Fazer uma reclamação no Banco Central pode ser uma grande ajuda para resolver o seu problema, seja lá qual instituição financeira esteja te causando infortúnio.
Apesar de parecer um processo burocrático e lento, podemos adiantar que realizar uma reclamação no Banco Central é uma tarefa que irá exigir pouquíssimos minutos do seu dia.
Aqui neste conteúdo você descobrirá como reclamar no Banco Central de forma eficaz e irá saber detalhes sobre como acompanhar a sua postagem. Desejamos uma leitura!
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Como já falamos aqui, fazer uma reclamação no Banco Central é algo bastante simples. Para te guiar da melhor forma, nós preparamos um pequeno passo a passo que você pode consultar logo abaixo:
- O primeiro passo é acessar o site do Banco Central;
- Em seguida, busque pelo botão “Registrar reclamação”;
- Faça o login com a sua conta GOV;
- Autorize o Banco Central a utilizar os dados citados na página;
- Escolha a demanda e se deseja realizar a reclamação no seu nome ou não;
- Clique em “Entrar” para registrar sua queixa;
- Preencha todos os dados solicitados pelo site;
- Depois de preencher tudo, clique em “Avançar”;
- Siga as instruções da página para finalizar sua reclamação.
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Depois de registrar sua reclamação, você poderá acompanhar o status do seu pedido pelo próprio site do Banco Central. Para acessá-lo, basta fazer seu login com a conta GOV e seguir todos os passos indicados pela página.
Só é possível fazer reclamações no site do Banco Central sobre instituições financeiras que foram homologadas pelo mesmo, caso contrário, não será possível utilizar a ferramenta para resolver sua situação.
As reclamações no Banco Central seguem um fluxo específico para que sua mensagem chegue até a instituição de forma efetiva. Veja abaixo como ele funciona:
- Você envia sua reclamação ao Banco Central;
- O Banco Central enviará sua reclamação a instituição financeira selecionada;
- A instituição financeira terá 10 dias úteis para retornar uma solução ao cliente, onde a futura mensagem deverá ter o Banco Central em cópia.
Depois que todo o processo for concluído, o Banco Central deverá tomar algumas medidas para que a instituição financeira não volte a agir da mesma forma. Entre elas estão:
Ainda que muitos não saibam, o Banco Central disponibiliza rankings com as instituições financeiras com mais reclamações registradas na plataforma. Você pode consultá-los no site oficial do BC.
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