O cartão de crédito é um meio de pagamento comum para os brasileiros e, apesar das camadas de segurança que possui, é preciso ficar atento para não cair em um dos tipos de golpe do cartão de crédito.
Segundo um levantamento realizado pela empresa de inteligência antifraude, ClearSale, no primeiro semestre de 2024 foram registrados 1 milhão de tentativas de fraude com cartão de crédito em e-commerce.
Para que não seja a próxima vítima, reunimos neste conteúdo os principais golpes com cartão de crédito. Assim, será possível identificá-los e evitar que seja enganado por pessoas mal-intencionadas.
Existem diferentes táticas para aplicar um golpe do cartão de crédito e por serem tão elaboradas, acabam atraindo os consumidores para essas armadilhas. Conheça os tipos mais comuns e saiba como evitá-los!
Ter o cartão Clonado significa que o golpista conseguiu todos os dados do seu cartão de crédito (nome impresso, CVV, data de expiração e número do cartão).
Com todas essas informações, é possível fazer compras online sem o consentimento do titular. Neste caso, não existe senha de transação, pois as vendas virtuais pedem somente os 3 dígitos do CVV.
Os fraudadores usam diferentes táticas para aplicar golpes no cartão de crédito por meio da maquininha.
A primeira delas é alegar erro no pagamento por aproximação, obrigando o cliente a inserir o cartão na maquineta. Por meio de um vírus instalado no dispositivo, todos os dados são roubados.
Outra ação comum é alterar a nitidez no visor da maquininha ou comunicar erro no pagamento – mesmo que já tenha concluído a transação.
Assim, muitos não percebem que estão passando um valor errado ou fazendo o mesmo pagamento mais de uma vez por conta do suposto erro.
Por fim, outro golpe que ficou conhecido nos eventos movimentados é o da aproximação das maquininhas nos bolsos das vítimas. Caso esteja com o cartão físico no bolso e pagamento por aproximação ativo, poderá sofrer esse tipo de crime.
Esse tipo de fraude com cartão também acontece em locais com muito movimento e é aplicada por supostos vendedores. No ato do pagamento, o golpista pode trocar os cartões, ficando com o da vítima e entregando uma réplica ao consumidor.
Este golpe do cartão de crédito, apesar de ter ficado conhecido durante a pandemia, ainda faz muitas vítimas em todo o país.
Ele se inicia com o criminoso ligando para a vítima se passando por um funcionário do banco. Na ligação, a pessoa questiona sobre supostas compras feitas no cartão do titular que não reconhece as transações, pois elas nunca aconteceram.
Dessa forma, afirmam que o cartão de crédito foi clonado e solicitam os dados pessoais e endereço para cancelarem o cartão, em seguida pedem para que corte o cartão no meio. Depois, afirmam que um motoboy passará na residência para coletar o cartão para investigação.
Dessa forma, os golpistas levam o cartão que poderá ser usado posteriormente para fazer compras, já que o chip e outras informações estão intactas.
O Phishing é um crime virtual muito perigoso, pois ele pode se assemelhar com qualquer coisa que seja do interesse do consumidor.
Os fraudadores criam sites falsos com promoções imperdíveis e preços que são bons demais para serem verdade, enviam e-mails, entram em contato por meio das redes sociais, criam anúncios na internet e muitas outras ações.
Já deve ter percebido como os golpistas são ardilosos e por isso, sua atenção deve ser redobrada com qualquer atitude suspeita. Anote essas dicas importantes que podem te ajudar a não ser vítima de fraude no cartão de crédito:
Ademais, sempre busque lugares confiáveis para fazer suas compras, acompanhe seus gastos e proteja-se dos golpes do cartão de crédito. Esperamos ter ajudado com nosso conteúdo!