DDA Itaú – Saiba como ativar e para que serve
Artigo escrito por Equipe Mobills em 27 de Maio de 2023
Ativar o DDA no Itaú é um processo simples e que pode ser muito conveniente para realizar o pagamento de boletos na sua conta.
Com essa modalidade de pagamento, você pode visualizar suas contas pela Internet, sem precisar utilizar boletos físicos.
Além de explicar o funcionamento do DDA, entenda suas vantagens e como realizar a ativação tanto por aplicativo quanto pelo site do Itaú.
O que é DDA?
O Débito Direto Autorizado (DDA) é uma modalidade de pagamento onde o cliente visualiza os boletos emitidos em seu nome, seja por CPF ou CNPJ.
Mas, ao contrário do débito automático, é preciso autorizar o pagamento antes que ele seja realizado.
Regulamentado pelo Banco Central, este sistema facilita o pagamento de faturas recorrentes por boleto, como aluguel do condomínio, planos de saúde ou dental, dentre outros.
O DDA do Itaú permite que você visualize todas as suas faturas e contas a pagar em um só lugar, seja no internet banking ou no aplicativo do banco.
Você terá um registro completo de todas as suas transações e poderá acompanhar o histórico de pagamentos.
Através do Internet Banking do Itaú, você pode acompanhar a listagem de boletos vencidos ou que vão vencer, assim como pagar na hora ou agendar o pagamento.
A melhor parte é que a ativação é gratuita e não há cobrança de tarifa para utilizar este serviço.
Quais são as vantagens do DDA Itaú?
Além de ser gratuito, utilizar o DDA tem outros benefícios. Com ele você pode:
- Escolher a forma e data do pagamento de forma prática pela Internet;
- Ter mais segurança, já que aparecem somente boletos que foram emitidos no seu CPF ou CNPJ;
- Contribuir na redução de emissão de papel, afinal não precisará imprimir boletos;
- Ter facilidade ao pagar boletos a vencer ou já vencidos emitidos por outros bancos;
- Receber informes sobre novos boletos emitidos, com opção de escolher receber notificação por e-mail e/ou SMS.
O Itaú também possui uma vantagem exclusiva para empresários: as empresas que realizarem pagamentos via Boleto eletrônico DDA contam com cinco dias sem juros no Cheque Especial (LIS).
A empresa só paga os juros se utilizar acima de cinco dias. Neste caso, terá que pagar por todo período utilizado. Esse benefício está sujeito à análise de crédito.
VEJA TAMBÉM Como autorizar débito automático Itaú: Veja o passo a passo
Como ativar seu DDA Itaú pelo aplicativo?
É possível ativar o DDA de forma prática pelo aplicativo do Itaú, disponível na Play Store (dispositivo Android) e na Play Store (dispositivo iOS).
Acesse sua conta pelo aplicativo. Na barra inferior da tela, você verá a área de Transações. Toque nela e depois selecione a opção “Meus boletos – DDA”.
Para realizar a gestão dos boletos, toque no botão “Ativar exibição”. Antes de tocar no botão “Ativar DDA”, você pode configurar se deseja receber notificações de boletos por e-mail, SMS ou ambos. Depois de prosseguir, seu DDA foi ativado!
Na listagem de boletos eletrônicos, você pode escolher visualizá-los de acordo com o período de emissão, além de poder separar nas categorias:
- Boletos agendados;
- Boletos automatizados;
- Boletos agregados;
- Boletos excluídos.
VEJA TAMBÉM Qual é o telefone do Itaú 30 horas? Veja como entrar em contato com o banco!
Como ativar seu DDA Itaú pelo site?
Além de ativar pelo aplicativo, você também pode realizar a ativação pelo site do Itaú. Para isso, você pode cadastrar seu DDA de diferentes formas :
- Após entrar em sua conta bancária, acesse o menu Contas a Pagar. Depois, vá para “Boleto Eletrônico DDA” e clique em “Cadastrar”;
- Procure pelo menu “Pagamentos e Transferências”. Nele, localize a opção “Boleto Eletrônico DDA“ e prossiga em “Cadastrar”;
- Digite “DDA” na barra de busca do site e clique em “Cadastrar ou descadastrar DDA”.
VEJA TAMBÉM DDA Santander – Como ativar e quais as vantagens || DDA Banco do Brasil
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Equipe Mobills Redator Web
Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.