Consórcio moto: Entenda como funciona e se vale a pena
Conheça o consórcio de moto, como funciona, a diferença de financiamento, opções para você e se realmente vale a pena participar.
Artigo escrito por Thiago Sousa em 06 de Outubro de 2023
A busca pelo consórcio de moto é uma das opções para quem não quer pagar juros e busca uma boa administradora de consórcio para comprar o seu veículo.
Se você está em busca de uma forma de adquirir sua moto dos sonhos e ter mais praticidade no dia a dia, é importante entender como funciona consórcio de veículo.
Por isso, abaixo mostramos como o consórcio de moto funciona, opções interessantes para você contratar, como participar e se vale a pena.
O que é consórcio de moto?
Como mencionamos acima, é um tipo de serviço voltado para quem quer adquirir um bem, mas não quer optar pelo empréstimo ou financiamento – e claro, não quer pagar juros.
Nesse caso, você consegue adquirir sua motocicleta apenas participando apenas de um grupo de consorciados.
VEJA TAMBÉM: Consórcio vale a pena? Entenda quais são as principais características
Como funciona o consórcio de moto?
Então, se você deseja participar de um consórcio de moto, você precisa entrar em um grupo de pessoas consorciadas que querem uma moto com o valor próximo da que você deseja também.
Nesse caso, você entra para algum grupo desses que mencionamos acima e mensalmente você terá sua parte dentro do consórcio (chamado de cota).
Após isso, fará a sua contribuição mensal de acordo com o contrato que você assinou – como se fosse uma poupança de todos.
Depois disso, mensalmente ocorrem os sorteios ou lances em que alguém daquele grupo será sorteado para ganhar a moto.
Até o fim do contrato, todos os participantes irão “ganhar” seu bem, mas os mais sortudos irão ganhar no começo do contrato.
Ao ser contemplado, o participante irá receber a carta de crédito para poder tirar a sua moto na concessionária ou no lugar desejado que seja permitido.
Opções de consórcio para adquirir sua moto
Depois de entender como funciona o consórcio de moto, basta conhecer opções de administradoras confiáveis para você conseguir participar.
Honda
Na Honda, uma das melhores fabricantes de automóveis, possui opções de consórcio para sua moto dos sonhos com planos de pagamento mensal a partir de 12 meses e com parcelas mensais a partir de R$166,45.
Consórcio Moto – Honda
-
Mais informações
Consórcio Honda é a reunião de um grupo de pessoas que tem um objetivo em comum: comprar uma motocicleta da marca Honda. Cada integrante do grupo se compromete a pagar, por um determinado período, uma parcela mensal que inclui o valor para a aquisição do imóvel e a taxa de administração do grupo de consórcio. A contemplação é feita por meio de sorteios ou lances que são realizados, periodicamente, nas assembleias. O sistema de consórcio é regularizado e fiscalizado pelo Banco Central do Brasil (BACEN).
-
Tipo de Empréstimo
– Seu funcionamento é semelhante a uma “poupança” em grupo para comprar um determinado bem;
– O grupo se propõe a pagar uma mensalidade, e quando for contemplado, recebe o valor para adquirir o bem desejado;
– Tipos de consórcios: veicular, imobiliário, maquinas/equipamentos e serviços;
Porto Seguro
Com a Porto Seguro, além da sua moto, você consegue adquirir seu veículo com parcelas a partir de R$573,68 e planos com prazos de pagamento a partir de 50 meses (4 anos) até 90 meses (7 anos).
Consórcio Auto – Porto Seguro
-
Mais informações
Consórcio é a reunião de um grupo de pessoas que tem um objetivo em comum: comprar um imóvel com parcelas acessíveis e taxas mais atrativas. Cada integrante do grupo se compromete a pagar, por um determinado período, uma parcela mensal que inclui o valor para a aquisição do automóvel e a taxa de administração do grupo de consórcio. Ao ser contemplada, a pessoa recebe uma carta de crédito para poder comprar o automóvel. A contemplação é feita por meio de sorteios ou lances que são realizados, periodicamente, nas assembleias. O sistema de consórcio é regularizado e fiscalizado pelo Banco Central do Brasil (BACEN).
-
Tipo de Empréstimo
– Seu funcionamento é semelhante a uma “poupança” em grupo para comprar um determinado bem;
– O grupo se propõe a pagar uma mensalidade, e quando for contemplado, recebe o valor para adquirir o bem desejado;
– Tipos de consórcios: veicular, imobiliário, maquinas/equipamentos e serviços;
Como participar do consórcio de moto?
Depois de já ter entendido de forma clara como funciona o consórcio, agora é necessário que você procure uma administradora de confiança para poder entrar em um grupo de consorciados.
Em seguida, você precisa ler as regras do contrato com muito cuidado prestando atenção em todas as condições que estão lá antes de assinar.
Em muitos casos, é possível comprar carta de crédito contemplada, mas fique muito atento nesses casos para não cair em golpe.
Qual vale mais a pena: financiamento ou consórcio de moto?
Uma das principais vantagens do consórcio é o fato de não pagar taxa de juros, apenas a taxa de administração – que é muito importante estar atento, porque em alguns casos pode não valer a pena.
Agora, por mais que haja a taxa de juros no financiamento, você tem acesso a sua moto imediatamente, diferente do consórcio que você pode ganhar tanto nos primeiros meses quanto no final do contrato.
No fim das contas, você vai precisar colocar na balança qual vale mais a pena para o seu objetivo financeiro e que vai se encaixar melhor no seu planejamento financeiro.
De todo modo, após tomar sua decisão e adquirir seu veículo, será preciso contratar um seguro, tendo em vista que podem acontecer imprevistos.
Dentre as opções disponíveis no mercado, podemos citar algumas que podem ser mais vantajosas para as nossas necessidades:
Smartia Seguro Auto
-
Mais informações
A Smartia não atua como uma seguradora, ela não oferece nenhum serviço de proteção.
A Smartia é uma plataforma que reúne alternativas de seguro, e traz as informações para comparação para escolher a opção que faz mais sentido para você.
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Thiago Sousa Redator
Analista de conteúdo apaixonado por tecnologia e poliglota que usa o marketing de conteúdo para proporcionar acesso fácil à educação sobre finanças pessoais.