Cartão clonado: O que fazer e como evitar a clonagem de cartão?
Saiba o que fazer para se proteger caso tenha o cartão clonado e confira dicas para evitar a clonagem do seu cartão!
Artigo escrito por Jennifer Figueiredo em 19 de Setembro de 2023
Teve seu cartão clonado e não sabe o que fazer? Entendemos que a situação pode gerar um grande estresse, mas é importante que saiba como agir diante desse problema e o que fazer para evitar uma nova clonagem de cartão de crédito.
Seu cartão de crédito tem um aplicativo de acompanhamento de gastos? Atualmente, é difícil encontrar uma produto financeiro sem essa ferramenta de controle online, que é prática e muito útil no dia a dia.
Por meio do app bancário ou de cartão, você recebe avisos sempre que usar o cartão de crédito. Assim, fica mais fácil identificar quando tiver o cartão clonado e tomar as medidas necessárias o quanto antes.
Afinal, você sabe como agir em casos de clonagem de cartão? Como evitar que isso aconteça? Saiba mais neste conteúdo que preparamos!
VEJA TAMBÉM: Melhores Cartões de Crédito para Negativado || Melhores Cartões Fáceis de Aprovar
Clonagem de cartão: o que é?
A clonagem de cartão surgiu quando os cartões de crédito eram emitidos com uma tarja preta magnética impressa no verso do plástico. Essa tarja podia ser clonada facilmente por golpistas que utilizavam maquininhas de cartão adulteradas para esse propósito.
Com o tempo, os bancos passaram a emitir cartões de crédito e débito com chip e atualmente, já produzem cartões físicos quase sem nenhum dado pessoal impresso.
Contudo, também surgiram outras formas de aplicar golpes semelhantes à clonagem de cartão, pois as práticas conseguem roubar dados e utilizar o limite do cartão para compras indevidas.
Onde posso ter o cartão clonado?
Dia após dia são identificadas novas práticas de como clonar o cartão de crédito. Mas, essa situação pode ser evitada, sabendo como a clonagem de cartão acontece.
Mesmo com os novos cartões de crédito e débito com chip e até novos modelos onde o número do cartão não fica impresso no produto físico, como golpistas conseguem fazer um cartão clonado?
- Por meio de caixas 24h com leitor adulterado, onde informações do chip e dados podem ser copiados para a máquina em instantes;
- Ainda existem golpes utilizando maquininhas adulteradas que podem clonar cartão. Outra maneira de ser enganado é digitando a senha do cartão sem conferir se o valor está correto na tela da maquininha;
- Através de links suspeitos enviados por e-mail, SMS e outros canais;
- Por meio de falsas lojas online, promoções muito atrativas que despertem a desconfiança. Em casos assim, é possível que a página de pagamentos esteja modificada para fazer a clonagem de cartão;
- Através de aplicativos ou vírus de computador programados para furtar dados, além de outros métodos;
- Divulgação dos dados do cartão, como fotos em redes sociais.
De fato, não é possível prever quando ou como um cartão de crédito pode ser clonado e, infelizmente, isso preocupa muitos usuários desse produto financeiro.
Mas, estar ciente dos possíveis perigos é o primeiro passo para fazer compras com mais atenção e segurança. Ademais, você também pode seguir dicas para deixar seu cartão seguro e protegido.
Como saber se clonaram meu cartão?
O método mais eficiente de saber se o seu cartão foi clonado, é observar a fatura do cartão de crédito. Assim, fique atento a compras que não reconhece, feitas em horários incomuns, entre outras.
Entretanto, sabemos que por o cartão ser muito utilizado, às vezes podemos esquecer de alguma conta. Portanto, recomendamos o uso do Gerenciador Financeiro da Mobills:
Mobills: Finanças e Cartões
-
Mais detalhes do Mobills
- Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
- Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
- Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.
No nosso app de controle financeiro você pode registrar todos os seus gastos. Dessa forma, quando for verificar a fatura, poderá saber exatamente quais compras e pagamentos realizou.
Além disso, preste atenção também ao extrato da sua conta, saques feitos em horário improváveis e notificações de um gasto que não fez. Estes sinais geralmente indicam um cartão clonado.
Clonaram meu cartão, o que fazer? 3 passos para se proteger
Se olhar o extrato da conta ou fatura do cartão e ver cobranças que não identifica, é necessário agir rápido. Contudo, confirme se realmente não foi um pagamento que você fez.
Algumas vezes, o titular do cartão não reconhece um pagamento porque a razão social de uma loja é diferente do nome fantasia, e pode acabar confundindo e pensando que é fruto de clonagem.
Outros gastos que levam à confusão são as cobranças de assinaturas em streaming, garantias e seguros entendidos, mensalidade do Gympass, anuidade do cartão, entre outros.
Tem certeza que sofreu uma clonagem de cartão de crédito? Mantenha a calma e siga alguns passos importantes para solucionar o problema:
1. Faça o bloqueio ou cancele o cartão de crédito
Notou que fizeram uma compra não autorizada e pode ser uma clonagem de cartão? Para bloquear ou cancelar o cartão de crédito acesse o app, Internet Banking ou ligue na Central de Atendimento para solicitar o serviço. Fique tranquilo, pois é possível emitir uma segunda via do cartão de crédito após isso.
