Motivos de erro 57 do cartão: Conheça e saiba como resolver!
Teve o cartão recusado no site ou não passou na maquininha? Veja os principais motivos de erro 57 do cartão!
Artigo escrito por Fabiana Camilo em 18 de Junho de 2022
O erro 57 do cartão é um dos erros mais frequentes que ocorrem quando o cliente tenta passar o cartão de crédito ou débito em uma maquininha.
E o mais curioso, é que o erro 57 do cartão não tem uma regra específica, ele pode acontecer por diversos motivos e não está relacionado ao atraso no pagamento ou ao limite do cartão.
A boa notícia é que este erro pode ser resolvido facilmente, desde que o cartão de crédito ou débito não esteja bloqueado para algum tipo de compra ou estabelecimento.
Neste artigo, você vai conhecer as situações que causam o erro 57 e como resolvê-lo sem mistério!
Vamos lá?
O que significa código 57 no cartão?
Não tem nada mais constrangedor do que passar o cartão em uma loja ou restaurante e aparecer um erro 57 do cartão, não é mesmo?!
Mas afinal, você sabe o que significa o código 57 no cartão?
Entre as possibilidades existentes, pode significar que a maquininha do estabelecimento não está apta para a bandeira utilizada ou que há algum tipo de bloqueio do equipamento.
A mensagem que aparece no visor, muitas vezes, indica o problema e informa o caminho a seguir, por exemplo:
“Erro 57: essa transação foi negada. Por favor, contate seu banco para mais informações ou tente com outro cartão de crédito”.
Ainda pode aparecer a mensagem onde indica que a transação não foi autorizada e para que o usuário do cartão verifique os dados digitados, com o complemento de:
“Caso o erro persista, peça para seu cliente entrar em contato com a Central de atendimento do cartão”.
Nenhuma destas informações são claras, apenas indicam que houve um problema de processamento para cobrança no cartão e que uma medida precisa ser tomada.
Por isso, saber o que significa o código 57 vai te deixar mais tranquilo para tomar a medida correta em uma situação como esta. Confira os principais motivos a seguir!
Principais motivos de erro 57 do cartão
Assim como mencionamos, o erro 57 do cartão pode estar relacionado a diversas situações, mas nem todas elas estão ligadas diretamente a um problema de falta de pagamento ou limite do cartão.
Para que você conheça os principais motivos do erro 57 e consiga resolver sem passar constrangimento, confira a lista!
Bandeira do cartão incompatível com a máquina
Ao contrário do que geralmente é imaginado, muitas vezes o cartão de crédito está apto para compra, tem saldo suficiente e mesmo assim não finaliza a compra por erro 57 do cartão.
Saiba que, em sua grande maioria das vezes, o erro 57 está relacionado ao próprio estabelecimento, que tem uma maquininha com restrição à bandeira do cartão.
Isto, porque as maquininhas precisam estar habilitadas para aceitar toda variedade de bandeiras, inclusive as regionais.
O que é comum, é que para reduzir os custos, o comerciante opta por uma máquina com taxas administrativas menores e acaba por comprometer o acesso de determinadas bandeiras.
Desta forma, passam a exibir o erro 57 do cartão a cada vez que um cliente não cadastrado tenta realizar compras com crédito ou débito.
A solução para quando ocorre o motivo 57 do cartão, é pedir para usar outra máquina ou alternar para um cartão de outra bandeira.
Na impossibilidade de usar outro cartão de crédito ou maquininha, você poderá realizar o pagamento via PIX, ou, ainda, em dinheiro.
Cartão de crédito bloqueado
O erro 57 do cartão de crédito está entre os mais comuns, e pode acontecer quando a ferramenta é utilizada quando ainda está bloqueada.
Um cartão novo, por exemplo, vem bloqueado por motivos de segurança. Então, o cliente precisa desbloquear, mas acaba esquecendo.
Caso esse seja o motivo do bloqueio, basta acessar o aplicativo do banco ou administradora do cartão e liberar seu uso.
Assim que é realizada a ação, o cartão é desbloqueado e disponível para uso. Nesse momento, aproveite para conferir o limite disponível para compras.
