Provavelmente, você já precisou pesquisar como saber a data de emissão do RG, uma vez que essa informação é muito solicitada em alguns cadastros.
A nossa carteira de identidade reúne diversas informações tanto do titular, como do documento, incluindo a data de emissão ou expedição do RG (Registro Geral).
Graças à tecnologia, atualmente já tem como saber a data de emissão do RG, mesmo que esteja fora de casa e sem o documento em mãos.
De forma online, é possível acessar essa informação e descobrir o dia da expedição da carteira de identidade, além de poder consultar o número do RG, CPF, órgão emissor etc.
Então, para saber onde fica a data de emissão do RG, confira o conteúdo a seguir!
Onde consultar a data de emissão do RG?
É aconselhável que todo cidadão leve o seu RG – ou outro documento original com foto, ao sair de casa, já que este documento é fundamental para a identificação de cada pessoa.
Assim, quando algum dado for solicitado, você poderá passar essas informações sem nenhum problema. Porém, existe uma forma ainda mais prática de não esquecer sua carteira de identidade, ao utilizar o RG Digital no celular.
Na sua Carteira de Identidade, descubra a data de emissão no verso da cédula. Este dado fica na parte superior, do lado direito do documento, em frente ao número do Registro Geral.
Portanto, se essa data for solicitada e você estiver portando o RG, basta olhar na parte de trás da cédula para localizar.
Pelo site Meu INSS
Site Meu INSS para descobrir data de expedição do RG
Clique em “Entrar com gov.br” para acessar o cadastro ou criar um novo;
Digite o número do seu CPF para verificar se possui um cadastro no site;
Caso não tenha, basta preencher os dados solicitados para criar o seu;
Mas, se já possui login, informe sua senha;
Na área logada, clique em “Meu Cadastro”, no menu superior à esquerda;
Em seguida você verá todas as suas informações pessoais, desça a página e localize a sessão “Documentação”;
Por fim, o seu RG consta como “Identidade”, em que é possível saber a data de expedição, o órgão emissor e o número do documento.
Pelo APP Meu INSS
Localize a Data de Emissão da Identidade no App Meu INSS (Exemplo em Android)
Além do site, o Meu INSS também tem uma versão em aplicativo, em que você pode consultar a data de emissão do RG facilmente. Veja como:
Faça download do app Meu INSS no seu dispositivo (Android / iOS);
Em seguida, abra o aplicativo e clique em “Entrar com gov.br”;
Insira o seu CPF e senha para entrar em sua conta ou crie uma nova;
No aplicativo, clique no menu superior esquerdo, depois em “Meu Cadastro”;
Então, desça a tela até “Documentação” no item “Identidade”;
Por fim, localize a data de emissão do RG e outras informações.
Contudo, caso você ainda não seja filiado à Previdência do INSS por meio de trabalho registrado ou contribuição individual, é possível que os dados da sua carteira de identidade ainda não constem neste sistema.
Para que serve a data de emissão do RG?
A data de emissão do RG indica o dia, mês e ano em que o documento foi expedido e passou a ter valor legal.
Vale destacar que o RG possui validade de 10 anos apenas para 1ª via. Então, após esse período é importante procurar um órgão responsável e emitir um novo documento. Da 2ª via em diante o documento não precisa ser renovado.
No entanto, apesar dessa regra, a carteira de identidade pode ser recusada em alguns serviços, quando não for possível identificar o titular pela foto.
Dessa forma, a data de emissão do RG serve para ter uma noção de quanto tempo o documento físico existe e assim, o cidadão poderá tirar uma segunda via atualizada.
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Como saber o órgão expedidor do RG?
O órgão expedidor é a instituição que emitiu o documento de identidade. Logo, na maioria dos casos, este órgão é a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado.
Contudo, existem outros órgãos competentes que também podem expedir o RG, podendo variar em cada estado.
Para saber qual o órgão expedidor do RG, verifique:
Na carteira de identidade: na frente do documento, ao lado da foto 3×4, o nome completo do órgão;
No site Meu INSS: Meu Cadastro > Documentação > Identidade > Órgão Emissor > Sigla;
Qual a diferença entre data de emissão e expedição do RG?
Os dois termos referem-se a mesma coisa, a data (dia / mês / ano) em que o RG foi emitido e validado como um documento de identificação oficial.
Onde e como solicitar a segunda via do RG?
Você pode solicitar a 2ª via do RG na Polícia Civil, em postos de emissão simplificada (Faça Fácil, Vapt Vupt, Poupa Tempo etc.) ou consultar os aplicativos oficiais do seu estado.
Assim, basta se dirigir a uma unidade ou efetuar o pedido online no site/app do órgão expedidor.
No ato da solicitação, você pode precisar apresentar os seguintes documentos:
Foto 3×4 recente;
Certidão de nascimento;
Certidão de casamento (se houver);
Boletim de Ocorrência em caso de roubo ou furto da carteira de identidade;
CPF original ou comprovante de inscrição da Receita Federal – para pagar a taxa da 2ª via, ou para adicionar o número do CPF no RG.
Verifique os requisitos completos no site do órgão expedidor ou posto de emissão.
O que fazer quando se perde a identidade?
Em caso de perda, extravio ou roubo do RG siga as orientações:
Dirija-se à Delegacia mais próxima e registre um B.O. (Boletim de Ocorrência). Em alguns estados é possível fazer o registro online;
Solicite a 2ª via do documento de identidade;
Aguarde a emissão do RG físico.
Lembre-se de ter o número dos seus documentos anotados em um lugar seguro, como uma caderneta ou agenda, que fique guardada em casa.
Assim, caso perca esses documentos terá as informações necessárias para emitir novas vias.
Quanto custa fazer a segunda via do RG?
Depende. Para perda, extravio ou se seu documento estiver danificado, é preciso pagar uma taxa na hora da renovação.
Contudo, o valor da taxa pode variar dependendo da região que você mora. Então, sempre consulte essa informação antes.
Em caso de roubo, furto ou qualquer outro motivo que conste em um Boletim de Ocorrência, a emissão é gratuita.
Como emitir o novo RG?
É possível solicitar o novo RG digital fazendo o seguinte passo a passo:
Vá ao órgão emissor do seu Estado;
Apresente a sua certidão de nascimento ou casamento;
A identificação é conferida pelo GOV.BR, o que faz com que o documento seja único;
Após isso, o órgão emissor do seu Estado informa o prazo para a retirada do documento em papel;
Por fim, ao recebê-lo, é possível acessar sua versão digital pelo aplicativo GOV.BR.
Perdeu o seu RG e não sabe o número? Veja como descobrir!
Agora que você já sabe onde fica a data de emissão do RG, é importante saber também o número da sua carteira de identidade. Afinal, você também precisa dele.
Jornalista pela Universidade do Oeste Paulista, Analista de conteúdo e Redatora há 6 anos, apurando e escrevendo sobre educação, produtos e serviços financeiros.
Redatora Web SEO sobre produtos e serviços financeiros;
Analista de Conteúdo PL de Cartões de Crédito;
Graduada em Comunicação Social: Jornalismo pela UNOESTE.
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