Parcelar boleto PicPay: como funciona? Vale a pena? Confira!
Você já sabe parcelar boletos no PicPay? A carteira digital oferece aos usuários diversas opções de pagamentos, incluindo com o cartão de crédito. Saiba mais!
Artigo escrito por Ranielle Oliveira em 19 de Abril de 2023
O que é e como funciona o PicPay?
- Fazer o pagamento de boletos;
- Compras com cartão de crédito;
- Pagar e receber dinheiro através de “cobranças” pelo app;
- Fazer recargas de crédito no celular;
- Utilizar o saldo para comprar em parceiros PicPay e ganhar dinheiro de volta;
- E muito mais!
Além disso, o funcionamento do app é simples e prático. Basta fazer o cadastro, caso ainda não tenha, fornecendo algumas informações pessoais.
Após o preenchimento dos dados acima, basta finalizar os ajustes necessários que o próprio app vai determinar, e você já está pronto para usufruir dos benefícios da sua conta, incluindo parcelar boleto PicPay.
Como parcelar boleto no PicPay?
Primeiro, para parcelar boleto PicPay, no momento do pagamento é necessário optar pela opção de pagar utilizando um cartão de crédito, que já deve estar cadastrado.
O passo a passo para chegar a esta opção é o seguinte:
- Primeiro, abra o app PicPay e escolha a opção de “Pagar contas”;
- Depois, escolha entre escanear o código de barras com a câmera do seu celular ou digitá-lo manualmente;
- Em seguida, o app identifica o boleto e mostra informações sobre ele, como valor, instituição e vencimento;
- Caso tenha um cartão cadastrado, clique na opção “Parcelamento” para escolher a quantidade de parcelas disponíveis;
- Na próxima tela, confira as opções de valor e escolha o número de parcelas;
- Então, retorne à tela de pagamento e toque em “Pagar”.
Por fim, para finalizar a operação de parcelar boleto PicPay, informe a sua senha, que é a mesma utilizada para entrar no app.
Para avaliar qual parcela é melhor para você, escolha a que mais se adequa ao seu orçamento, comparando taxa de juros e valor integral do boleto.
Qual a taxa de juros de parcelar boletos no PicPay?
Assim como várias transações, há também uma taxa de juros para parcelamento no PicPay. Essas taxas, por sua vez, são as seguintes:
- Para boletos de luz, saneamento, gás e impostos com saldo adicionado via cartão de crédito e PicPay Card: taxa de 3,99% calculada sobre o valor do boleto, mais 4,49% sobre cada parcela;
- Para boletos exceto de luz, saneamento, gás e impostos com saldo adicionado via cartão de crédito e PicPay Card: taxa de 4,99%¹ calculada sobre o valor do boleto, mais 4,49%² sobre cada parcela.
Parcelar boletos no PicPay vale a pena?
De maneira geral, para decidir se vale a pena, é necessário levar em consideração a porcentagem de juros acrescidos ao valor do boleto.
Se for um valor muito alto, por exemplo, lembre-se das taxas descritas no tópico anterior. Mas, caso seja um valor menor, pode ser uma vantagem, ainda mais naqueles meses mais apertados.
Nesse sentido, é preciso analisar caso a caso para tomar uma decisão financeiramente eficiente e que seja boa para seu orçamento.
Contudo, é preciso se prevenir contra a situação de ter que pagar um boleto com cartão de crédito por conta de falta de organização.
Para isso, você pode utilizar o app Mobills, que é o melhor gerenciador financeiro, onde você pode acompanhar e organizar suas finanças.
Dúvidas frequentes sobre o assunto
Qual a taxa para parcelamento no PicPay?
Atualmente, de acordo com o site oficial PicPay, para boletos com saldo adicionado via cartão de crédito e PicPay Card, a taxa é de até 5,99% por transação + 5,99% sobre cada parcela.
Como funciona o pagamento de boleto PicPay parcelado?
O PicPay oferece a funcionalidade de parcelar boleto, em que é possível dividir o valor total do boleto em parcelas menores.
Por exemplo:
Suponha que você quer pagar a conta de IPTU da sua casa, o boleto está próximo do vencimento e você não tem o valor na conta.
Por meio do parcelamento do PicPay, é possível pagar o boleto de maneira parcelada, em até 12x. Lembre-se, no entanto, que são cobrados juros e encargos, o que faz com que o valor fique maior.
Porém, a plataforma, antes de concretizar a transação, fornece o valor final do boleto, que junta o valor original com todas as taxas e encargos.
É vantajoso parcelar boleto no PicPay?
Caso seja algo emergencial e você não tenha o dinheiro na conta, é uma opção a ser considerada. Porém, o ideal é organizar as finanças para não faltar com o dinheiro da conta e recorrer a opções que cobrem juros em cima do valor.
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Ranielle Oliveira Analista de Conteúdo
Experiente na área de revisão e redação de textos, criadora de conteúdo de finanças pessoais para web e redes sociais e apaixonada por escrever textos com uma linguagem clara e de fácil entendimento para os leitores.
- Graduanda em Letras pela Universidade Estadual do Ceará.