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Como fazer uma reclamação no Banco Central? Veja o passo a passo!

Descubra como reclamar no Banco Central e saiba como acompanhar sua reclamação

Artigo escrito por Guilherme Gadelha em 27 de Dezembro de 2024

Fazer uma reclamação no Banco Central pode ser uma grande ajuda para resolver o seu problema, seja lá qual instituição financeira esteja te causando infortúnio.

Apesar de parecer um processo burocrático e lento, podemos adiantar que realizar uma reclamação no Banco Central é uma tarefa que irá exigir pouquíssimos minutos do seu dia.

Aqui neste conteúdo você descobrirá como reclamar no Banco Central de forma eficaz e irá saber detalhes sobre como acompanhar a sua postagem. Desejamos uma leitura!

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Como fazer uma reclamação no Banco Central?

Como já falamos aqui, fazer uma reclamação no Banco Central é algo bastante simples. Para te guiar da melhor forma, nós preparamos um pequeno passo a passo que você pode consultar logo abaixo:

  1. O primeiro passo é acessar o site do Banco Central;
  2. Em seguida, busque pelo botão “Registrar reclamação”;
  3. Faça o login com a sua conta GOV;
  4. Autorize o Banco Central a utilizar os dados citados na página;
  5. Escolha a demanda e se deseja realizar a reclamação no seu nome ou não;
  6. Clique em “Entrar” para registrar sua queixa;
  7. Preencha todos os dados solicitados pelo site;
  8. Depois de preencher tudo, clique em “Avançar”;
  9. Siga as instruções da página para finalizar sua reclamação.

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Como acompanhar minha reclamação no Banco Central?

Depois de registrar sua reclamação, você poderá acompanhar o status do seu pedido pelo próprio site do Banco Central. Para acessá-lo, basta fazer seu login com a conta GOV e seguir todos os passos indicados pela página.

Não encontrei a instituição financeira no site do BC: como prosseguir?

Só é possível fazer reclamações no site do Banco Central sobre instituições financeiras que foram homologadas pelo mesmo, caso contrário, não será possível utilizar a ferramenta para resolver sua situação.

Reclamação no Banco Central: como funciona?

As reclamações no Banco Central seguem um fluxo específico para que sua mensagem chegue até a instituição de forma efetiva. Veja abaixo como ele funciona:

  1. Você envia sua reclamação ao Banco Central;
  2. O Banco Central enviará sua reclamação a instituição financeira selecionada;
  3. A instituição financeira terá 10 dias úteis para retornar uma solução ao cliente, onde a futura mensagem deverá ter o Banco Central em cópia.

Depois que todo o processo for concluído, o Banco Central deverá tomar algumas medidas para que a instituição financeira não volte a agir da mesma forma. Entre elas estão:

  • Ações de fiscalização;
  • Melhorias na legislação;
  • Gerenciar a instituição no ranking de reclamações;
  • Promover ações de educação financeira.

Ranking de reclamações no Banco Central: quais são as instituições?

Ainda que muitos não saibam, o Banco Central disponibiliza rankings com as instituições financeiras com mais reclamações registradas na plataforma. Você pode consultá-los no site oficial do BC.



Escrito por Guilherme Gadelha Analista de Conteúdo

Redator formado em Publicidade e Propaganda, apaixonado pelo universo de finanças, especialmente em cartões de crédito.

  • Redator Web;
  • Formado em Publicidade e Propaganda.

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