Se você resolveu cancelar a sua participação no consórcio Honda, precisa saber como é realizada a devolução do dinheiro.
Sim, pode ser que você tenha algum valor a receber mesmo após solicitar o cancelamento do consórcio Honda.
Mas não é só isso, existem outros motivos que você pode ter para a devolução do dinheiro do consórcio Honda.
E saber disso é fundamental antes mesmo de contratar o consórcio da Honda, seja ele de carro ou moto.
Porém, essa é uma informação que poucas pessoas sabem e, por isso, acabam ficando sem recuperar o dinheiro que a empresa devolve.
VEJA TAMBÉM: Consórcio Honda: Conheça as opções da empresa
Antes de falarmos sobre como funciona a devolução de dinheiro do consórcio Honda, você precisa entender o que significa o termo.
Como já falamos acima, e você também deve imaginar, a devolução de dinheiro nada mais é do que os valores que um consorciado pode ter para receber do consórcio Honda.
Mas, será que todos os consorciados possuem direito à devolução de dinheiro do consórcio Honda?
Além disso, outra dúvida muito comum entre os consorciados é em quais situações o dinheiro pode ser devolvido. E isso é o que iremos te contar no próximo tópico!
Tem quatro principais canais para isso: site, app, Central de atendimento ou indo até uma concessionária.
No caso da Central de Atendimento, basta ligar para (11) 2172-7007. Esse é o mesmo número do Whatsapp Honda também.
Pela internet, basta ir na página inicial do site, ir em Menu – ☰ e depois “Meu consórcio“.
Outra opção é pelo aplicativo “Honda Serviços Financeiros” disponível na Play Store e App Store.
Depois de baixar o aplicativo, basta seguir as instruções, inserir sua conta e depois selecionar o seu consórcio para pedir o valor de volta.
Existem 3 situações específicas em que é possível você solicitar o valor de volta:
- Cota não contemplada: é possível solicitar a devolução após o cancelamento/desistência da cota, mas é necessário aguardar ser sorteado;
- Cota contemplada e você não retirou o valor: nesse caso, você pode pedir o valor após o cancelamento da cota;
- No fim do grupo, quando há sobra do fundo de reserva: Nessa situação, o valor é distribuído entre os consorciados ativos.
É importante saber quais são as situações que levam o consórcio da Honda a devolver o dinheiro aos participantes do grupo. Dessa forma, você não fica sem receber um dinheiro a que tem direito.
Mas quais são as três situações? Abaixo vamos contar cada uma delas!
A primeira situação que você pode ter a devolução de dinheiro do consórcio Honda é desistir de participar dele.
Neste caso, você estará desistindo da cota ou deixando de pagar mais de três parcelas e a sua participação poderá ter sido cancelada por conta de pagamentos em aberto.
Caso isso aconteça, você poderá ser sorteado para solicitar a devolução dos valores que pagou enquanto estava participando do consórcio.
Sim, é possível sobrar dinheiro após o encerramento do grupo do consórcio. Isso acontece porque alguns valores são cobrados na parcela com o objetivo de contribuir com a saúde financeira do grupo.
Quando acontece uma sobra de valor no fundo de reserva, ele é distribuído aos consorciados ativos.
É possível que você se encaixe nas duas situações acima e, já tenha encerrado o contrato há algum tempo com a Honda, saiba que ainda tem o direito de resgatar os valores.
Sim, você pode ter direito mas é importante se atentar às regras que a empresa possui para esses casos.
Se você contratou o consórcio em 2013 e nos anos seguintes, poderá realizar o pedido da devolução de valores pelo aplicativo Honda Serviços Financeiros ou pelo site da empresa.
Agora, se você adquiriu o contrato antes de 2013, é preciso fazer o pedido de devolução pela Central de Atendimento ou pelo site, na Área do Cliente.
CONTINUE LENDO