Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
cartao
isca
Não
semestral

Como usar o cartão de crédito para ajudar nas finanças? Confira 13 dicas!

O cartão de crédito é um dos meios de pagamento mais utilizados. No entanto, se não souber utilizá-lo corretamente, ele pode trazer problemas à sua vida financeira.

Artigo escrito por Isabela Matsura em 07 de Outubro de 2022

Um cartão pode ser um ótimo aliado à vida financeira. No entanto, se o titular não sabe como usar o cartão de crédito de forma correta e controlada, seu efeito é o contrário.

Sem um controle ou planejamento financeiro, muitas pessoas acabam extrapolando nos gastos do cartão. Dessa forma, é mais fácil entrar em dívidas das quais não é fácil sair.

Por isso, é fundamental saber como usar o cartão de crédito corretamente, para que ele seja amigo das suas finanças. Em boas mãos, ele é uma ótima ferramenta!

Confira o conteúdo a seguir e conheça 13 dicas fundamentais para ter um bom uso do seu cartão.

13 dicas de como usar o cartão de crédito

Por ser fácil de pedir, muitas pessoas começam a fazer um cartão de crédito sem planejar e estudar antes. Assim, apesar de todos os benefícios, se não souber usá-lo de forma inteligente, ele se torna um vilão.

Mas, sabendo como usar o cartão, ele é uma ótima ferramenta para uso. Além disso, é mais fácil evitar dívidas em seu nome e cobranças futuras que poderiam te deixar com o nome sujo.

Sendo assim, conheça as dicas para você saber aproveitar todos os benefícios de cartões de crédito sem atrapalhar a sua vida financeira!

1. Estabeleça um limite para compras

Ao utilizar um cartão de crédito, é mais fácil perder o controle por ter a falsa sensação de que o dinheiro não está saindo da sua conta.

Por isso, para não de descontrolar e gastar demais, estabeleça um limite de até 50% da sua receita líquida. Se o limite do seu cartão é maior que isso, você pode ajustar para o valor desejado.

Ou seja, defina quanto você pode gastar mensalmente pensando em quanto consegue pagar na fatura do cartão de crédito. Assim, quando a fatura chegar, não terá uma surpresa desagradável.

2. Fique de olho no vencimento da fatura do cartão

Evite ao máximo atrasar o pagamento da fatura do cartão, ou terá que arcar com os juros de atraso que são altíssimos. Por isso, esteja sempre atento à data de vencimento.

3. Anote todas as despesas

Outra atitude para manter um bom planejamento financeiro, é anotar todos os gastos e despesas ao decorrer do mês para não gastar mais do que o estipulado.

Você pode anotar seus gastos, ou baixar um app de controle financeiro para te ajudar nesse passo. Descreva as compras detalhadamente: se foi à vista ou não, se tem juros, quando a compra foi feita.

Desse modo, você saberá quanto ainda tem de limite do cartão também, e não passará por uma situação embaraçosa ao tentar fazer uma compra e seu cartão não passar.

7. Parcele com prudência

É importante pagar à vista sempre possível, tendo em vista que nem todas as compras precisam ser parceladas. Afinal, os parcelamentos podem te enganar em relação aos valores gastos.

Avalie se realmente há necessidade de parcelamento antes de se comprometer com muitos pagamentos para os próprios meses. Principalmente, uma vez que sabemos que imprevistos financeiros acontecem.

8. Não use vários cartões

Se já é difícil manter um bom planejamento financeiro com apenas 1 cartão, ter vários pode dificultar ainda mais o controle das contas. Dessa forma, é complicado acompanhar todos os prazos e faturas.

São muitos pagamentos a serem feitos, e isso pode gerar confusão sobre datas de vencimento, fechamento, gastos feitos, limite disponível, entre outros.

9. Não faça o pagamento mínimo da fatura

O pagamento mínimo serve para pagar o valor mínimo da sua fatura do cartão e repassar o valor não pago para o mês seguinte, mas com juros altíssimos, devido ao crédito rotativo.

Ou seja, o pagamento mínimo é para você pagar pouco agora, e muito depois. Você não fica com a fatura atrasada, mas o saldo devedor se multiplica em poucos meses.

Mas, seguindo um bom planejamento financeiro e avaliando antes de comprar qualquer coisa no cartão de crédito, é fácil de evitar essa situação. Por fim, evite também o parcelamento da fatura.

13. Se for comprar online, compre apenas de lojas seguras

Sites não confiáveis conseguem enganar o consumidor e captar todos os dados do cartão. Com as informações, é possível clonar o cartão de crédito e fazer compras em seu nome.

Receber a quantia de volta é possível, mas é uma prática muito burocrática, por isso é melhor evitar. Para fugir dessa situação, fique muito atento aos sites que você faz compras e utilize o cartão virtual.

CONTINUE LENDO


Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

Você também vai gostar

.
.