Quando fazemos um pagamento errado, é comum se perguntar como estornar um Pix, independentemente de ser um correntista Caixa ou não.
Por ser um meio de pagamento relativamente novo, é normal ter dúvidas ou se sentir inseguro na hora de realizar a operação de estorno.
Aqui você descobrirá se é realmente possível estornar um Pix Caixa e conhecerá tratativas legais para resolver sua situação. Conheça todos os detalhes a seguir.
VEJA TAMBÉM: Os melhores bancos digitais gratuitos para abrir conta
Caso queira estornar um Pix errado feito pela sua conta Caixa, você deve tomar é encontrar uma forma de entrar em contato com o titular da conta destinatária para solicitar o seu dinheiro de volta.
É importante reforçar que até o momento não existe nenhum mecanismo legal que permita reaver transferências Pix para contas erradas.
No entanto, em casos de fraudes, é possível apelar para outros meios que podem te ajudar a recuperar o seu dinheiro. Conheça sobre o MED a seguir.
O MED (Mecanismo Especial de Devolução) é uma tratativa do Banco Central que disponibiliza às vítimas de fraudes meios para que a mesma recupere o seu dinheiro transferido via Pix.
O primeiro passo para utilizá-lo é ir até uma delegacia próxima e registrar o seu boletim de ocorrência. Feito isso, será hora de entrar em contato com a Caixa por telefone ou pessoalmente para comunicar o ocorrido.
Depois de finalizar os dois processos acima, a Caixa irá contatar o banco do destinatário para informar que a transação trata-se de uma fraude e ambos terão o prazo de 7 dias para analisar a operação.
Durante este período, o banco do fraudador irá bloquear a conta do mesmo para evitar que o dinheiro recebido se movimente para outra conta.
Caso tenha dúvidas ou queira falar sobre estornar ou recuperar Pix, nós sugerimos que você entre em contato com o telefone Caixa pelos números abaixo:
LEIA TAMBÉM: Número da agência e conta Caixa: saiba onde encontrar no cartão