky, criado em 2019, teve notoriedade no Brasil após o bloqueio do X (antigo Twitter), fazendo com que os usuários migrassem de uma rede social para outra.

No entanto, algumas pessoas devem estar, ainda, se perguntando sobre o que é essa rede social, como utilizá-la e se é segura, uma vez que se trata de algo novo.

A seguir, vamos esclarecer todas as possíveis dúvidas dos usuários acerca do Bluesky, além de mostrar como fazer o cadastro e começar a utilizá-lo.

Boa leitura!

VEJA TAMBÉM: Como ganhar dinheiro no Instagram? Veja maneiras comprovadas!

O que é o Bluesky?

O Bluesky é uma rede social criada em 2019 pelo desenvolvedor de Softwares Jack Dorsey, antigo CEO do então Twitter (atualmente X).

Após a suspensão do X – rede social de Elon Musk – no Brasil, por determinação do STF (Supremo Tribunal Federal), o número de pessoas na plataforma Bluesky cresceu em quase 3 milhões de usuários, dos quais aproximadamente 85% são brasileiros.

Sobre isso, o perfil oficial escreveu, no dia 4 de setembro de 2024, às 14:26, o seguinte:

Que semana! Nos últimos dias, o Bluesky cresceu em mais de 2,6 milhões de usuários, mais de 85% dos quais são brasileiros.

Bem-vindo, estamos muito animados em ter você aqui!

Fonte: @bsky.app

Como funciona a rede social?

O Bluesky tem funcionalidades semelhantes às do X, como o RT (retweet), e uma interface que lembra, assim que há o primeiro contato, a plataforma de Elon Musk.

Cada pessoa, assim como no X, tem sua própria URL. Ela, por sua vez, fica no seguinte padrão:

  • @nomedeusuario.bsky.social

Por meio do perfil criado, as pessoas podem compartilhar conteúdos, como fotos, textos ou vídeos, seguir pessoas e páginas e ter praticamente os mesmos tipos de interações do X.

Apesar de não ter algumas outras funções muito estimadas pelos usuários do X, como é o caso dos trending topics (tópicos de tendência, em tradução literal), ou assuntos mais comentados no Brasil e no mundo, o Bluesky se consolida como uma das fortes redes sociais substitutas da rede social de Elon Musk, principalmente pela semelhança e pela proposta parecida.

Como criar uma conta no Bluesky

Agora que já sabemos o que é o Bluesky e como funciona a rede social em ascensão no Brasil, saiba a seguir o passo a passo de como fazer o seu cadastro.

1. Abra o site oficial do Bluesky e clique em “Sign up” (inscrever-se);

Como criar uma conta no Bluesky

    2. Digite seu e-mail e escolha uma senha forte, de sua preferência;

    3. Em seguida, adicione sua data de nascimento e clique em “Próximo”;

    4. Ao clicar, escolha o seu nome de usuário, como no exemplo a seguir;

    Nome de usuário – Bluesky

    Lembre-se de que ele deve conter apenas letras, números e hífens, além de, no mínimo, 3 caracteres. Ao escolher, completo ficará da seguinte forma: @seunome.bsky.social.

    5. Por fim, marque “Sou humano”, no recaptcha, e complete-o;

    Captcha – Bluesky

    Após isso, o seu Bluesky estará pronta para ser utilizada. Após esse passo a passo, basta fazer as configurações básicas do seu perfil:

    • escolha uma foto de perfil;
    • escolha uma imagem de capa;
    • adicione quais os seus interesses entre as opções (que podem ser animais, esportes, arte, livros, cultura, notícia, games, comédia, etc.);
    • e pronto! Comece a usar a rede social da forma que preferir.

    Quem é CEO do Bluesky?

    Ao contrário do que muitos pensam, o CEO do Bluesky não é Jack Dorsey, um de seus fundadores e também um dos fundadores do Twitter.

    Ainda neste ano de 2024, o desenvolvedor deixou o conselho da plataforma que passou, então, a ter como CEO a também desenvolvedora de software, parte da equipe de criação do site, Jay Graber.

    Bluesky ou Threads: qual o melhor?

    Entre Bluesky ou Threads não há, de fato, um melhor, mas sim aquele que vai suprir melhor a sua finalidade na rede social.

    O Threads é um aplicativo conectado ao Instagram, da empresa Meta, de Mark Zuckerberg, em que é possível publicar, compartilhar e responder outras pessoas de seu interesse.

    Na época, o criador do Facebook idealizou a rede social para que fosse semelhante ao (então) Twitter, para aproveitar, na época, as quedas que a rede social de Elon Musk vinha sofrendo.

    Apesar de ter uma proposta parecida com a do X, alguns usuários resolveram migrar para o Bluesky, pois a interface e as funcionalidades são mais semelhantes às do X.

    Por isso, é recomendado que o usuário saiba, primeiro, como é o funcionamento de ambas as redes sociais para que, após isso, decida qual vai utilizar.

    Dúvidas frequentes sobre o assunto

    O que é a rede social Bluesky?

    Quem é o dono do Bluesky?

    Qual o melhor: Bluesky ou Threads?

    Quem é Jack Dorsey?

    O Twitter (X) vai voltar?

    O X (Twitter) caiu?

    O que aconteceu com o Twitter (X)?

    Afinal, o X (antigo Twitter) pode voltar?

    Atualmente, não há previsão de volta do X (Twitter), pois para isso seria necessário o cumprimento, por parte de Elon Musk, de acordo com a justiça brasileira, da indicação de um representante legal no Brasil para a rede social.

    Além disso, seria necessário, também, o pagamento de todas as multas devidas pela empresa de Musk.

    Por esse motivo, algumas pessoas estão migrando para o Bluesky como uma alternativa ao X, uma vez que não há previsão e nem expectativa de volta da plataforma.

    VEJA TAMBÉM: Homens mais ricos do mundo [Lista atualizada]



    Escrito por Ranielle Oliveira Analista de Conteúdo

    Experiente na área de revisão e redação de textos, criadora de conteúdo de finanças pessoais para web e redes sociais e apaixonada por escrever textos com uma linguagem clara e de fácil entendimento para os leitores.

    • Graduanda em Letras pela Universidade Estadual do Ceará.

    Você também vai gostar

    .
    .