Consórcio Itaú carros: Saiba se realmente vale a pena
Entenda como funciona o consórcio de carros do Itaú, as principais vantagens do serviço, como participar e se realmente vale a pena.
Artigo escrito por Thiago Sousa em 08 de Setembro de 2023
As taxas de juros do mercado para adquirir um veículo são desanimadoras em muitos casos. Por conta disso, o consórcio de carros do Itaú pode ser uma opção interessante.
Com o consórcio de veículos, você não precisa pagar taxas de juros, porém, nesses tipos de serviços há outras questões envolvidas que precisam de atenção antes de contratar.
Por isso, abaixo explicamos como funciona esse serviço do Itaú, como você pode participar, o que fazer para ser contemplado e se realmente vale a pena.
Como funciona o consórcio de carros do Itaú?
No consórcio de carros, você participa de um grupo de pessoas que querem conquistar o mesmo bem que você – nesse caso, o carro.
Para ter direito a participar do grupo de consórcio do Itaú, todos os membros pagam uma parcela mensal referente ao bem que deseja, e assim, conseguem fazer os lances e participar dos sorteios.
Depois disso, os sorteios vão sendo feitos e todos os participantes serão contemplados até o fim do contrato recebendo sua carta de crédito do Itaú para comprar o carro.
Consórcios – Banco Itaú
-
Mais informações
Consórcio é a reunião de um grupo de pessoas que tem um objetivo em comum. Cada integrante do grupo se compromete a pagar, por um determinado período, uma parcela mensal que inclui o valor para a aquisição do imóvel e a taxa de administração do grupo de consórcio. Ao ser contemplada, a pessoa recebe uma carta de crédito para poder comprar, construir ou reformar o imóvel de seu interesse. A contemplação é feita por meio de sorteios ou lances que são realizados, periodicamente, nas assembleias. O sistema de consórcio é regularizado e fiscalizado pelo Banco Central do Brasil (BACEN).
Principais vantagens do consórcio de carros do Itaú
Assim como todo consórcio, no Itaú você não precisa pagar taxas de juros, já que esse tipo de serviço não se encaixa na categoria de crédito (como empréstimo ou o financiamento).
Além disso, você consegue se planejar as suas finanças pessoais para pagar as parcelas mensais do serviço.
Por ser de uma administradora de um banco de atuação até internacional, por lá você tem uma diversidade e possibilidade bem maior.
Por lá, você consegue comprar carro novo ou usado com até 8 anos de uso.
Vale lembrar que todo o processo é feito pelas administradoras do próprio Itaú (Itaú Administradora de Consórcios Ltda. e a Itaú Unibanco Veículos Administradora de Consórcios Ltda.).
LEIA TAMBÉM: Consórcio Honda: Conheça as opções da empresa
Como participar do consórcio?
Se você tem interesse de ter uma noção de como funciona o serviço, é possível simular pelo próprio página de consórcio do Itaú.
Ao ir na simulação, você precisará preencher com suas informações pessoais como nome, CPF, celular, e-mail e etc.
Em seguida, o banco poderá entrar em contato com você para poder finalizar o contrato do consórcio do Itaú.
O que fazer para a contemplação?
Todos os meses acontecem os sorteios e lances. Você pode ser contemplado por sorteio, que nesse caso o período para conseguir o bem é bem incerto.
Já no lance, você oferta um certo valor com base na carta de crédito e concorre com outras pessoas que também fazem o lance.
Porém, o lance também não é uma garantia de que você irá conseguir conquistar o bem de imediato, só te dá uma vantagem um pouco maior.
Mas no fim do contrato, todos devem receber o carro que está sendo aguardado.
É possível trocar de bem no consórcio de veículos do Itaú?
Sim! Ao assinar o contrato e começar a participar do grupo, você seleciona o carro que deseja comprar ao ser contemplado no consórcio.
Porém, caso futuramente você queira mudar, é possível sim fazer isso, porém, é necessário que o outro veículo seja do mesmo tipo e valo que a cota contratada.
Entre em contato com o especialista para entender com mais detalhes de como isso funciona.
O consórcio de carros do Itáu vale a pena?
Antes de tudo, vale lembrar que esse tipo de serviço é voltado para quem não tem pressa de ter logo seu veículo, já que em muitos casos não há uma certeza que quando terá a carta de crédito contemplada.
Apesar da principal diferença do consórcio e do financiamento ser a taxa de juros, vale lembrar que no consórcio você paga a taxa de juros – que em alguns lugares pode até ser mais alto que os juros.
Além disso, no consórcio do Itaú existe o reajuste mensal da parcela que acontece no mês do aniversário do grupo.
Ele é ajustado como com base nos preços da tabela FIPE ou anualmente seguindo a variação anual acumulada dos últimos 12 meses do IPCA.
Por isso, é interessante que você simule e compare bem os serviços antes de contratar e até confira a opinião de outras pessoas que já contrataram – como acontece no Reclame Aqui.
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Thiago Sousa Redator
Analista de conteúdo apaixonado por tecnologia e poliglota que usa o marketing de conteúdo para proporcionar acesso fácil à educação sobre finanças pessoais.