O que é Open Banking? Descubra como funciona o sistema!
Saiba o que é Open Banking e como essa tecnologia afeta o sistema bancário. Confira!
Artigo escrito por Lívia Monteiro em 02 de Maio de 2023
Open Banking é o conceito que visa permitir que os clientes de instituições financeiras compartilhem seus dados bancários com outras instituições autorizadas pelo Banco Central de maneira segura e controlada.
Esse sistema é possível por meio da criação de APIs (interfaces de programação de aplicativos) que permitem que diferentes sistemas se comuniquem e troquem informações de maneira automatizada.
Por meio dessa tecnologia, os bancos podem acessar os seus dados e, a partir deles, oferecerem produtos e serviços personalizados.
Então, para entender melhor como funciona o Open Banking, confira agora o artigo que preparamos. Boa leitura!
VEJA TAMBÉM: Open Finance é o novo Open Banking? Entenda como esses conceitos impactam sua vida!
O que é Open Banking?
O Open Banking (Banco Aberto, em tradução literal) é o sistema que permite que bancos e instituições financeiras compartilhem dados e informações, mediante autorização de seus clientes.
O seu objetivo é promover a concorrência no setor financeiro e incentivar a inovação. Além disso, espera-se que haja mais transparência entre as instituições e maior controle pelo cliente.
Outro ponto importante é que, com a evolução do sistema, empresas de tecnologia e fintechs também podem desenvolver soluções financeiras mais personalizadas e acessíveis aos público.
Por exemplo, um cliente pode optar por compartilhar seus dados de transações com uma fintech de gerenciamento financeiro, como a Mobills.
Ela, por sua vez, por meio do Open Banking, se conecta e coleta as informações financeiras de bancos e cartões de crédito e as exibe para o usuário de forma automatizada em segundos.
Mobills: Finanças e Cartões
-
Mais detalhes do Mobills
- Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
- Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
- Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.
Além disso, os clientes também podem usar seus dados para solicitar empréstimos ou serviços de instituições financeiras de que não são clientes, sem precisar passar pelo processo tradicional de preenchimento de formulários e fornecimento de informações.
No entanto, o Open Banking também levanta preocupações com a privacidade e a segurança dos dados bancários dos clientes.
Por esse motivo, o Banco Central e os os reguladores financeiros estabeleceram diretrizes e padrões de segurança rigorosos para garantir que o compartilhamento de dados seja seguro e controlado pelos clientes.
Open Banking é seguro?
O Open Banking é um sistema seguro, pois conta com regras rígidas para as empresas e com a supervisão do Banco Central em todo o processo.
Quanto ao sistema, o Open Banking ocorre num ambiente 100% online, criptografado, com diversas camadas de segurança, com autenticação do consumidor e das instituições participantes.
Outro fator é que não há banco de dados centralizado. Assim, cada instituição é responsável por resguardar as informações seguindo regras de segurança cibernética e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Todo compartilhamento de dados deve ser feito mediante consentimento, autenticação e confirmação do cliente.
O prazo que uma instituição poderá guardar os dados de um cliente é de 12 meses, exceto se ele solicitar a exclusão antes desse período.
Por fim, caso descumpram o que está previsto nas leis e regulamentos, há normas para responsabilização das instituições e de seus dirigentes
LEIA TAMBÉM: Open Banking do Banco do Brasil – Saiba como funciona || Open Banking do Banco Inter – Saiba como funciona
Qual é a diferença entre Open Finance e Open Banking?
O Open Finance pode ser considerado a evolução do Open Banking, apesar de, muitas vezes, os termos serem utilizados como sinônimos.
Na verdade, a grande diferença é que o Open Finance é mais abrangente, já que nesse sistema há inclusão de novas instituições financeiras, produtos, além de ser mais seguro e melhor desenvolvido para o usuário. Mas no fim das contas, os dois têm a mesma função.
Gostou desse conteúdo? Então, veja também:
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Lívia Monteiro Redatora Web
Lívia é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará e, atualmente, estuda Marketing Digital na Universidade Estácio de Sá. Descobriu no Marketing uma paixão pela comunicação, onde exerce seu trabalho produzindo conteúdo sobre finanças pessoais, produtos e serviços financeiros utilizando as técnicas de SEO.
- Estrategista de Marketing em formação;
- Advogada.