2. Informe a clonagem de cartão ao banco
Ao solicitar o cancelamento ou bloqueio do cartão, é importante contatar o banco e informar os motivos para isso. Portanto, detalhe o ocorrido em sua reclamação, identifique as despesas que não reconhece na fatura do cartão ou extrato da conta e informe o valor gasto indevidamente.
3. Registre um boletim de ocorrência da clonagem de cartão
É importante registrar um registrar boletim de ocorrência do cartão clonado. Assim, compareça à delegacia mais próxima (ou online) e registre um B.O., para que tenha uma documentação comprovando que os gastos indevidos não foram feitos por você.
Afinal, como evitar a clonagem de cartão?
Entendemos que infelizmente existem diversas formas de ter o cartão clonado, mas atualmente os usuários estão mais sujeitos a sofrer com golpes na internet, que envolvem compras online.
Nesse sentido, é possível adotar algumas atitudes para se proteger dessas fraudes e evitar a clonagem do cartão de crédito:
- Utilize o cartão de crédito virtual para suas compras online. Afinal, ele foi especialmente criado com o propósito de tornar suas compras virtuais mais seguras;
- Não mostre, envie fotos ou informe o CVV do cartão de crédito a um terceiro. Este dado é o que possibilita fazer compra pelas internet. Portanto, compartilhar essa informação pode ser extremamente perigoso;
- Além do CVV, é importante manter em sigilo outros dados, como data de vencimento (MM/AA), números, nome impresso no cartão. Lembre-se que seus dados são pessoais e é importante mantê-los seguros;
- Tenha cuidado com links suspeitos, pois você pode recebê-los por e-mail, Whats App, redes sociais e outros canais. Confie apenas nos sites oficiais de empresas com a qual se relaciona, seja bancos, lojas, serviços, entre outros;
- Tenha certeza de estar comprando no site oficial e seguro de uma loja online. É possível observar rapidamente a segurança do site pelo “https” do link, o ícone de cadeado (🔒) localizado à frente do link e pelas licenças de segurança, que as páginas de pagamento devem exibir ao cliente;
- Escolha senhas diferentes para cada cartão de crédito. Assim, se um dos seus cartões for clonado, o hacker não terá acesso tão facilmente ás outras opções que você é titular.
Dúvidas frequentes sobre cartão clonado
Quem paga o prejuízo do cartão clonado?
Afinal, quem paga o cartão clonado? Se você fez o bloqueio, informou o corrido ao banco e registrou o boletim de ocorrência sobre a clonagem de cartão, então a responsabilidade é da operadora.
Portanto, o cliente não paga pelos prejuízos financeiros de um cartão clonado. O banco deverá fazer um estorno do cartão ou cancelar a compra.
Caso sinta que a instituição não deu o suporte necessário nesta situação, é possível acionar o PROCON e registrar uma reclamação do site Reclame Aqui, com a finalidade de solucionar o ocorrido.
Tem como saber quem clonou meu cartão?
Dificilmente, você terá informações sobre quem fez a clonagem de cartão. Contudo, é possível identificar os locais ou sites em que os dados do cartão foram utilizados para compras indevidas.
Ademais, foque em resolver a situação tomando as medidas de segurança e criando hábitos que protejam seu cartão de crédito. Lembramos ainda que, os bancos não têm a obrigação de informar quem foram os responsáveis por fazer a clonagem do cartão.
Como descobrir quem usou meu cartão de crédito na internet?
Nada melhor do que acompanhar as transações feitas no cartão de crédito no seu dia a dia. Assim, você saberá caso alguém esteja usando seus dados indevidamente ou que tenham clonado seu cartão.
Para isso, utilize o aplicativo do cartão para ativar notificações a cada transação. Além disso, é possível em alguns casos ativar limites por transação. Por exemplo:
- Limite diário de R$ 1000,00 para compras online;
- Limite de R$ 50,00 para pagamentos por aproximação com o cartão, entre outros.
Algumas instituições permitem ativar esses recursos de segurança. Portanto, procure saber mais informações com seu banco.
Que tipo de pena sofre quem usa cartão clonado?
A clonagem de cartão pode resultar em diferentes punições para o golpista que for identificado e comprovada a ação criminosa. Contudo, a pena varia conforme a gravidade do ocorrido e detalhamento do processo.
Ademais, o que se pode esperar é que a justiça seja cumprida e a vítima de clonagem de cartão não tenha mais prejuízos com isso.
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Jennifer Figueiredo Jornalista
Jornalista pela Universidade do Oeste Paulista, Analista de conteúdo e Redatora há 6 anos, apurando e escrevendo sobre educação, produtos e serviços financeiros.
- Redatora Web SEO sobre produtos e serviços financeiros;
- Analista de Conteúdo PL de Cartões de Crédito;
- Graduada em Comunicação Social: Jornalismo pela UNOESTE.