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Reclamação de cartão de crédito no Banco Central: saiba como fazer

Aprenda a registrar reclamações no Banco Central sobre a instituição emissora do seu cartão de crédito.

Artigo escrito por Jennifer Figueiredo em 27 de Dezembro de 2024

Como anda a sua relação com o emissor do seu cartão de crédito? Se a situação não está boa e você já fez reclamações no SAC e Ouvidoria do banco, chegou a hora de saber como fazer uma reclamação de cartão de crédito no Banco Central do Brasil (BCB).

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Como fazer reclamação de cartão de crédito no Banco Central?

A partir da sua reclamação de cartão de crédito, o Banco Central (Bacen) consegue melhorar a fiscalização do sistema financeiro e suas normas.

No entanto, o Bacen não pode fazer qualquer interferência no seu caso ou no seu contrato com a instituição financeira que emitiu o cartão.

Ciente disso, confira o passo a passo para reclamar no BCB sobre o emissor do seu cartão de crédito:

  1. Acesse o site do Banco Central: bcb.gov.br/meubc/registrar_reclamacao;
  2. Clique no botão “Registrar reclamação“;
  3. Entre no sistema com sua conta gov.br e autorize o uso de dados pessoais;
  4. Selecione uma demanda e se deseja fazer a reclamação em seu nome ou de uma empresa;
  5. Clique em “Entrar” e preencha todas as informações solicitadas;
  6. Depois clique em “Avançar”;
  7. Siga as orientações para registrar sua reclamação de cartão de crédito no Banco Central.

Para acessar esse serviço de reclamação do Bacen é preciso ter uma Conta gov.br nível prata ou ouro. Logo, se sua conta é nível bronze, não será possível reclamar neste canal.

Ademais, só são aceitas as reclamações sobre instituições reguladas e fiscalizadas pelo Banco Central.

O que acontece com a reclamação registrada no Bacen?

Com base nas reclamações, o Banco Central (BC) toma diversas iniciativas, como: fiscalização, mudanças em legislações, criação de ranking de instituições por índice de reclamação e promoção de educação financeira.

Além disso, a sua reclamação sobre cartão de crédito por meio do Bacen chega até a instituição financeira que terá um prazo de até 10 dias úteis para respondê-la, enviando uma satisfação ao cliente com uma cópia para o BC.

Reclamar do cartão de crédito no Banco Central resolve o problema?

A reclamação no site do Banco Central sobre o emissor do seu cartão de crédito não resolverá suas questões individuais com a instituição.

Para buscar uma solução apropriada há outros meios que é possível recorrer, como:

  • SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente): entre em contato no telefone indicado pelo banco para obter atendimento;
  • Ouvidoria do Banco: caso sua reclamação não seja atendida no outro canal, contate a Ouvidoria;
  • Procon: recorra ao Programa de Proteção e Defesa do Consumidor no seu Estado;
  • Consumidor: registre uma reclamação no site Consumidor.gov.br;
  • Reclame Aqui: busque o emissor do seu cartão de crédito no portal Reclame Aqui, faça um cadastro e relate sua história.

Gostou de saber como fazer uma reclamação de cartão de crédito no Banco Central? Então, siga aprendendo com nossos conteúdos!

CONTINUE LENDO: Novas regras do cartão de crédito: confira todas as mudanças



Escrito por Jennifer Figueiredo Jornalista

Jornalista pela Universidade do Oeste Paulista, Analista de conteúdo e Redatora há 6 anos, apurando e escrevendo sobre educação, produtos e serviços financeiros.

  • Redatora Web SEO sobre produtos e serviços financeiros;
  • Analista de Conteúdo PL de Cartões de Crédito;
  • Graduada em Comunicação Social: Jornalismo pela UNOESTE.

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