Teve o Cartão de Crédito roubado? Saiba o que fazer para se proteger!
Entenda o que fazer caso o seu cartão de crédito seja roubado! Assim, proteja seus dados e a sua vida financeira e evite dores de cabeça.
Artigo escrito por Isabela Matsura em 17 de Novembro de 2022
O cartão é um dos meios de pagamento mais utilizados hoje em dia, e oferecem muita praticidade no dia a dia. Mas, um cartão de crédito roubado pode garantir muita dor de cabeça também.
Infelizmente, isso pode acontecer com qualquer um de nós a qualquer momento. Por isso, é importante saber como agir nesses momentos para proteger seus dados e as suas finanças.
Assim, é possível evitar gastos indevidos no seu cartão, e até entrar em dívidas. Portanto, continue lendo o conteúdo e saiba o que você pode fazer para se prevenir!
Meu Cartão de Crédito foi roubado, e agora?
Se o seu cartão de crédito foi roubado, sabemos que pode estar passando mil coisas pela sua cabeça agora. Mas, nesse momento é importante não se desesperar e tomar as providências necessárias.
No entanto, se isso nunca aconteceu com você, não pense que não precisa saber como agir. Afinal, entender quais medidas deveria tomar, te trará mais segurança caso um dia roubem o seu cartão.
Sendo assim, confira a seguir os passos que deve fazer se passar por essa situação!
1. Desative o Pagamento por Aproximação
A função de pagamento por aproximação nos cartões de crédito, realmente podem oferecer muita praticidade e agilidade no momento da compra. Mas, é preciso tomar cuidado.
Se seu cartão de crédito for roubado, e tenha o pagamento por aproximação, é essencial desativar essa função. Isso, porque com ela é muito mais fácil ter compras indevidas em seu nome rapidamente.
Por isso, caso deseje ter essa tecnologia em seus cartões, é preciso redobrar os cuidados, uma vez que a senha do cartão não é necessária para fazer compras com ele.
2. Comunique o roubo à administradora do Cartão e peça o bloqueio
O passo mais importante, é entrar em contato com a administradora do cartão e comunicar do roubo ou furto. Assim, já deve solicitar o bloqueio ou cancelamento do cartão roubado.
Nesse momento, provavelmente será necessário informar os dados pessoais, do cartão, e a data e horário que realizou a sua última compra.
Para isso, ligue para o Canal de Atendimento para bloqueio de cartão. A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) disponibiliza uma lista com o telefone de todos os bancos para facilitar.
3. Peça a confirmação do bloqueio
Solicitou o bloqueio do cartão? Em seguida, peça para a equipe da Central de Atendimento entreguem algum documento que comprove que a solicitação foi feita.
Esse comprovante, pode ajudar a evitar dores de cabeça e ter reembolsos, caso acontece alguma cobrança ou compras indevidas no seu cartão de crédito roubado.
4. Anote os dados do atendimento
Outra atitude que pode te ajudar a ter o seu dinheiro ressarcido em compras e gastos indevidos, é anotar os dados do atendimento, como os números do protocolo, hora e nome do atendente.
Dessa forma, além de conseguir o reembolso, também facilita possíveis contatos futuros. Por isso, lembre-se de sempre pedir os dados à Central de Atendimento da administradora do cartão.
5. Solicite um novo cartão
Em casos de roubo, o bloqueio do cartão será permanentemente. Ou seja, ninguém mais conseguirá utilizá-lo. Mas, além de poder contar com o cartão virtual, há outra opção.
Se desejar continuar contando com os serviços e benefícios que o cartão de crédito roubado oferece, você pode solicitar uma 2ª via do produto. Este procedimento varia de acordo com a administradora.
Assim como ele, os prazos e taxas para receber um novo cartão de crédito também variam de acordo com a administradora. Portanto, é preciso estar atento e analisar se vale a pena fazer o pedido.
6. Faça um Boletim de Ocorrência
Por fim, não podemos deixar de lado a importância de comunicar o acontecimento à Delegacia de Política e registrar um Boletim de Ocorrência com o maior número de informações possíveis.
Vale lembrar que em caso de roubo, o Boletim deve ser feito presencialmente. Entretanto, em furtos é possível fazer o registro on-line. Assim, você terá em mãos a comprovação do B.O.
Em seguida, o titular do cartão deve encaminhar cópias do Boletim para a administradora ou banco emissor do cartão, e para o SPC e a Serasa, informando a situação.
Dessa forma, seguindo as medidas de proteção, caso aconteçam compras após a comunicação do cliente, ele fica isento de responsabilidade pelas operações realizadas e de qualquer valor.
Qual a responsabilidade do usuário no cartão de crédito roubado?
Como já falamos, se você tem um cartão de crédito roubado, é importante entrar em contato imediatamente com a administradora do cartão para ela bloquear o produto.
Desse modo, caso já tenham compras indevidas, a instituição pode fazer uma investigação sobre o que pode ter acontecido, e estornar o valor, caso haja comprovação da fraude.
Sendo assim, o cliente não pode ser responsável por esses gastos, mesmo que não tenha um seguro de cartão de crédito. Isso, porque a operadora do cartão deve proteger seus dados.
Mas, se as compras foram feitas com o uso de senha, a investigação de fraude pode apontar que a culpa é do titular por deixar a senha junto ao cartão.
Dicas de proteção para o seu Cartão de Crédito
Tão importante quanto saber o que fazer se o seu cartão de crédito for roubado, é saber o que fazer para evitar esse problema, não é mesmo? Por isso, confira dicas se segurança a seguir!
- Não deixe o número da senha anotado em papéis junto com o cartão;
- Ao usar caixas eletrônicos, tente se posicionar de forma a evitar que os outros vejam os números digitados;
- Utilize um cartão virtual para evitar perda, furto ou roubo;
- Não salve os dados do cartão no computador;
- Tome cuidado com golpes virtuais envolvendo o seu cartão;
- Não forneça seu cartão a ninguém.
Seguindo essas dicas, você mantém o seu cartão de crédito e seus dados mais seguros.
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Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo
Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.