Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
cartao
isca
Não
anual

IOF de cartão de crédito: entenda como funciona o imposto

IOF do cartão de crédito vai além das compras internacionais. Confira as operações que contém o imposto federal.

Artigo escrito por Fabiana Camilo em 03 de Janeiro de 2025

O IOF de cartão de crédito é o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) aplicado em suas compras internacionais.

Quem usa o cartão de crédito para comprar fora do país, seja durante uma viagem ou mesmo em sites estrangeiros, já deve ter notado essa tarifa adicional.

Mas, há uma ótima notícia para os consumidores: a taxa está sendo zerada até 2028! Já em 2025 o IOF do cartão de crédito é de 3,38%.

Então, conheça agora esse imposto e entenda como ele funciona para não ser pego desprevenido com o valor final da fatura. Acompanhe os detalhes a seguir!

O que é IOF sobre o cartão de crédito?

O IOF é um tributo regulamentado pelo Governo que incide sobre diversas operações financeiras, como compras no exterior, contratação de crédito, seguros, câmbio de moedas e aplicações.

Dessa forma, o IOF de cartão de crédito incide sobre as transações internacionais pois nelas ocorrem operações de câmbio. Assim, o IOF é calculado sobre o valor total da compra e chega na fatura do consumidor.

Além disso, o imposto também é cobrado em outras operações no cartão de crédito, como:

  • Entrar no rotativo do cartão em que o valor da dívida está sujeita ao IOF+ juros;
  • Atrasar o pagamento da fatura do cartão, sujeito a multa + IOF;
  • Fazer saques usando o limite do cartão de crédito;
  • Fazer o parcelamento da fatura.

Como é cobrado o IOF do cartão de crédito?

Afinal, como é cobrado o IOF do cartão de crédito? Primeiramente, o IOF não é uma taxa de juros do cartão de crédito e sim um imposto cobrado sobre qualquer tipo de operação financeira.

Por vezes, acaba sendo confundido com juros por ser localizado na fatura do cartão de crédito junto com as demais cobranças, mas é apenas para facilitar a soma da quantia final que deve ser paga pelo cliente.

Diante disso, observe que nas suas faturas você pode pagar IOF no cartão de crédito automaticamente.

Entenda que quando falamos de transações, não falamos de compra de produtos em estabelecimentos nacionais e o parcelamento de valores, esses não possuem a incidência de IOF no cartão de crédito.

As operações financeiras como compras internacionais, em lojas físicas ou virtuais, entrada no cheque especial, concessão de empréstimos e financiamentos são cobrados IOF.

Como calcular o valor do IOF?

Como são valores baseados em uma alíquota do IOF, existe uma para cada operação financeira. Isso significa que os valores podem variar acompanhando taxas e tarifas, que não são impostos, mas os valores cobrados pelas instituições financeiras, tais quais os juros.

Para calcular o valor do IOF é preciso entender em qual situação financeira o cartão de crédito está sendo usado, verificar as questões de juros da empresa e só então fazer cálculos. Confira como funciona a tributação em diferentes cenários!

IOF do cartão de crédito em compra internacional

Quando o cartão de crédito é usado para compras internacionais, realizadas em câmbio diferente do Real, serão sempre consideradas uma operação financeira e sobre elas incidem o IOF.

Aqui também é considerado compras internacionais as operações em lojas virtuais de outros países. Ainda que seja uma interface em português, com informações voltadas para o público brasileiro.

Se a operação acontece com uma empresa internacional, com operação no exterior e usando o cartão de crédito, será cobrado o IOF da compra.

Em 2025 o IOF do cartão de crédito para compras internacionais é de 3,38%, atendendo as diretrizes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O objetivo do Governo federal é zerar o IOF até 2028, seguindo este planejamento:

  • De 4,38% para 3,38% em 2025;
  • De 3,38% para 2,38% em 2026;
  • De 2,38% para 1,38% em 2027;
  • De 1,38% para 0% em 2028.

Pagamento mínimo da fatura

No caso do pagamento mínimo do cartão de crédito, o valor restante é classificada como uma operação de crédito rotativo. Assim, o IOF é cobrado sobre esse saldo pendente que foi financiado com uma alíquota de 0,38% + o IOF diário de 0,0082% e limitado a 3%.

Saque com cartão de crédito

Ao sacar valores em dinheiro usando o limite do cartão de crédito também é cobrado automaticamente o IOF sobre sobre o total sacado: 0,38% + 0,0082% de IOF ao dia.

Recebi uma cobrança de IOF na fatura do cartão, o que significa?

Você percebeu que há uma cobrança de IOF no cartão de crédito e está tentando entender o que pode ter acontecido. Lembre-se que o IOF é cobrado quando é realizada alguma transação que seja considerada uma operação financeira.

Isso pode acontecer nas seguinte situações:

  • Ao atrasar o pagamento da fatura e consequente realizar a utilização do crédito rotativo;
  • Realização de compras no exterior em lojas físicas ou online, mesmo estando no Brasil;
  • Quando realiza o pagamento mínimo ou falta de pagamento integral dentro do prazo estipulado;
  • Solicitou o financiamento da fatura;
  • Fez um empréstimos concedidos por meio do cartão de crédito;
  • Ultrapassou o limite do cartão;
  • Fez saques no crédito.

Dicas para evitar a cobrança do IOF

Não há nenhuma hipótese de cancelamento da cobrança do IOF, pois ele é um tributo previsto por lei. As melhores chances em redução de taxas e juros são adquiridas com as instituições de cartões.

Entretanto, pode-se evitar a cobrança do IOF no cartão de crédito com atitudes de educação financeira como:

  • Realizando os pagamentos das faturas em dia;
  • Evitando parcelar faturas do cartão de crédito;
  • Não utilizar o cheque especial;
  • Evitar a utilização de saques no crédito;
  • Pagar sempre o valor total da fatura;
  • Não pegar empréstimos com cartão.

Apesar de não conseguir cancelar a cobrança do IOF na sua fatura do cartão de crédito, é possível conseguir descontos no IOF de operações já realizadas, por exemplo, adiantado parcelas de um financiamento ou empréstimo.

Agora, se você pretende ir para o exterior para fazer compras e economizar no IOF do cartão, recomendados que conheça o cartão Select Global com IOF reduzido de apenas 1,10%!

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

Viu como ficou mais fácil entender o que é o IOF do cartão de crédito, manter boas práticas e evitar possíveis cobranças?

Aproveite para assinar nossa newsletter e ative as notificações do navegador para receber nossos conteúdos!

LEIA TAMBÉM: Novas regras do cartão de crédito – Confira o que vale para 2025



Escrito por Fabiana Camilo Jornalista - Líder de Conteúdo e SEO

Líder de Conteúdo na Mobills; formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos e Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo; Pós-Graduada em Marketing Digital. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em crédito pessoal, viagens, inbound marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, e análise de SEO.

  • Comunicação
  • SEO
  • Inbound Marketing
  • Estratégia
  • Gestão

Você também vai gostar

.
.