Saber qual é o seu rating no banco é algo que pode te ajudar em inúmeras situações, principalmente em momentos quando precisamos de crédito.
Ainda que não seja tão popular quanto o score de crédito, o rating é uma métrica importantíssima e é constantemente utilizado por instituições financeiras na hora de aprovar produtos financeiros.
Neste conteúdo você descobrirá como o rating dos bancos funcionam e conhecerá alguns meios que podem te ajudar a aumentar sua pontuação. Veja todos os detalhes a seguir!
VEJA TAMBÉM: Conheça os melhores bancos digitais para abrir conta
O rating dos bancos trata-se de uma pontuação utilizada pelas instituições financeiras para medir riscos de pagamentos, ou seja, a capacidade de cada cliente de manter as contas em dia.
A partir disso, cada banco tem a capacidade de analisar o perfil do interessado por meio do rating para descobrir se o crédito concedido será pago de acordo com a data e condições pré-definidas.
A pontuação do rating é composta por algumas informações obtidas pelas instituições financeiras, como movimentações bancárias, relacionamento com os bancos, histórico de pagamentos e se há dívidas pendentes.
Ao juntar todos esses dados, o banco estipula uma nota para cada cliente. Quanto maior for a nota, maiores serão as chances de ser aprovado e conseguir as melhores condições.
Em contrapartida, quando a nota está baixa, as chances de ser aprovado serão quase nulas, impedindo que você acesse os produtos mais interessantes do mercado.
A pontuação do rating dos bancos não é definitiva, ou seja, ela pode mudar de acordo com o tempo e refletirão suas atitudes relacionadas a contas e dinheiro.
Por ser uma informação sensível, os bancos não costumam divulgar ou fornecer este tipo de dados aos seus clientes ou a terceiros.
Entretanto, ainda existe a possibilidade de perguntar ao seu banco se eles podem te informar qual é o seu rating atual.
Por outro lado, você ainda pode consultar mais informações por meio do Registrato do Banco Central como uma segunda alternativa.
Ainda que a ferramenta não informe o seu rating, ela permite que você consulte diversas informações sobre sua vida financeira, como dívidas pendentes, limite de crédito disponível e outros.
Existem alguns hábitos que podem te ajudar a melhorar o seu rating com os bancos. Para aumentar suas chances de ter o seu crédito aprovado o mais rápido possível, listamos algumas atitudes que melhorarão a forma que as instituições enxergam sua vida financeira. Veja:
- Mantenha suas contas em dia;
- Quite suas dívidas;
- Não assuma novas dívidas;
- Construa um ótimo histórico financeiro.
Por mais que ambos tenham similaridades entre si, é importante esclarecermos que o rating dos bancos e score de crédito são duas coisas diferentes.
O score de crédito, por exemplo, é uma pontuação estipulada por instituições como o Serasa e SPC, enquanto o rating trata-se de uma pontuação interna e elaborada pelos próprios bancos.
De todo modo, consultar o seu score de crédito ainda é uma opção viável para ter uma noção de como a sua vida financeira está. Não se esqueça de mantê-lo sobre o seu radar e tomar atitudes positivas para aumentar sua pontuação cada vez mais!