Excesso de tentativas de digitar a senha
Outro motivo muito comum é o bloqueio por excesso de tentativas do uso da senha. Por questões de segurança, a operadora bloqueia o cartão após ocorrer o erro da senha três vezes.
Quando isto ocorre, o cartão só será desbloqueado quando a operadora confirmar os dados do titular.
Para fazer isso, basta ligar para o telefone que existe atrás do cartão, usar o WhatsApp ou o próprio aplicativo de controle de gastos da ferramenta.
Ao iniciar esse processo, esteja pronto para informar seus documentos pessoais e criar uma nova senha. Ela será usada em todas as transações futuras e pode ser diferente da senha online.
Compra bloqueada
Menos comum do que as demais, a compra bloqueada por motivo de erro 57 do cartão de crédito ocorre quando há suspeita de aquisição de produto fora do perfil do cliente.
Todos os usuários de cartão possuem um histórico de compras e um padrão de valores. Quando acontece algo que difere muito do usual, a administradora toma essa medida para evitar fraudes.
Compras em sites internacionais ou até mesmo compras realizadas em viagens ao exterior que não foram comunicadas à operadora, podem bloquear a compra por motivo 57 no cartão.
Por este motivo, é cada vez mais comum que as operadoras de cartões enviem SMS de confirmação de compra para o cliente, desta forma, é possível acompanhar seu uso.
No entanto, nem todas as operadoras de cartões oferecem o serviço gratuitamente. Logo, para saber sobre possíveis taxas, informe-se através dos canais de atendimento, aplicativo ou site da empresa.
O que significa 57 não autorizado?
Agora que você já compreendeu que o erro 57 pode ter diversas interpretações e motivos, vamos falar como esta mensagem pode aparecer no visor.
Entender o que significa 57 não autorizado vai te ajudar a tomar a providência correta para finalizar sua compra sem constrangimento.
Até aqui, falamos sobre questões de política de uso da maquininha e de forma inadequada ou suspeita. Mas, a mensagem “57 não autorizado” pode significar falta de limite no cartão de crédito.
Para estas situações, existe a possibilidade do aumento do limite do cartão. Basta acessar o aplicativo do banco ou da operadora e ajustar o novo saldo.
Entretanto, se o cartão é novo ou o aumento do limite do cartão de crédito ocorreu em menos de seis meses, possivelmente o novo saldo não será liberado.
Uma outra possibilidade de 57 não autorizado é ocasionada pelo erro do código CVV do cartão, que pode ter sido informado incorretamente e não confirmou sua autenticidade.
O que fazer quando dá erro 57 no cartão?
Diante das possibilidades apresentadas neste artigo, saber o que fazer quando dá erro 57 no cartão fica muito mais fácil para apontar a decisão a ser tomada.
Em boa parte das situações, você pode entrar em contato direto com a administradora ou resolver sozinho pelo aplicativo ou site da empresa.
Já em situações como a bandeira não ser aceita no estabelecimento comercial, a opção é escolher outro cartão ou forma de pagamento.
Em casos de bloqueio temporário por suspeita de fraude, porque foge do padrão de consumo do cliente, é preciso entrar em contato com a empresa para confirmar seus dados e liberar a transação.
Fique tranquilo que o contato está sempre em suas mãos! No próprio verso do cartão de crédito ou débito você encontra o telefone para atendimento ou no seu próprio celular pelo app.
E, finalmente chegamos ao erro 57 do cartão. Quando este é ocasionado pelo CVV incorreto, basta recomeçar a operação de cadastro do cartão e digitar corretamente este número do cartão de crédito.
Viu como as informações corretas podem tranquilizar e evitar constrangimentos durante um processo de compra negado? O erro 57 ficará muito mais fácil de ser entendido e resolvido a partir de agora.
Por fim, é importante lembrar que existem outros códigos de erro do cartão que podem acontecer, por isso é importante conhecê-los para saber o que fazer em cada caso!
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Fabiana Camilo Jornalista - Líder de Conteúdo e SEO
Líder de Conteúdo na Mobills; formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos e Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo; Pós-Graduada em Marketing Digital. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em crédito pessoal, viagens, inbound marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, e análise de SEO.
- Comunicação
- SEO
- Inbound Marketing
- Estratégia
- Gestão